Os benefícios de ter uma empresa centrada no Sucesso do Cliente

sucesso do cliente
sucesso do cliente

As estratégias de relacionamento com o cliente tiveram uma mudança substancial nos últimos tempos pois, ao invés de focar na satisfação, estão investindo todos seus esforços para conquistar o sucesso do cliente.

Esta mudança, que começou nas empresas de SaaS (Software as a Service), visa garantir que os clientes usufruam de todos os benefícios que os serviços e produtos de uma empresa podem oferecer e, por consequência, se fidelizem à empresa pelo motivo correto: a qualidade de seus produtos.

Neste post abordaremos os benefícios de abordar esta estratégia no relacionamento com o cliente e as principais consequência para os resultados da empresa. Acompanhe!

Aumento do ticket médio de venda

Um ticket médio de venda alto indica que a empresa está vendendo muito mais produtos e serviços para um mesmo cliente, e isto traz resultados tanto para a área comercial quanto para a financeira.

Um volume maior de vendas por cliente significa a diminuição do esforço de vendas, aderência ao mix de produtos oferecidos e, por consequência, maiores lucros.

Upsell e crossell

Uma empresa centrada no sucesso do cliente tem como um de seus princípios básicos o acompanhamento do cliente desde suas primeiras interações.

Com esta medida, o gestor do sucesso cria um relacionamento próximo e adquire um conhecimento estratégico sobre as necessidades de cada cliente, permitindo que ofertas de upsell e crossell sejam feitas de forma muito mais eficazes.

Enquanto o upsell prevê a atualização dos produtos atuais para modelos mais completos e modernos, o crossell foca na oferta de produtos e serviços complementares que potencializam aqueles que o cliente já possui, e são estratégias de vendas muito mais efetivas quando bem fundamentadas.

NPS com alto número de clientes promotores

O Net Promoter Score, também chamado de “pergunta definitiva”, é uma das formas mais eficazes de avaliar a satisfação do cliente, pois questiona sua disposição em recomendar os produtos e serviços da empresa através de uma escala de notas.

Ao usar o NPS associado às estratégias de sucesso do cliente, a empresa garante que suas avaliações sejam mais altas, categorizando mais clientes em promotores da empresa — que são aqueles que de fato recomendam os serviços para seus parceiros.

Aumento da métrica Client Lifetime Value

Esta métrica é extremamente relevante para empresas que trabalham com assinaturas e contratos por tempo de serviço, mas não é exclusiva delas.

O Client Lifetime Value é a estimativa do tempo que um cliente permanecerá ativamente consumindo o produto de uma empresa, e quanto maior for, melhor.

Ao focar na melhor experiência e satisfação do cliente com seus produtos e serviços, uma empresa garante que este tempo estimado e realizado seja muito maior, o que torna seus bons resultados muito mais perenes.

Consolidação do foco no sucesso do cliente

Ao criar um setor e serviços que focam no sucesso do cliente, a empresa reforça para o mercado seu posicionamento e isto se torna uma de suas referências.

Isso tem efeitos em todos os departamentos e relações da empresa, é uma mudança que afeta todos os níveis gerenciais, relações com fornecedores e concorrência. Em resumo, a imagem da empresa perante o mercado em que atua fica muito mais positiva.

Diminuição do custo para aquisição de novos clientes

Se clientes atuais indicam novos clientes e o próprio posicionamento da empresa transforma sua imagem no mercado, é natural que o custo para adquirir novos clientes seja reduzido.

Ao invés de apostar na busca por novos clientes de forma ampla, os resultados deste posicionamento permite que sua atuação de captação seja muito mais filtrada entre potenciais clientes que foram indicados e interação com aqueles que buscam a empresa depois de conhecerem seus cases de sucesso.

Montar uma estratégia de sucesso do cliente envolve investimentos inteligentes, treinamentos de colaboradores, melhorias de processos internos e muitas outras mudanças na gestão da empresa, mas seus resultados são visivelmente melhores e reforçam que esta tendência aos poucos se tornará um padrão de mercado.

Se você quer ficar por dentro de novas tendências e estratégias de gestão, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos!

Deixe seu comentário