Marketing de retenção: descubra agora como utilizar na sua empresa

Ter uma base de clientes fiéis é sempre mais rentável. E para alcançar isso, você deve aprender um pouco mais sobre marketing de retenção. Confira no post!

Marketing de retenção

Com tantas empresas aparecendo no mercado regularmente, pode ser um pouco difícil se destacar e assegurar uma boa quantidade de clientes. Você vai precisar de uma estratégia não só para captar seu público, mas também, para mantê-lo interessado. Sendo assim, uma boa opção, nesse ponto, é utilizar o marketing de retenção em seu dia a dia.

Talvez, esse termo pareça um pouco estranho para você, mas não precisa se preocupar! Depois que você entendê-lo, não terá muita dificuldade em colocá-lo em prática e alcançar seus benefícios.

Para te ajudar com isso, vamos explicar um pouco melhor seu significado e dar algumas dicas para implantá-lo. Vem conferir!

O que é o marketing de retenção?

Como você já deve saber, conquistar novos clientes é uma tarefa bem desafiadora. Você precisa estar no lugar certo e na hora certa, com o produto certo e a atitude certa. Além disso, ainda precisa antecipar as expectativas do público e ações de seus concorrentes. Isso dá bastante trabalho, o que torna cada cliente adquirido um bem muito valioso.

Nesse contexto, um plano de marketing focado em reter esses clientes , fazendo com que continuem comprando seu produto, é sempre um bom investimento. O objetivo dessa estratégia é manter seu público atual engajado, de forma que ele retorne para você regularmente.

Marketing de retenção: foco no cliente

Por que investir nessa estratégia?

Há muitas vantagens envolvidas no uso marketing de retenção. Veja, abaixo, alguns exemplos.

 Clientes mais rentáveis

Um dos primeiros efeitos dessa tática é reduzir o custo de aquisição de cliente (CAC) do seu público atual. Esse indicador reflete o quanto você tem que investir em divulgação e captação para transformar um lead em um de seus clientes.

Porém, quando você investe em retenção, o custo fica bem menor, pois o indivíduo já conhece você e seus serviços. Com um investimento menor e o mesmo retorno, você consegue uma base de clientes bem mais rentável.

Melhoria do marketing informal

Apesar das redes sociais, TV e de todos os outros meios de comunicação, o seu melhor canal de vendas ainda é o seu público. A palavra de um amigo sempre terá mais peso do que a de qualquer vendedor ou propaganda comercial.

Se você trabalha seu marketing de retenção corretamente, é bem provável que sua base atual de clientes esteja bem satisfeita com seus produtos. Assim, naturalmente, se algum conhecido precisar do mesmo serviço, você estará no topo da lista de recomendações.

Resultados melhores no longo prazo

Mesmo com o retorno, muitos empreendedores ainda focam apenas no benefício imediato de ter um novo cliente, deixando de lado o trabalho de manter um bom relacionamento com os clientes antigos. No entanto, isso acaba saindo bem mais caro no médio e longo prazo.

Em primeiro lugar, você deve lembrar que o custo de aquisição para novos clientes é sempre maior. Afinal você precisa, primeiro, convencê-los que seu produto vale a pena. Além disso, há o esforço para que eles saibam que seu negócio existe! Com um pequeno investimento extra após fechar negócio, você vai poupar muito mais despesas ao longo do tempo.

[Template] Modelo de Pesquisa de Satisfação

Modelo de Pesquisa de Satisfação

Como melhorar seu marketing de retenção?

Agora que você sabe por que deveria investir nesse tipo de estratégia, é hora de aprender como colocá-la em prática de forma eficaz. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudar você.

Invista no pós-venda

Se a sua intenção é manter um cliente em sua base por mais tempo, então seu trabalho não acaba quando o produto é entregue. Pelo contrário, esse é apenas o começo de uma relação duradoura com seu cliente. Quanto melhor for seu processo de pós-venda, mais fácil será converter essa mesma pessoa novamente no futuro.

Há várias formas de conduzir o pós-venda, mas o princípio é que você não deve, simplesmente, se despedir. Dê a todos os clientes um bom motivo para retornar. Algo como um programa de fidelidade ou mesmo a qualidade do seu processo de atendimento e entrega do serviço.

Otimize seus canais de atendimento

Uma boa comunicação é a chave para um relacionamento promissor. Isso vale para sua vida e, também, para seu trabalho de retenção de clientes. Contudo, diferentemente de sua vida pessoal, nem sempre é possível conversar com seus clientes cara a cara, um por um. Felizmente, você tem muitas outras opções à disposição hoje em dia.

Para compensar essa limitação, você pode buscar auxílio em outros canais de atendimento bastante eficientes, como, por exemplo: telefone, chat comercial online, site e e-mail. Capacite sua equipe para receber seus clientes mais fiéis e, imediatamente, guiá-los para o produto ou serviço que eles precisam no momento.

Segmente seus contatos

Dois clientes nunca são idênticos. Cada um tem suas próprias necessidades, que devem ser abordadas em cada atendimento individual. Porém, como já dissemos, você não pode fazer seu marketing de retenção individualmente. Então, qual é a melhor solução aqui? Simples: a segmentação do público.

Mesmo que cada cliente tenha suas particularidades, sempre há algumas categorias nas quais você pode encaixá-los. Pode até ser algo como: “esses aqui precisam de mais suporte técnico” ou “esses sabem o que querem e devem ser levados diretamente ao produto”. Crie essas listas para ajudar a orientar sua equipe na melhor maneira de lidar com cada cliente e maximizar suas chances de retenção.

Sempre se coloque no lugar do cliente

Por fim, mas não menos importante, a melhor forma de saber o que um cliente precisa é, naturalmente, pensar como o seu cliente, adotar sua perspectiva. Se você já consumiu qualquer coisa que você mesmo vende, isso não deve ser tão difícil.

Pode ser fácil ficar absorvido nas necessidades da sua empresa, mas é importante não se esquecer do seu público. Portanto, tire um tempo para entender quais são seus problemas e como sua empresa pode ajudar a solucioná-los, tanto imediatamente quanto em longo prazo.

Agora que você entende um pouco mais sobre o marketing de retenção, é hora colocá-lo em prática. Lembre-se de escolher os melhores canais para manter contato com seu público, especialmente contatos por e-mail e redes sociais.

Caso você queira mais algumas dicas para tornar seu trabalho de atendimento ainda melhor, então, dê uma olhada no nosso artigo sobre como melhorar a experiência do cliente.

Onde você está falhando com o seu cliente?

Deixe seu comentário