Brand community

Brand community, ou comunidade de marca, é uma comunidade formada com base no apego a um produto ou marca.

Desenvolvimentos recentes em marketing e em pesquisas sobre comportamento do consumidor resultam em enfatizar a conexão entre marca, identidade individual e cultura.

Entre os conceitos desenvolvidos para explicar o comportamento dos consumidores, o conceito de comunidade de marca foca nas conexões entre os consumidores. Uma comunidade de marca pode ser definida como um grupo auto selecionado de atores que compartilha um sistema de valores, padrões e representações (uma cultura) e reconhece laços de associação entre si e com o todo.

Comunidades de marca são caracterizadas por consciência compartilhada, rituais e tradições e um senso de responsabilidade moral.

O termo ‘comunidade de marca’ foi apresentado pela primeira vez por Albert Muniz Jr. e Thomas C. O’Guinn em um artigo de 1995 para a Associação para a Conferência Anual de Pesquisa do Consumidor em Minneapolis, Minnesota.

Em um artigo de 2001 intitulado ‘Brand community’, publicado no Journal of Consumer Research (SSCI), eles definiram o conceito como ‘uma comunidade especializada, não geograficamente limitada, baseada em um conjunto estruturado de relações sociais entre admiradores de uma marca.

Este artigo de 2001 foi reconhecido pela Thomson Scientific & Healthcare como um dos artigos mais citados no campo da economia e dos negócios.

No mundo da publicidade e do marketing, ‘comunidade de marca’ se tornou um termo usado para abranger um clientes, fãs e defensores da marca. Ter uma comunidade de marca forte e leal pode transformar uma pequena marca em um sucesso se for alimentada e apreciada de maneira adequada.

A agência de publicidade Blade Creative Branding escreve: ‘As pessoas no mercado que abraçam os valores da marca, como clientes e / ou influenciadores de compra, são os verdadeiros’ proprietários ‘da marca’.

Essa filosofia se tornou especialmente popular entre os profissionais de marketing que criam e trabalham em campanhas de mídia social com interação mais fácil e mais oportunidades de explorar a comunidade da marca para alavancar a marca.

Muitas marcas fornecem exemplos de comunidades de marca.

Em computadores e eletrônicos: Apple Inc. (Macintosh, iPod, iPhone), câmeras Holga e LOMO e PCs ultra-móveis Palm e Pocket PC.

Em veículos: automóveis Ford Bronco, Jeep, Miata, Mini Cooper, Saab, Saturn e Subaru e motocicletas Royal Enfield e Harley-Davidson.

Em brinquedos: Barbie e Lego.