Blog do Movidesk

5 (+) Melhores blogs sobre Customer Success

Você já acessou blogs sobre Customer Success? ?

Se você é da área de atendimento ao cliente, venda e pós-venda, com certeza já se aventurou a buscar o tema em blogs sobre Customer Success. Afinal, este é um dos assuntos mais atuais na construção de um relacionamento com o cliente.

Falamos a todo momento sobre clientes que mudam constantemente de fornecedores, parceiros e marcas, não é mesmo? Esse movimento é mais evidente em momentos de crise e instabilidade econômica. 

Se, em tempos mais tranquilos os consumidores já alteram seus locais de compra de acordo com a qualidade dos produtos e serviços, existem períodos em que o custo torna-se um fator ainda mais relevante. 

Mas o que fazer para cativar estes clientes e encantá-los de forma a não perdê-los durante essas fases? Temos algumas dicas muito valiosas, como:

Neste artigo, portanto, queremos te apresentar alguns blogs de Customer Success, artigos e sites que podem te ajudar na composição de uma estratégia completa para cativar, reter e fidelizar seus clientes, mesmo em épocas de crise.

Pronto? Então, já prepara a aba de favoritos!

customer Success 1

Principais blogs de Customer Success

Se você está profissionalmente no universo da tecnologia sabe que muitos termos, estratégias, inteligência e ferramentas são importadas. E, assim como um novo modelo de smartphone, por exemplo, alguns podem demorar tempo para serem atualizados aqui no Brasil.

Estamos falando isso, porque, além dos blogs de Customer Success brasileiros, vamos inserir na nossa lista alguns internacionais, em sua maioria americanos. E isso é uma dica essencial se você quer se manter atualizado em relação a muitos assuntos, seja sobre atendimento ao cliente, tecnologia da informação, marketing, ou qualquer outro tema.

A ideia é que você siga conteúdos das empresas que fazem história por serem pioneiras nas maiores e melhores inovações do mundo. Temos certeza que você sabe qual é essa empresa no seu universo – ela costuma estar nas pautas de brainstorms, briefings de atividades, etc.

Bom, você já deve estar ansioso para saber quais são os principais blogs sobre Customer Success brasileiros e internacionais, então bora!

Blogs de Customer Success internacionais

? Gainsight

O primeiro da nossa lista de blogs sobre Customer Success é o Gainsight, uma das empresas que compreenderam a necessidade de um meio termo entre considerar o crescimento da organização, sem inserir inúmeros processos que acabam afastando o cliente. E, desta forma, tornando o relacionamento com ele extremamente frágil e superficial.

Não à toa que a empresa desenvolveu vários conteúdos extremamente ricos sobre Customer Success. Separamos abaixo alguns que valem muito a pena conferir:

Top Customer Success Trends To Watch For In 2020
The Efficiency Crisis In Customer Success
5 Strategies The Best Customer Success Orgs Are Rethinking For 2020

Ah! Uma dica: se você não tem o inglês fluente é só habilitar a tradução do site, mas fique de olho em algumas frases e confira depois no seu tradutor preferido. O importante é não perder esse conteúdo!

? Totango

Se você já procurou outras vezes sobre o assunto, reparou que o Totango é um dos blogs sobre Customer Success que mais aparecem nos resultados de busca. Isso acontece porque, além dos conteúdos incríveis, ele é um blog muito intuitivo, responsivo e fácil de navegar.

Ou seja, perfeito para você acompanhar nos momentos livres, ou indicar para a sua equipe! Veja a nossa seleção com alguns dos melhores artigos do site:

The Top 7 Customer Success Trends for 2020
Customer Success and Marketing: How These Teams Collaborate
How to Create a Customer Success Adoption Plan

Dicas extras

Quer mais alguns blogs de Customer Success internacionais que valem a pena conferir? Então, vamos lá!

Blogs de Customer Success brasileiros

? Customer Success Brasil

O Customer Success Brasil é um dos blogs pioneiros sobre CS aqui no nosso país, sendo considerado referência no assunto, com conteúdos completos e didáticos. Como estes:

20 grandes lições para a carreira em Customer Success
Customer Success para leigos: uma história ilustrada
KPIs de Customer Success

Existem outros assuntos e conteúdos no Customer Success Brasil que também colaboram para que ele esteja na nossa lista dos principais blogs de Customer Success brasileiros. Como, por exemplo, uma série incrível de podcasts chamada Cliente Cast. ?️

? CS Academy

Experiência e sucesso do cliente, tendências e cases são alguns dos assuntos que aparecem no blog da CS Academy. Ah! Por lá você também encontrará bastante coisa relacionada às métricas de Customer Success. Olha só:

O que é Churn Rate e como medir?
CSAT: como e quando usar o Customer Satisfaction Score

? Conteúdos Movidesk (Zenvia Sevice)

Por fim e, claro, não menos importante, não poderíamos deixar de citar o blog da Movidesk (Zenvia Sevice). “Ah! Mas essa dica é muito parcial”. É, você tem razão!

Construímos uma série de conteúdos com alto valor para que a sua empresa tenha os maiores e melhores conhecimentos sobre atendimento ao cliente, suporte, Customer Success, etc.

Mas, realmente, talvez  essa seja uma opinião um pouco parcial, então, para não deixar dúvidas, veja alguns dos nossos principais conteúdos:

O que o filme Capitão Fantástico nos ensina sobre Customer Success
O que é Sucesso do Cliente e quais são os benefícios para a sua empresa

Ah! E como não poderia faltar, utilizamos também um dos formatos mais didáticos, que é fornecer informação através de vídeos e webinars. Veja só:

Hey! Ainda não conhece o Movidesk (Zenvia Sevice)? Então, veja só como podemos te ajudar, além, é claro, do nosso blog!

Módulo Success do Movidesk (Zenvia Sevice)

Se o que você deseja é organizar e controlar todos os processos da sua equipe de Customer Success, o Módulo Success do Movidesk (Zenvia Sevice) é a ferramenta perfeita!

Com ele, você consegue centralizar todas as informações da carteira de clientes e garantir ótimos resultados no time de CS. Além disso, a junção do módulo com o Movidesk (Zenvia Sevice) formam o único sistema do mercado capaz de acompanhar toda a jornada do cliente em uma única plataforma e, ainda:

Não perca tempo! Confira todos os benefícios agendando uma demonstração personalizada e gratuita agora mesmo!

Sair da versão mobile