3 tendências tecnológicas para melhorar o atendimento ao cliente

A qualidade dos canais de comunicação de uma empresa tem grande efeito na satisfação dos clientes. Se um cliente demora muito para conseguir informações, pedir suporte ou mesmo fazer um […]

A qualidade dos canais de comunicação de uma empresa tem grande efeito na satisfação dos clientes. Se um cliente demora muito para conseguir informações, pedir suporte ou mesmo fazer um pedido é bem provável que você vai acabar deixando seu cliente insatisfeito. Por isso, há muitas maneiras de resolver essas situações e que fazem melhorar o atendimento ao cliente em todas as frentes.

É satisfatório para os clientes quando entram em contato com a empresa e o sistema da companhia reconhece quem está ligando e consegue antecipar as informações necessárias.

Empregar a tecnologia em atendimento ao cliente para tornar sua experiência mais simples e rápida é uma tendência que garante ser benéfica tanto para a empresa quanto para o consumidor. A tecnologia personalizada diminui a jornada do cliente, economizando seu tempo.

Para aprofundar um pouco mais esse tema, mostraremos três exemplos de tecnologias que devem melhorar o atendimento ao cliente em um futuro próximo.As empresas que souberem utilizá-las de maneira inteligente, conseguirão facilitar suas operações.

Acompanhe a seguir!

1. Inteligência Artificial

Este já é um tema comum nas mídias, tanto nas notícias quanto na ficção. A ideia de máquinas capazes de aprender coisas novas por conta própria, sem necessariamente serem programadas para isso. Considerando que a quantidade de informação a ser assimilada cresce diariamente, seria impossível ter um sistema autônomo capaz de lidar com todo tipo de cliente ou atendimento.

As pesquisas mais recentes em Inteligência Artificial já permitem que softwares mais independentes sejam criados. Uma Inteligência Artificial (IA) é capaz de identificar o que uma pessoa está sentindo pelo seu tom de voz. Mas, claro, um robô não exclui completamente o trabalho humano ,pois muitas pessoas preferem uma pessoa do outro lado da linha, e alguém terá que assumir a posição quando a máquina não tiver uma resposta.

2. Chatbots

Uma forma já encontrada de melhorar o atendimento ao cliente é trocar o telefone por mensagens de texto online. Elas são mais econômicas, evitam longas esperas e é possível atender mais pessoas dessa forma. Além disso, ferramentas de texto já são uma boa forma de aplicar a Inteligência Artificial.

Como o nome já diz, um chatbot é uma máquina que faz atendimentos via texto. Essa IA também pode aprender como se comunicar com seus leads e atender um número muito maior de clientes simultaneamente. Como a maioria dos novos consumidores já está mais acostumada a usar ferramentas de chat do que ligações, essa alternativa promete ser altamente rentável.

3. Big Data

Para gerar inteligência e melhorar o atendimento ao cliente, a máquina precisa de uma central de informações, um local para armazenar e correlacionar informações de múltiplas fontes. Essencialmente, isso é o Big Data: um sistema que coleta e interpreta dados de diferentes origens, tanto hard data quanto soft data.

Com uma quantidade razoável de informações à sua disposição, a IA poderá tomar decisões mais eficazes na hora do atendimento e quem sabe mudar alguma estratégia da empresa. Aos poucos, você verá que esses investimentos são muito mais rentáveis já que têm menor custo no médio e longo prazo.

Agora que você conhece as tendências da tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente, é hora de começar seus investimentos.

Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então, assine nossa newsletter e receba a partir de hoje várias dicas em primeira mão!

Deixe seu comentário

Leia também: