COBIT

Criada pela ISACA o Controle de Objetivos para a Informação e Tecnologia Relacionadas (COBIT) é uma metodologia para a Governança de TI – um conjunto de práticas que gere os recursos e ferramentas da área.

Ele é usado como um instrumento de suporte para gestores e garante a integridade dos sistemas de informação.

A estrutura é focada no negócio e define um conjunto de processos genéricos para a gestão de TI, com cada processo definido em conjunto com entradas e saídas de processo, atividades-chave de processo, objetivos de processo, medidas de desempenho e um modelo de maturidade elementar.

A COBIT possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para governança da) TI e do negócio, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.

Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do Cobit como meio para otimizar os investimentos de TI, rentabilizar o retorno sobre o investimento (ROI percebido, gerar métricas para avaliação dos resultados (Key Performance Indicators KPI, Key Goal Indicators).