Treinamento da equipe: entenda por que fazer e como oferecer!

O primeiro passo para montar os treinamentos da empresa é entender quais são as necessidades do negócio. Você pode fazer isso de maneira mais ampla, considerando as metas do planejamento estratégico, e pode desdobrar isso por área, usando como base o contrato de gestão de cada cargo. Entenda melhor!

Treinamento da equipe

A verdade é que o sucesso dos negócios está diretamente ligado a maneira como lidamos com as pessoas, pois elas são as responsáveis pelos resultados. Por isso, o treinamento da equipe é tão essencial.

Entretanto, sabemos que não é tão simples assim estruturar uma trilha de capacitação para seus colaboradores. É preciso seguir algumas boas práticas para conseguir colocar a sua gestão estratégica de pessoas em ação.

Neste post, você confere como é possível implementar a cultura de treinamento e quais são as suas vantagens. Aproveite a leitura!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Como implementar a cultura de treinamento da equipe?

    Bem, se você sabe qual a importância do treinamento da equipe, agora, vai conhecer quais são as ações que devem ser realizadas para criar uma cultura organizacional que estimule a capacitação do colaborador. Lembre-se de que não é preciso investir um alto capital para isso. Você pode começar cada ação com ferramentas mais simples e ir aprimorando à medida que os resultados são consolidados. Veja a seguir.

    Entenda as necessidades da empresa

    O primeiro passo para montar o treinamento da equipe na empresa é entender quais são as necessidades do negócio. Você pode fazer isso de maneira mais ampla, considerando as metas do planejamento estratégico, e pode desdobrar isso por área, usando como base o contrato de gestão de cada cargo.

    É importante que a capacitação atenda às necessidades do negócio e do colaborador, ou seja, ajude-o no seu desenvolvimento. Por isso, é importante que os líderes façam o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) de cada liderado. Nesse sentido, a cultura de feedback deve também estar presente.

    Defina os objetivos do treinamento da equipe

    Cada treinamento deve atender a alguma dor do seu negócio. Você pode desenvolver trilhas por temas, por etapa da jornada do colaborador ou por cargo, por exemplo. O interessante é mesclar a capacitação robusta assíncrona com o treinamento da equipe, nos quais há a interação entre os seus colaboradores. Essa dobradinha entre os dois modelos facilita o aprendizado e traz mais fluidez ao processo.

    Faça capacitações direcionadas. Por exemplo, suponhamos que na sua pesquisa de NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor) há diversos detratores. Eles sinalizam que a experiência foi ruim porque o atendimento telefônico estava muito “frio”. Nesse sentido, qual tipo de treinamento pode ser implementado? Você pode montar um treinamento da equipe baseado na qualidade de atendimento e experiência do cliente com foco na técnica do rapport.

    Invista em boas tecnologias

    Hoje, é praticamente impossível ministrar treinamentos sem contar com o apoio da tecnologia. Aqui, o que vai definir qual recurso será usado é o seu orçamento disponível. No mercado, existem empresas de inovação para a educação corporativa, sendo que elas oferecem softwares completos para a produção de conteúdo e criação das trilhas atreladas ao seu headcount.

    Agora, se não foi incluído um orçamento para a educação corporativa, você pode usar recursos gratuitos para isso. É claro que a operacionalização e o formato podem não ser os melhores, mas ajustando o tempo e os canais de transmissão, com certeza, você vai conseguir alcançar resultados positivos.

    Mensure os seus resultados

    É impossível pensar em colocar um processo em prática sem falar da importância da gestão de dados de performance. Assim como em qualquer outra área do negócio, os treinamentos da empresa devem ser mensurados. Nesse sentido, é importante implementar um processo de coleta e curadoria dos dados.

    Assim, o mais interessante é ter um dashboard de treinamento onde você deve consolidar indicadores de controle e performance. O ideal é atrelar os indicadores com os das frentes que cada treinamento quer impactar. No exemplo do NPS, você pode definir um período para avaliar se após o treinamento o seu resultado de satisfação dos clientes melhorou, ou não.

      Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
      Capacitar a equipe de suporte

      Quais as vantagens do treinamento corporativo?

      Os treinamentos da empresa atuam na otimização dos resultados de diversas frentes do negócio, sendo refletido na performance financeira da empresa. Para que você entenda melhor como isso acontece, listamos e explicamos três benefícios da educação corporativa. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

      Melhora da qualidade do clima organizacional

      A sua empresa tem problemas com o turnover (rotatividade de funcionários)? Um dos motivos disso pode ser a qualidade do clima organizacional baixo. Isso acontece por diversos fatores, por isso é essencial fazer um estudo mais profundo para ter um diagnóstico preciso.

      No entanto, já adiantamos que a ausência de alinhamento, de expectativas, é um dos principais motivos para um clima organizacional desfavorável. Nesse sentido, os treinamentos da empresa têm um papel muito importante para deixar todos os colaboradores na mesma página. Isso evita mal-entendidos e ruídos que podem, inclusive, custar a reputação da empresa.

      Fortalecimento da marca empregadora

      Se os seus colaboradores ficam mais satisfeitos porque estão se sentindo integrados ao propósito do negócio e entendem as diretrizes da empresa, a sua marca empregadora é fortalecida. Dessa forma, os seus talentos, satisfeitos, tendem a permanecer mais tempo na empresa. Isso significa que há uma queda no turnover, e, é claro, nos custos envolvidos no desligamento e na contratação de colaboradores.

      Um ponto que deve ganhar destaque é que isso também contribui para conquistar colaboradores promotores do seu negócio. Eles farão uma propaganda positiva que, por sua vez, atrairá novos talentos para a empresa. Isso reduz o esforço da sua área de atração e seleção de pessoas para alcançar os melhores profissionais do mercado.

      Otimização da produtividade da empresa

      Um dos maiores vilões do alto desempenho financeiro são os custos envolvidos na operação do negócio. Colaboradores que não estão bem alinhados com os processos tendem a uma frequência maior de equívocos. Claro que são erros inconscientes porque desconhecem outras formas de se colocar em ação em um determinado processo.

      Por isso, é essencial capacitar cada colaborador nas suas funções e ter uma proposta de treinamentos de desenvolvimento de acordo com o perfil do talento e do cargo que ele está ocupando. Bons profissionais podem ser “desperdiçados” se não forem bem orientados pelas suas lideranças. Treine a sua equipe, porque assim ela vai otimizar a sua produtividade e ainda reduzir os custos envolvidos nos processos.

        [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
        Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

        Viu como os treinamentos da empresa são importantes? Esperamos que este texto tenha ajudado. Siga as nossas dicas e sempre que precisar use este post como material de apoio para desenvolver a sua estratégia de educação corporativa. Lembre-se de que nunca é tarde para colocar em prática o aprendizado no seu negócio.

        Movidesk: o segredo da fidelização e retenção!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!