Pesquisa de Usuário

A pesquisa do usuário se concentra na compreensão dos comportamentos, necessidades e motivações do usuário por meio de técnicas de observação, análise de tarefas e outras metodologias de feedback.

É basicamente fazer perguntas (e obter respostas) sobre como o mundo funciona.

Este campo de pesquisa visa melhorar a usabilidade de produtos, serviços ou processos, incorporando métodos de pesquisa experimental e observacional para orientar o design, desenvolvimento e refinamento de um produto.

Os pesquisadores de usuários costumam trabalhar ao lado de designers, engenheiros e programadores em todos os estágios de criação e idealização de produtos.

A pesquisa do usuário é um processo iterativo e cíclico no qual a observação identifica um espaço de problema para o qual soluções são propostas.

A partir dessas propostas, as soluções de design são prototipadas e, em seguida, testadas com o grupo de usuários alvo. Este processo é repetido quantas vezes forem necessárias.

Mike Kuniavsky observa ainda que é “o processo de compreensão do impacto do design no público”. Os tipos de pesquisa de usuário que você pode ou deve realizar dependem do tipo de site, sistema ou aplicativo que você está desenvolvendo, sua linha do tempo e seu ambiente.