Turnover

A rotatividade de pessoal (ou Turnover em inglês), no contexto de gestão de pessoas, está relacionada com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los.

A rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas (admissões) e saídas (desligamentos, demissões, remanejamentos e aposentadorias) de pessoas em uma organização.¹

As razões para o desligamento podem ser diversas: os indivíduos podem solicitar a sua demissão por descontentamento com alguma política da empresa, falta de motivação, falta de perspectiva de crescimento profissional, relações hierárquicas sem qualidade e com muito desgaste, ou ainda a busca de uma melhor colocação profissional.²

Assim como a empresa, que também se coloca neste direito e busca por profissionais mais capacitados para integrar o seu quadro funcional ou ainda procura pela inovação em seus sistemas.

¹CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 3.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

²Rotatividade de Pessoal – Turnover

Demonstração Movidesk