Reclamação

Reclamação é uma demonstração de descontentamento de um indivíduo com o fito de fazer valer os direitos.

Uma reclamação do consumidor ou reclamação do cliente é “uma expressão de insatisfação em nome do consumidor para uma parte responsável” (Londres, 1980).

Também pode ser descrito positivamente como um relatório de um consumidor fornecendo documentação sobre um problema com um produto ou serviço. Na verdade, alguns consultores de negócios modernos incentivam as empresas a ver as reclamações dos clientes como um presente.

As reclamações de consumidores são geralmente reclamações informais dirigidas diretamente a uma empresa ou prestador de serviço público, e a maioria dos consumidores consegue resolver problemas com produtos e serviços, mas às vezes requer persistência.

Uma reclamação instrumental é uma reclamação feita a uma pessoa ou organização que poderia tomar alguma medida e trazer um remédio específico.

Uma reclamação expressiva é aquela feita com o propósito de expressar sentimentos, sem nenhuma chance realista de que algo seja feito. A maioria das reclamações online são reclamações expressivas.