Ícone do site Blog do Movidesk

6 exemplos de OKR para TI: quais são e quando usar cada um [GUIA]

Exemplos de OKR para TI

Na hora de definir objetivos, é melhor recorrer a exemplos de OKR para TI.

Talvez você já saiba que OKR é uma metodologia baseada no modelo de gestão ágil, que tem como objetivo ajudar sua empresa a definir objetivos e resultados-chave, que vão levar sua equipe a atingir suas expectativas para o negócio.  

O OKR não é um modelo exclusivo da área de TI, entretanto, contribui para o setor definir seus objetivos de maneira organizada, mas não engessada. 

O setor de TI é um dos que mais vivencia inovações quase todos os dias. Novas ferramentas, sistemas e tecnologias são lançadas e é preciso que a empresa de TI esteja conectada e possa se adaptar a todas essas mudanças e às demandas do mercado, ao mesmo tempo em que tem um plano que direciona os esforços de toda a equipe para o crescimento do negócio. 

Entretanto, criar OKRs para TI nem sempre é simples e causa muitas dúvidas para quem está buscando, pela primeira vez, informações sobre essa metodologia.

Por isso, criamos esse texto e disponibilizamos, a seguir, alguns exemplos de OKR para TI. Confira!

Exemplos de OKR para TI

OKR significa Objectives and Key-results, ou seja, objetivos e resultados-chave. 

De maneira geral, a empresa primeiro define seus objetivos e depois quais os resultados devem ser alcançados para que esse objetivo seja cumprido. 

Essa é uma forma eficiente de manter a empresa com foco nos resultados e surgiu em 1975 em uma outra empresa de TI, a Intel, com John Doerr, na época um vendedor que se tornaria investidor e levaria o modelo, em 1999, para o Google.

A partir daí, diferentes empresas de TI começaram a adotar a metodologia para organizar seus objetivos de maneira simples, rápida e flexível, entre elas BMW, Spotify, Airbnb, Resultados Digitais, entre muitas outras. 

Com um histórico desse fica difícil questionar a assertividade do uso de OKR para TI, concorda? 

Mas, chega de história e vamos olhar para o futuro. Mais especificamente o futuro da sua empresa. 

Os exemplos de OKR para TI que listamos abaixo podem ser adotados tanto para empresas de TI como empresas que possuem um departamento de TI e desejam torná-lo ainda mais estratégico para o negócio, de maneira a usar todo o potencial do setor para o crescimento do negócio. 

Faça uma avaliação com a sua equipe e entenda quais desses exemplos de OKR para TI melhor atendem às suas demandas. 

Exemplo OKR 1

Objetivo: colocar em prática o valor da inovação.

Resultados-chave: 

Ideal para empresas que possuem algum grau de maturidade, mas desejam se manter inovadoras, sem se acomodar nos resultados alcançados até o momento. 

Exemplo OKR 2

Objetivo: captar um investidor para o novo SaaS.

Resultados-chave:

Esse exemplo de OKR para TI faz sentido para empresas que estão desenvolvendo novos produtos e sistemas, bem como startups recém chegadas no mercado, que estão em busca de investidores para alavancarem seus negócios. 

Exemplo OKR 3

Objetivo: ampliar o capital financeiro da empresa.

Resultados-chave:

Se adapta a empresas que conseguiram a estabilidade e tem uma boa base de clientes, mas busca por sustentabilidade financeira, inclusive para realizar novos investimentos futuros.

Exemplo OKR 4

Objetivo: potencializar os nossos processos de teste.

Resultados-chave:

Ideal para empresas em pleno desenvolvimento e evolução de suas soluções e ferramentas. 

Exemplo OKR 5

Objetivo: lançar um aplicativo mobile com fácil usabilidade.

Resultados-chave:

Ideal para empresas de TI que estão em busca de lançar novas ferramentas ou empresas que possuem em um setor de TI e desejam modernizar sua solução de atendimento às demandas dos clientes. 

Exemplo de OKR 6

Objetivo: criar uma excelente experiência de suporte ao cliente.

Resultados-chave:

Empresas de TI ou que trabalham com TI devem se preocupar em oferecer suporte ao cliente, para garantir que a solução oferecida atenderá as demandas dos clientes, considerando o sucesso do cliente e a retenção dos consumidores. 

Aprenda a estruturar uma área de Customer Success do zero e melhore a sua taxa de retenção de clientes!

E ai? O que achou dos exemplos de OKR para TI? Sua empresa já usa algum deles? 

Em comum, a otimização de fluxos de trabalho e gestão de áreas estratégias para a empresa, como o atendimento e a satisfação dos clientes, está presente, com mais ou menos força, em todos esses exemplos de OKR para TI. 

Serviços, sistemas e produtos mais ágeis, com melhor qualidade, menos erros e melhor supervisão, são demandas fundamentais para a área de TI. Bem como a escalabilidade de todos esses processos.

O Movidesk (Zenvia Service) é uma solução ideal para empresas que desejam simplificar todo o fluxo de trabalho, automatizar tarefas-chave e acompanhar métricas de atendimento, permitindo que sobre tempo para que as equipes se concentrem em áreas que exigem mais planejamento e esforço mental das equipes.

Assim, sua produtividade diária será maior, mesmo com uma equipe enxuta.

Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre, que conseguiu otimizar o tempo de atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia, que alcançou 92% de satisfação dos clientes.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para conhecer melhor o Movidesk (Zenvia Service) e fazer um teste gratuito da plataforma em sua empresa!

Sair da versão mobile