Treinamento de sucesso do cliente: entenda aqui por que é importante!

A tática do treinamento de sucesso do cliente é fundamental para as empresas melhorarem suas ações de fidelização. Trata-se de uma tendência cada vez mais essencial por alguns motivos elementares, como o fato de que a estratégia de Customer Success tem como foco garantir o sucesso do cliente com as soluções da empresa.

treinamento de sucesso do cliente

É correto afirmar que o treinamento de sucesso do cliente é um processo imprescindível para as empresas atualmente? Sim, é correto e nós vamos explicar, neste artigo, por que essa prática é tão importante e como ela pode ajudar seu negócio a deixar os clientes mais satisfeitos.

Há, pelo menos, duas lógicas que norteiam e sustentam a aplicação dessa estratégia, que tem sido cada vez mais usada pelas grandes empresas. A primeira delas é que o treinamento tende a aumentar a satisfação dos colaboradores no trabalho, o que resulta em melhores resultados e em uma maior satisfação por parte dos clientes.

Já a segunda diz respeito, especificamente, à necessidade das empresas garantirem o sucesso dos clientes, ou Customer Success, por meio de seus produtos e serviços. E como fazer isso? É o que veremos nos tópicos seguintes.

Continue a leitura e entenda!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Por que o treinamento de sucesso do cliente é tão importante?

    É bem provável que você já conheça o conceito de Customer Success (sucesso do ciente), certo? Saiba que o Customer Success é uma estratégia que já domina o mercado.

    Como vimos, a tática do treinamento de sucesso do cliente é fundamental para as empresas melhorarem suas ações de fidelização. Trata-se de uma tendência cada vez mais essencial por alguns motivos elementares.

    Um deles se refere ao fato de que a estratégia de Customer Success tem como foco garantir o sucesso do cliente com as soluções ofertadas pela empresa. E não basta apenas prestar ou um bom atendimento e oferecer um excelente suporte. É preciso mais.

    A gerência do sucesso do cliente não se limita à entrega de uma solução, mas abriga uma série de elementos que vão desde a qualificação dos clientes para o melhor uso do produto ou serviço adquirido até a gestão de problemas.

    Trata-se de uma estratégia complexa, mais completa que o atendimento e que o suporte, que envolve o acompanhamento de toda a jornada do cliente no pós-venda. Inclusive, você também pode conferir a diferença entre sucesso do cliente e suporte ao cliente.

    É um acompanhamento que visa, como dissemos: garantir o sucesso do cliente (ou seja, conseguir os resultados esperados). Mas o que isso tem a ver com treinamento? Tudo! Veja alguns exemplos a seguir.

    Aumento da satisfação dos colaboradores

    Você já ouviu falar naquela máxima de que “colaboradores bem preparados e felizes levam a clientes mais felizes”? Ela define perfeitamente o “poder” do treinamento de sucesso do cliente.

    Acreditamos que treinamento deve ser uma prática contínua em todas as áreas das empresas. Pois, quanto mais qualificação profissional, mais inovação e qualidade na entrega de produtos e serviços.

    Além do mais, a tendência é que os colaboradores fiquem mais satisfeitos e felizes na empresa com a participação de treinamentos. Isso passa confiança, entende?

    Melhora na preparação da equipe

    A qualificação dos colaboradores tem o mérito de melhorar a preparação da equipe de sucesso do cliente. E quanto mais preparada, melhor será sua atuação perante os clientes.

    O resultado dessa conta é, sem dúvidas, clientes mais satisfeitos e fidelizados, uma vez que potencializa a experiência deles e, mais do que isso, os ajuda a alcançar os resultados esperados.

    Quais os benefícios do treinamento de sucesso do cliente?

    Se você ainda não está convencido da importância do treinamento do sucesso do cliente, separamos alguns benefícios práticos dessa ferramenta. Confira abaixo!

    1. Fortalece o posicionamento da empresa

    A experiência dos clientes se tornou um dos fatores mais relevantes relacionados à fidelização, não é mesmo? Pesquisas recentes revelam que, para 73% dos consumidores, uma boa experiência com a marca é um dos principais elementos que influenciam na fidelização.

    É preciso destacar que essa premissa vale tanto para o mercado B2C quanto B2B. Por isso, quando uma empresa investe em treinamento do sucesso do cliente, está apostando na melhora da experiência dos seus clientes. E os resultados tendem a ser os melhores possíveis.

    2. Aumenta a retenção de clientes

    Uma consequência previsível é a retenção dos clientes, você não acha? A lógica é simples: quanto mais sua equipe está preparada e alinhada com as práticas da estratégia, mais entregará resultados de qualidade, mais o cliente agregará valor com o uso da solução da sua empresa, melhor será a experiência dele e mais satisfeito ele ficará.

    3. Reduz custos

    Além do mais, sua equipe vai conseguir produzir mais em menos tempo, reduzindo custos e potencializando os resultados. O valor de um time bem preparado e qualificado é difícil de dimensionar, mas nada melhor do que os resultados para validarem isso.

    4. Cria um ambiente de aprendizado contínuo e inovador

    Em última análise, o treinamento do sucesso do cliente, como qualquer outra ferramenta de qualificação, tem a qualidade de criar um ambiente de aprendizado contínuo e de inovação. Ele ajuda os colaboradores a abrirem a mente para novas possibilidades, atualiza conhecimentos defasados, ajuda na autoestima e na confiança.

    Mas é preciso se atentar para algumas particularidades dessa modalidade de treinamento.

      Aprenda a estruturar uma área de Customer Success do zero e melhore a sua taxa de retenção de clientes
      Estruturando Customer Success

      O que o setor de sucesso do cliente precisa ter de diferente no treinamento?

      O Customer Success é uma estratégia diferenciada no mercado. Portanto, o treinamento nessa área deve conter alguns pontos especiais. Listamos alguns deles para você.

      1. Foco no cliente

      O foco no cliente é, sem dúvidas, o principal deles. Lembre-se de que o objetivo maior da estratégia é garantir que o cliente alcance os resultados almejados com o uso da solução da sua empresa.

      Para isso, toda ação deve ser centrada para que essa finalidade seja atingida. Nesse caso, não se trata apenas de atender bem, e sim de oferecer todas as condições para que o cliente tenha sucesso.

      2. Ciência das boas práticas

      Outro fator importante a ser trabalhado nesse tipo de treinamento é o amplo domínio das boas práticas que compõem a estratégia do sucesso do cliente.

      É necessário que os colaboradores se tornem especialistas no assunto, que estejam preparados, de fato, para exercerem a função de Customer Success.

      3. Engajamento de toda a equipe

      Também é essencial que a equipe esteja engajada com a proposta e com o treinamento. Como se trata de uma abordagem considerada nova no mercado (uma tendência, na verdade), por vezes é preciso romper alguns pensamentos conservadores ainda muito atrelados às práticas de atendimento e suporte ao cliente.

      4. Conhecimento aprofundado do produto ou serviço

      Por fim, é essencial que o treinamento ofereça todas as condições para que os colaboradores tenham um pleno e aprofundado conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

      Com tudo o que você viu aqui, deu para perceber que o treinamento do sucesso do cliente é, sim, muito importante, não somente para os resultados junto aos clientes, mas também para o engajamento dos colaboradores. Ter um ambiente interno agradável, com um clima organizacional favorável, é fundamental para qualquer empresa. E o treinamento é uma ferramenta que ajuda a proporcionar isso.

      Movidesk: o segredo da fidelização e retenção!

      Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

      O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

      Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

      Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

      Em suma, o Movidesk é uma solução capaz de auxiliar tanto equipes de suporte, quanto de Customer Success. 
      Não perca tempo! Clique no banner abaixo e solicite contato de um dos nossos especialistas em atendimento!

      CTA Success