Chief product officer

Um chief product officer (CPO), às vezes conhecido como chefe de produto, é um título corporativo que se refere a um executivo responsável por várias atividades relacionadas a produtos em uma organização. O CPO está para o produto da empresa assim como o CTO está para a tecnologia. Eles se concentram em alinhar a estratégia do produto com a estratégia de negócios e implantá-la em toda a organização. Eles são mais comuns em empresas ou organizações de tecnologia onde a tecnologia agora é uma grande parte da maneira como atendem aos clientes (como bancos e jornais).

Um CPO é responsável por todos os assuntos relacionados ao produto. Geralmente inclui visão de produto, inovação de produto, design de produto, desenvolvimento de produto, gerenciamento de projeto e marketing de produto. Em muitas empresas de tecnologia, essa posição inclui distribuição, fabricação e aquisição.

Em última análise, a responsabilidade do CPO é construir um ótimo produto que agregue valor sustentável em termos de receita e lucros para o negócio. [2] Um CPO pode, às vezes, servir como diretor de marketing, envolvendo-se no marketing e na propaganda dos benefícios do produto para os consumidores. O CPO pode projetar ou modificar o produto para que alcance a satisfação do cliente.