Regras de negócio

Regras de Negócio são declarações sobre a forma da empresa fazer negócio. Elas refletem políticas do negócio.

As organizações com isto têm políticas para satisfazer os objetivos do negócio, satisfazer clientes, fazer bom uso dos recursos, e obedecer às leis ou convenções gerais do negócio.

As regras de negócio definem como o seu negócio funciona, podem abranger diversos assuntos como suas políticas, interesses, objetivos, compromissos éticos e sociais, obrigações contratuais, decisões estratégicas, leis e regulamentações entre outros.

Regras do Negócio tornam-se requisitos, ou seja, podem ser implementados em um sistema de software como uma forma de requisitos de software desse sistema.

Representam um importante conceito dentro do processo de definição de requisitos para sistemas de informação e devem ser vistas como uma declaração genérica sobre a organização.

Em empresas que fazem atendimento direto, principalmente em ambientes digitais, as regras de negócio estão ligadas a automações no atendimento. Os gatilhos e macros automatizam os fluxos de trabalho da operação, também chamados de workflows. Plataformas de atendimento como o Movidesk facilitam o encaminhamento ou transferência de tickets para os departamentos e agentes de atendimento.