Como Game of Thrones pode te ajudar a montar o time de atendimento perfeito

Você é uma das milhares de pessoas que se viciaram em Game of Thrones? Pois saiba que além de entretenimento e dragões, também é possível aprender muito com a série. Monte o time de atendimento perfeito com estas dicas! ATENÇÃO: esse post NÃO POSSUI nenhum spoiler da oitava temporada. Pode ficar tranquilo.

Time de atendimento de Game of Thrones

O mundo parou para assistir Game of Thrones. As noites de domingo foram momentos aguardados com expectativa, da primeira à oitava temporada da série da HBO. Mas além de entretenimento e dragões, também é possível tirar muitos ensinamentos dos diversos habitantes de Westeros sobre o seu time de atendimento.

Na história, temos todo o tipo de aventura. Daenerys é a Mãe dos Dragões, enquanto Jon Snow se consolida como Senhor do Norte. Ao mesmo tempo, temos Sam enfurnado em uma biblioteca, Cersei traçando planos diabólicos e até Tormund dando risadas ao lado da fogueira.

Mas será que uma equipe tão diferente entre si poderia se unir para criar o time de atendimento perfeito? Sente-se no Trono de Ferro, chame seus conselheiros e até a Mão do Rei: é hora de montar a Casa Moviholic de relacionamento com o cliente!

Dicas de Daenerys para o seu time de atendimento

Como montar o time de atendimento perfeito

Para montar o time de atendimento perfeito, seja nos Sete Reinos ou na sua empresa, é preciso uma equipe multidisciplinar, que se complete e atue nas mais diversas situações. Afinal, um grupo onde todos os profissionais sejam iguais não terá a desenvoltura necessária para atender aos diferentes casos que surgirão.

Precisamos reunir tanto o profissional mais estudioso quanto o mais empático. Mas também não podemos esquecer do inovador, ou daquele que gosta de agir sempre dentro das regras. É o mesmo que trabalhar lado a lado com Arya Stark, Tyrion Lannister, Tormund e Bran. Já imaginou? Então vamos ver as características de cada um deles para reunir o time de atendimento ideal, seja em Game of Thrones ou na sua organização.

Arya Stark, aquela que trabalha pesado

Enquanto nas telas Arya passa praticamente despercebida por onde quer que ande, entre o público que assiste GoT ela arrasta uma multidão de fãs. Não é à toa: a pequena Stark já provou dezenas de vezes que quando coloca uma coisa na cabeça, ela conquista seus objetivos.

No mundo do atendimento, isso não é diferente. Toda equipe de suporte deve contar com aquele profissional que resolve tudo já no primeiro chamado. A proatividade e a vontade de resolver os problemas é que fazem este colaborador se destacar. Se for preciso, ele vai até mesmo além de suas tarefas e responsabilidades, qualquer coisa para garantir que seus objetivos serão alcançados.

Jon Snow, o empático e sentimental

Jon é o queridão da série. Com o coração mole e um apurado senso de justiça, ele sabe como ninguém se colocar no lugar do outro. É este discernimento de empatia que faz com que ele consiga entender a melhor forma, mais humana e que traga mais benefícios, de resolver um problema.

Dentro da sua equipe de atendimento também é muito importante existir espaço para a empatia. Seus clientes não são números em uma tabela, são pessoas com dores, alegrias e frustrações. Ao entrar em contato com o suporte, tudo o que querem é ser tratados de forma humana por alguém que entenda como aquilo os atinge e lute para ajudá-los a solucionar suas dificuldades.

Daenerys Targaryen, competitiva até o fim

Lá na primeira temporada, Daenerys colocou na sua cabeça que o Trono de Ferro pertencia a ela. E desde então, nada menos que isso é aceito! Competitiva ao extremo, ela passa por cima de quem quer que fique em seu caminho. E não se distrai com coisas menores: seu objetivo está muito bem definido e ela irá conquistá-lo, com toda a certeza.

Com um colaborador guiado por metas e decidido a batê-las, não existe corpo mole! O profissional que conhece bem os seus objetivos vai lutar sempre para se destacar. Sem contar que um pouquinho de competitividade sempre é bom para garantir aquele esforço extra.

Bran Stark, aquele que vê tudo com outros olhos

Não existem muitas regras preestabelecidas ou um “modus operandi” definido para quando você se torna o Corvo de Três Olhos. Por isso, Bran teve que passar a ver o mundo de uma forma diferente. Mesmo que no caso dele isso seja no sentido literal, para muitos esta é uma metáfora que pode vir a calhar.

Quando falamos de atendimento, estamos nos referindo a solucionar problemas de pessoas. Portanto, por mais que tenhamos um planejamento, nunca será possível prever todas as situações possíveis. Assim, o trabalho vive cheio de surpresas! Um profissional de cabeça bem aberta, que consiga enxergar o mundo além do manual é muito importante para o time poder agir de forma rápida e ousada.

Tyrion Lannister, flexível e trabalha bem em time

Tyrion já atuou ao lado de Cersei e Jaime, e também junto de Varys e Sansa. Serviu como Mão do Rei tanto para Daenerys quanto para Joffrey, fez uma parceria com Bronn e ajudou até mesmo Missandei. Ele tem uma habilidade única e especial. A de conseguir interagir com qualquer grupo, trabalhar de forma excelente em equipe, ser flexível e adaptável.

O time de atendimento perfeito certamente teria colaboradores que consigam se adaptar a qualquer situação, trabalhando bem junto ao seu time. Mesmo a melhor seleção de profissionais pode falhar se não desenvolver corretamente suas habilidades em grupo. E Tyrion é essa pessoa que coloca todos para atuar em conjunto.

Cersei Lannister, a controladora

Cersei precisa estar sempre no controle de tudo. Nada pode ficar ao acaso e não existem achismos para a líder da casa Lannister. Para estar sempre por cima, ela tem o máximo possível de informações em mãos, conversa com as pessoas que podem ajudá-la e está sempre pensando à frente.

Ser controlador pode parecer uma coisa ruim, mas é justamente este planejamento e atenção aos detalhes que faz com que profissionais extremamente organizados e minuciosos se deem bem na área de atendimento.

Tormund Giantsbane, aquele sempre de bem com a vida

Para Tormund, não existe tempo ruim. Mesmo enfrentando o inverno gelado junto aos Selvagens, ele está sempre com um sorriso no rosto, uma piadinha engatilhada e o cantil pronto para brindar. De bem com a vida mesmo nas situações mais desesperadoras, muitas vezes é ele quem consegue segurar o astral do grupo lá em cima.

E não precisa nem ir para Westeros para perceber a importância de pessoas com esta característica na sua equipe. Ninguém quer sentar numa sala cheia de rabugentos, entrar mudo e sair calado. O amigo de todos, o dono do sorriso mais cativante e que tem as melhores histórias para contar faz parte de um time de atendimento em que todos gostam de fazer parte.

Sansa Stark, aquela que está em evolução constante

Santa Stark, Game of Thrones

Game of Thrones tem muitos bons personagens. Mas sem dúvidas, quem teve um crescimento mais difícil e constante, e que apresentou uma grande evolução em todo este tempo, foi Sansa. Se no início ela era inocente e imatura, hoje ela está pronta para governar o Norte.

Um time de atendimento perfeito também precisa de crescimento constante. Através de estudos periódicos, treinamentos e capacitações, mantém-se a equipe sempre atualizada para as melhores práticas de mercado. Por isso, por mais que você tenha um grupo fantástico de profissionais, é muito importante que exista este aprimoramento contínuo.

Samwell Tarly, o nerd estudioso

Sam é o típico nerd: a cada oportunidade que tem, ele está pesquisando alguma coisa diferente. Afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Por isso, ele sempre está lendo, se aprimorando e investigando algo do passado para saber como agir no futuro.

Sem saber onde buscar conhecimento, dificilmente um time de atendimento conseguiria ajudar de verdade seus clientes. Portanto, profissionais que utilizem de forma correta a base de conhecimento para auxiliar os consumidores com suas dúvidas sempre saem na frente. Conhecimento é poder! Seja em Westeros ou aqui.

[eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

Escolha as armas para seu time de atendimento

Até mesmo o time de atendimento perfeito perderá suas batalhas se lutar desarmado. Ou você acha que Daenerys chegaria onde chegou sem os seus dragões? Ou Sam conseguiria seu conhecimento sem ter acesso aos livros da Cidadela? É preciso estar preparado para o combate e, além de ter ao seu lado a melhor equipe, ter em suas mãos as melhores ferramentas.

Com um time de atendimento, funciona da mesma forma que na batalha de Blackwater, ou no cerco de Meereen. Estar desarmado (ou armado com as ferramentas erradas) é simplesmente uma péssima ideia.

Por isso, sua equipe precisa ter a sua disposição o que há de mais completo em atendimento. Faça gratuitamente o teste do Movidesk clicando no banner abaixo. Descubra o que ele pode fazer para a sua empresa. Depois, é só reunir a equipe e garantir o seu sucesso. Até mesmo além da Muralha.

Conquiste o Trono de Ferro com seu time de atendimento

Deixe seu comentário