Gerente de Contas

Um gerente de contas (Account Manager – AM) é uma pessoa que trabalha para uma empresa e é responsável pelo gerenciamento de vendas e relacionamento com clientes específicos.

Um gerente de contas mantém os relacionamentos existentes da empresa com um cliente ou grupo de clientes, para que eles continuem usando a empresa para negócios. O gerente da conta não gerencia o funcionamento diário da conta em si.

Eles gerenciam o relacionamento com o cliente das contas às quais estão atribuídos. Geralmente, um cliente permanecerá com um gerente de conta durante todo o período de contratação da empresa.

Os gerentes de contas atuam como a interface entre o atendimento ao cliente e a equipe de vendas de uma empresa. Eles são atribuídos às contas de clientes existentes de uma empresa. O objetivo de ser atribuído a clientes específicos é criar relacionamentos de longo prazo com a carteira de clientes atribuídos.

O gerente de contas serve para entender as demandas do cliente, planejar como atender a essas demandas e, como resultado, gerar vendas para a empresa. As contas-chave fornecem mais negócios porque contêm um pequeno número de clientes que contribuem com uma grande parte das vendas da empresa.

De acordo com a pesquisa, as vendas de contas-chave de uma empresa aumentaram de 23% em 1975 para 60% atualmente.