Terceirização de TI: 5 motivos para você apostar nessa estratégia para o seu negócio

Entre as vantagens de investir na terceirização de TI, estão o foco no seu core business, economia com despesas, flexibilidade nas soluções, profissionais mais qualificados e clientes mais satisfeitos. Saiba mais!

terceirização de TI

As evoluções tecnológicas que vivemos nos últimos 10 anos já deixaram bem claro: o setor de Tecnologia da Informação é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Mas conforme a ideia se difunde, começam a surgir algumas dúvidas: afinal, será que sua empresa também precisa de uma área como essa ou a terceirização de TI é possível?

Não dá para negar que um setor de tecnologia estratégico só traz benefícios para a sua empresa, já que ele ajuda a otimizar todas as atividades. Por isso, o cenário ideal seria contar com uma área altamente qualificada, flexível e com diversas ferramentas à sua disposição.

No entanto, isso significa um investimento considerável. E se orçamento apertado é um dos seus problemas, chegou a hora de considerar a terceirização da TI. Para te ajudar nessa tomada de decisão tranquilamente, nós separamos alguns dos principais benefícios dessa estratégia. Vem com a gente!

    Conheça o cenário, principais desafios e erros comuns do setor de TI brasileiro
    Raio-x do setor de TI

    Por que investir na terceirização de TI?

    A terceirização de TI – também conhecida em TI como outsourcing – consiste em contratar uma empresa de fora para fornecer algum serviço. Geralmente, as atividades admitidas são aquelas que não fazem parte do core business da companhia. No caso da Tecnologia da Informação, é a contratação externa de uma área de apoio.

    A terceirização da TI ocorre, principalmente, por 3 motivos. O primeiro deles é uma possível dificuldade em montar uma equipe própria, já que bons profissionais não costumam ficar disponíveis por muito tempo no mercado. Também é mais difícil encontrar pessoas com diversas qualificações e, quando faltam especialistas no seu time de TI, ele acaba ficando limitado na hora de atender as demandas da sua infraestrutura de TI.

    O segundo motivo pelo qual as empresas costumam terceirizar TI são os altos investimentos. Bons profissionais não são baratos, assim como a qualificação da equipe. Além disso, existe o custo com a aquisição de hardwares e softwares para que o time trabalhe de forma eficiente e ágil. Essas ferramentas, ainda, ficam obsoletas e desatualizadas rápido demais, o que faz com que atualizações constantes sejam necessárias para evitar problemas de segurança, por exemplo.

    E para finalizar, o terceiro motivo que acaba levando muitas empresas à terceirização de TI é a possibilidade de foco no produto. O tempo gasto com a qualificação, contratação e o investimento para montar um setor de tecnologia pode acabar tirando um pouco a atenção do seu core business. Por isso, ao buscar prestadoras de serviços para aquelas atividades não essenciais, você consegue realocar mais recursos para o seu objetivo.

    Quais as vantagens da terceirização de TI?

    Os benefícios da terceirização de TI são inúmeros. Desde proporcionar à pequenas e médias empresas a chance de competir com grandes companhias, até ser uma forma das marcas reduzirem gastos sem abrir mão das ferramentas tecnológicas que são tão necessárias hoje em dia. Quer saber quais são as outras vantagens em terceirizar TI ? Dá uma olhada na lista abaixo:

    1. Foco no seu core business

    O core business é o seu núcleo de negócio. Ou seja: aquilo que você faz. E a terceirização de TI te ajuda a manter todo o foco da empresa nele. Isso porque, ao contratar os serviços de apoio externamente, você não precisa se preocupar com a admissão e qualificação de pessoal. E nem com a compra dos softwares e hardwares que eles precisam para trabalhar. Assim, é possível dar mais atenção ao seu objetivo principal: o desenvolvimento do seu produto.

    2. Economia com despesas

    Um dos benefícios que parece mais chamar a atenção, especialmente quando o mercado está instável, é a economia. Com um TI externo, você vai pagar apenas pelo que usar. Logo, nada de sistemas obsoletos ou assinaturas paradas na sua empresa. Além disso, você também não precisa investir na qualificação da equipe e nem na contratação de um time grande, já que caberia a você apenas a gestão do serviço contratado.

    Aliás, com essa redução de custos na sua empresa, você também pode dar mais atenção ao seu core business, como falamos lá em cima. Como não vai precisar investir tanto no seu setor de tecnologia, pode repassar esses recursos para as áreas mais urgentes, como a de vendas e atendimento ao cliente, por exemplo.

    3. Flexibilidade nas soluções

    Como mencionamos anteriormente, os investimentos no setor de TI podem ser significantes, principalmente devido à contratação e atualização de ferramentas essenciais para o trabalho. Por isso, seu time de tecnologia pode acabar encontrando algumas limitações, coisa que dificilmente acontecerá com uma empresa terceirizada.

    As prestadoras de serviço costumam ter mais flexibilidade nas soluções que usam. Por isso, vão poder oferecer um suporte completo para as suas demandas.

    4. Profissionais qualificados

    Profissionais de tecnologia bem capacitados são contratados rapidamente. E o outsourcing em TI faz com que você precise investir tempo e dinheiro nessas admissões. 

    Além disso, quando essa não é a sua área, pode ser mais difícil saber exatamente o que procurar em um colaborador. Um ponto importante é que as empresas terceirizadas costumam ter um pessoal experiente e com qualificações específicas, o que as torna capazes de atender as mais diversas exigências. Algo que é mais limitado com um setor interno de TI.

      Revelamos as habilidades essenciais de um profissional de atendimento neste infográfico. Acesse agora!
      Profissional do atendimento

      5. Satisfação do cliente

      Pode parecer estranho, mas a terceirização de TI impacta também na satisfação dos seus clientes. Quando a área de Tecnologia da Informação é ágil, flexível e dirigida por profissionais especializados, as demandas internas e externas ficam mais organizadas. Além disso, o workflow funciona melhor e os processos de todas as áreas são otimizados. 

      Assim, você é capaz de entregar um atendimento mais rápido e eficiente. E isso vai refletir nos índices de satisfação do seu público, já que ele terá um suporte mais preparado e veloz.

      Você ainda não conhece o workflow e sua importância? Que tal entender em um minuto o que você precisa saber sobre esse assunto?

      Será que a terceirização de TI se aplica na sua empresa?

      Por fim, é bom lembrar que a terceirização de TI não precisa ser completa. Se você não se sente confortável com um time de tecnologia completamente externo, ainda pode aproveitar alguns dos benefícios da contratação de serviços terceirizados.

      Hoje, diversas empresas já trabalham com softwares, redes e até data center para “aluguel”. Os mais famosos são o Sistema como Serviço (SaaS), o Network como Serviço (NaaS) e o Data Center como Serviço (DCaaS). A oferta desse tipo de atividade on cloud tem crescido cada vez mais e agrada pela sua praticidade e a forma abrangente de atender as demandas dos clientes.

      O Movidesk, por exemplo, é um SaaS que visa aprimorar sua área de suporte, organizando e integrando todos os canais de atendimento com o seu cliente. 

      Como sua manutenção e atualização é de responsabilidade da prestadora de serviço, você só precisa fazer a gestão do software – operação que envolve menos mão de obra e usa menos tempo dos seus colaboradores.

      Ficou curioso para entender como funciona nosso sistema de gerenciamento de atendimento ao cliente? Clique no banner abaixo e teste por 7 dias grátis!

      Teste o Movidesk!