Os 3 desejos que a relação entre tecnologia e produtividade pode realizar

Muito se fala nas consequências da relação entre tecnologia e produtividade. Se por um lado a tecnologia nos oferece cada vez mais estímulos de distração, por outro lado ela nunca esteve tão perto de alcançar a otimização de quase qualquer tipo de processo.

Nesse sentido, será que a sua empresa está fazendo o uso correto dos avanços tecnológicos? E como você está aproveitando a inovação digital a favor das suas tarefas cotidianas?

Se você, até o momento, não parou para pensar nessas respostas, não se preocupe. Ainda não viramos gênios da lâmpada, mas nesse post vamos te conceder três desejos que podem ser facilmente realizados através da conexão: tecnologia x produtividade. 🧞‍♂️

Onde você está falhando com o seu cliente? A tecnologia te ajuda a descobrir.

Tecnologia e produtividade nas empresas

A tecnologia tem se tornado a aliada principal no progresso das organizações, independentemente do seu tamanho. Desde o departamento administrativo, passando pela produção, marketing ou pelo sucesso do cliente, todas as áreas de uma empresa podem se beneficiar dos avanços provenientes dessa evolução tecnológica.

E a melhor parte é que, além das novas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento, essas soluções também são capazes de aumentar consideravelmente a produtividade no trabalho. Como? Munindo a equipe com ferramentas focadas no aperfeiçoamento de diferentes atividades – que veremos a seguir.

Contudo, de maneira geral, se as empresas pudessem fazer três pedidos para uma lâmpada mágica, eles provavelmente envolveriam: gestão, lucro e satisfação do cliente. E é por isso que vamos te mostrar agora como a tecnologia e a produtividade podem andar juntas para atingir o sucesso desses objetivos.

Estruture um pós-venda eficiente e pare de perder clientes!
Baixe agora o e-book com o passo a passo.

Primeiro desejo: melhore a minha gestão

ogQ54j2h0bkb3iepHUBDohUI2yfllvVak1M1K9QBqe3FvtWbyi5Mo2kB UAbWBujtmVdm18XXQcW8LoqrfSDRMt5sNGXRVsuny spS7xwPSk66OO DULf86hSmGjHkik7GNvEzdT

Organização e planejamento são fundamentais em qualquer estratégia. E nesse quesito, nada perde para a tecnologia! Os sistemas de gestão são programados para identificar e evitar falhas nos processos. Além de administrar cronogramas, gerar relatórios de desempenho e não perder nenhum prazo. Tudo isso para garantir que a equipe possa cumprir suas responsabilidades com mais eficiência.

Leia também: 8 ferramentas de gestão de projetos para simplificar seu dia a dia

Outra vantagem desse tipo de software é a possibilidade de integrar todo o time envolvido no negócio. Disponibilizando recursos para avaliar e mensurar dados importantes para a tomada de decisões, prevenindo erros e retrabalho. Com tudo isso, a tecnologia é capaz de diminuir o tempo de execução das tarefas, promovendo um dia a dia mais produtivo.

Big Data

As soluções de Big Data têm o objetivo de coletar, armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados. Assim, são vistas como uma vantagem competitiva, proporcionada pela tecnologia, para rastrear tendências de mercado e descobrir padrões ainda não tão óbvios. E dessa forma, tecnologia e produtividade tornam as escolhas dos executivos mais assertivas e proveitosas.

Videoconferência

As plataformas que permitem reuniões virtuais em alta qualidade definitivamente mudaram a forma e a velocidade como os negócios são feitos. Hoje, seus colegas não precisam mais estar no mesmo ambiente físico para discutir sobre os projetos da empresa. O que elimina o tempo necessário para deslocamento.

Ainda, esse acesso remoto é um fator cada vez mais apreciado quando o assunto é promover motivação com foco em produtividade para os colaboradores. Uma vez que viabiliza o trabalho flexível, na forma de home office.

Capacitação

Você já deve saber que a produtividade de uma equipe está diretamente relacionada com a sua capacidade de entender a realidade da companhia, seus processos, produtos e serviços. Nesse caso, a tecnologia também pode contribuir com treinamentos mais inteligentes, que facilitem a compreensão do negócio em todo o seu potencial. Exemplos disso são a popularização dos playbooks, principalmente no departamento comercial das organizações, e a capacitação através de vídeos.

Lembre-se que o objetivo de implementar inovações tecnológicas na rotina de um colaborador é justamente simplificá-la. Por isso, os treinamentos também devem ser destinados para a utilização da própria tecnologia. Novas ferramentas precisam ser minuciosamente explicadas antes de serem colocadas em prática. Caso contrário, tecnologia e produtividade terão um efeito reverso, prejudicando a produção dos funcionários.  

Segundo desejo: eleve a lucratividade do meu negócio

YUWWJI05Quj1

Trabalhar em um ambiente que abraça as novidades tecnológicas significa estimular a busca pela inovação. Ou seja, todos os colaboradores passam a pensar “fora da caixa” para resolver os problemas do negócio. Logo, o produto ou serviço ganha um diferencial em relação aos concorrentes, o que acarreta no aumento do lucro da empresa. Mas, não é só isso!

Escalabilidade

À medida em que as demandas vão aumentando, as soluções da empresa precisam ser escaláveis para manter sua lucratividade. Isso implica em ampliar as capacidades de atendimento, suporte, produção, comercialização, entre outras operações, sem que os custos sejam aumentados. A escalabilidade dos processos só é possível graças aos avanços da tecnologia.

Automação de processos

A tecnologia também possibilita automatizar processos, que antes eram desempenhados manualmente pelos colaboradores, e descomplicar tarefas. Essa otimização traz mais velocidade, eficiência e rendimento para as atividades. Ela também viabiliza que os funcionários se dediquem a outros afazeres e entreguem muito mais resultados. E dessa forma, permite a redução de custos com mão de obra e recrutamento.

Computação em nuvem

Talvez um dos tópicos mais aclamados sobre o avanço tecnológico seja o aparecimento da computação em nuvem (Cloud Computing). Isso porque ela flexibilizou a forma como muitas atividades eram feitas. E permitiu a hospedagem de soluções, arquivos e serviços na internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados.

Justamente por não precisar de uma máquina superpotente para executar programas utilizados no cotidiano empresarial, a computação em nuvem também pode reduzir custos com a compra de equipamentos e sua manutenção.

Ainda, a computação em nuvem facilitou o acesso ao trabalho, a qualquer hora, por qualquer pessoa e em qualquer lugar. E, como consequência disso, ela gera mais produtividade e lucratividade para os negócios.

Terceiro desejo: aumente a satisfação dos meus clientes

yr4ZhS4pkI045L8AdqnN4txwdmPCGzus48crRMK8oyxVc85GX8QQ0fNyR21 WiHSeCKaiWNeWsLJNPB3N06RlT QNIW0WAdU78HmFRr 2cRoUNODB5DrndjLq VZoF1UdXwqkBo

Existem inúmeras formas de aproveitar a tecnologia para expandir os níveis de satisfação do consumidor. Sistemas de CRM, por exemplo, orientam as estratégias da empresa para um melhor relacionamento com os seus clientes. E, a partir disso, o atendimento pode ser mais individualizado e personalizável, com o objetivo de fidelizar o comprador.

Veja também outras vantagens que a inovação tecnológica proporciona para criar uma jornada de compra mais produtiva.

Onboarding

A tecnologia não só motivou o aparecimento de soluções em software para serviços, como também se dedicou a encontrar uma forma de tornar esses sistemas mais promissores para as empresas. As práticas de onboarding auxiliam os consumidores da indústria de TI  a entender como extrair os melhores benefícios dos produtos e aplicá-los em seu negócio, visando o sucesso.

Canais de comunicação

Se no passado, tecnologia era oferecer um e-mail para contato e um número 0800, hoje ela é sinônimo de atendimento omnichannel. Integrando todos os canais possíveis de comunicação com o cliente, e aumentando a produtividade no suporte, as novas plataformas transformaram o relacionamento com o público. São exemplos: os perfis corporativos nas redes sociais, o WhatsApp Business e o chat em tempo real.

Sistema de atendimento

É inegável! Com um sistema de atendimento as empresas conseguem aumentar absolutamente o nível de satisfação dos seus clientes. Isso porque essas plataformas assimilam o melhor da tecnologia para garantir um suporte de qualidade. E concedem integração com diversos canais de contato, automações inteligentes e recursos para gestão com foco no sucesso do consumidor.

Para centralizar e descomplicar o atendimento da sua empresa, um sistema de Help Desk pode fazer toda a diferença. Quer experimentá-lo? No fim desse texto deixamos um presente especial para te ajudar com todos os seus desejos referentes ao relacionamento com o cliente. É só clicar na lâmpada mágica da Movidesk!

Descubra como melhorar o relacionamento com o seu cliente