Customer involvement management

O Customer involvement management (CIM) ou gerenciamento do envolvimento do cliente em português, é um método de gerenciamento de marketing que leva a orientação para o cliente além do gerenciamento de relacionamento com o cliente.

A CIM identifica e desenvolve maneiras de envolver os clientes no processo de desenvolvimento de produtos e negócios, como design, marketing, vendas, atendimento ao cliente, etc. O grau de envolvimento pode chegar a fazer do cliente uma parte do produto, experiência e entrega.

No Customer involvement management, o produto é considerado um subconjunto que atende à necessidade de identificação, solução de problemas e consumo do cliente. A possibilidade de influenciar o design e o próprio consumo assume-se de grande importância para a decisão de compra e fidelização dos clientes.

Um exemplo de empresa que usa CIM é a Nike.

Com o conceito NikeiD, eles permitem que os clientes desenhem seus próprios calçados esportivos. Mais recentemente, as empresas começaram a construir portais da Web que envolvem os clientes na geração, seleção, desenvolvimento e comercialização de ideias.

O gerenciamento de envolvimento do cliente, CIM, é um método de gerenciamento de marketing que leva a orientação ao cliente além do gerenciamento de relacionamento com o cliente.

O Customer involvement management identifica e desenvolve maneiras de envolver os clientes no processo de desenvolvimento de produtos e negócios, como design, marketing, vendas, atendimento ao cliente, etc.

O grau de envolvimento pode chegar a fazer do cliente uma parte do produto, experiência, e entrega. Um exemplo de empresa que usa CIM é a Nike. Com o conceito NikeiD, eles permitem que os clientes desenhem seus próprios calçados esportivos. “