Diretor de marketing

O Diretor de marketing (Chief Marketing Officer, ou CMO em inglês é um termo que designa o cargo do executivo que responde por todas as atividades relacionadas ao marketing de uma empresa.

Ele integra o C-Level e normalmente responde ao CEO da empresa. Coordenar serviços de marketing na empresa, através do desenvolvimento de projetos de novos produtos e serviços, propondo ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising, product placement, marketing interno e campanhas de publicidade e propaganda.

Analisar propostas de mídia e editoração de publicações internas e externas, preparando e selecionando matérias para publicação e divulgação em órgãos informativos, que, por meio de relações públicas, promover o consumo de produtos e/ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa.

Nesta área, é possível encontrar grande diversidade de temas que abordam questões da área de Publicidade e Propaganda, como ética publicitária até a linguagem do cinema e novas tecnologias de comunicação, no entanto, um CMO é um gestor e não um publicitário criativo. Boa parte dos programas apresenta a linha de pesquisa que associa comunicação e políticas internas de gestão da marca.

Como a área contém cursos cujos temas são do interesse de diversos profissionais de áreas diferentes, é possível encontrar como alunos dos mesmos profissionais graduados em Administração, Comunicação social, Ciências Sociais, Artes, Letras e até mesmo das áreas de Exatas, como Engenharia.