7 maneiras de fidelizar o cliente usando o seu time de atendimento

Clientes fiéis falam bem da sua marca, usam seu produto ou serviço de forma recorrente, estão mais dispostos a investir mais dinheiro no seu negócio e a relevar problemas. Ficou interessado? Então confira o nosso texto e descubra 7 maneiras de fidelizar o cliente através do seu suporte!

7 maneiras de fidelizar o cliente

Você já se perguntou como escolheu seu restaurante preferido? Certamente não foi apenas pela comida saborosa. Nos tornamos fiéis a um negócio quando ele excede nossas expectativas, tanto em relação ao produto ou serviço, quanto ao atendimento. Essa satisfação, de forma ampla, é uma das melhores maneiras de fidelizar o cliente. Afinal, é a atenção extra em uma solução no pós-compra, uma vantagem em compras contínuas ou, até mesmo, a antecipação de um problema que se torna um diferencial.

No entanto, não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade se o seu relacionamento com o consumidor vai terminar assim que o pedido é feito. Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização é essencial para garantir a sobrevivência do negócio. Então, qual vai ser a diferença entre sua empresa e a do concorrente? Ou melhor, por que o consumidor deveria te escolher e o que você está fazendo para se destacar no mercado?

Se você ficou preocupado, elaboramos esse post justamente para te ajudar. Continue conosco e descubra 7 maneiras infalíveis de fidelizar o seu cliente através de um bom atendimento!

7 maneiras de fidelizar o cliente

Afinal, o que significa fidelizar clientes?

Cada empresa costuma adotar um conceito de fidelidade. Para algumas, a fidelização acontece quando um cliente compra apenas da sua marca, mesmo que ela não tenha o preço mais baixo ou esteja localizada no espaço mais conveniente.

Para outras empresas, a fidelização só é possível quando o cliente defende e indica a marca, independentemente da quantidade de compras que ele fez. Elas acreditam que o marketing espontâneo criado pelo público é o fator mais importante da fidelidade. Assim, mais do que consumidores, eles se tornam evangelizadores.

Porém, é preciso lembrar que clientes fiéis são aqueles que estão satisfeitos. E consumidores satisfeitos são aqueles que veem as suas expectativas e solicitações serem atendidas. Por isso, não importa o conceito de fidelização adotado pelas empresas, as maneiras de fidelizar o cliente ainda serão as mesmas. Quer saber mais sobre elas? Então vem com a gente!

De que maneiras fidelizar o cliente através do suporte?

As vantagens de um cliente fiel não se resumem à compras frequentes e publicidade gratuita para a sua marca. Afinal, um cliente fiel está mais disposto a aumentar o investimento que faz no seu produto ou serviço e também é mais flexível para lidar com adversidades.

Imagine que você vendeu um software, por exemplo, e que ele passou por alguma instabilidade. A percepção de um cliente novo sobre a marca, frente a essa situação, seria negativa, e talvez ele não voltasse a comprar com aquela empresa. Já um cliente fiel está mais disposto a relevar esse tipo de problema, sempre dando uma segunda chance e acreditando naquele negócio.

Se você gostou da ideia de ter um verdadeiro defensor da sua marca, acompanhe as melhores maneiras de fidelizar o cliente e entenda como o suporte tem um papel fundamental nessa estratégia!

1. Coloque-se no lugar do cliente

A primeira dica para fidelizar o seu cliente é: coloque-se no lugar dele. Faça isso não apenas para praticar a empatia, mas também para entender os desafios que ele enfrenta e as suas necessidades.

Seu time de atendimento precisa deixar o cliente falar e o ouvir de verdade, ser empático no tratamento e oferecer soluções de forma prestativa. Compreender a dor de uma pessoa e se mostrar disposto a ajudar vai fazer com que ela se sinta mais confortável com o suporte, mantendo-se fiel a marca.

E se você quiser saber mais sobre como evitar um mau atendimento nesses momentos, dá uma olhada nesse texto.

2. Preste atenção no cliente que reclama

Pensa comigo: quando você é mau atendido ou tem algum problema com o produto/serviço que adquiriu, você reclama, não é? E o que acontece quando essa reclamação não é respondida ou se arrasta por dias para ser resolvida? Certamente a frustração causaria um desgaste em relação à marca. Mas e quando essa solicitação é levada a sério?

Uma pesquisa da americana Bain & Company mostrou que 70% dos clientes que fazem uma reclamação voltam a comprar com a marca se o problema for resolvido. Além disso, esse número sobe para 95% se a situação é resolvida rapidamente.

Com isso, entendemos que um cliente que faz uma reclamação não quer ir embora, e sim usar o seu produto com mais facilidade. Prestar atenção em quem reclama e fazer contato imediato quando se deparar com situações críticas é uma das maneiras de fidelizar o cliente que o seu time de atendimento pode usar. Além disso, você também pode detectar as dificuldades dos seus consumidores aplicando pesquisas de satisfação ao fim de cada chamado.

3. Tenha um atendimento personalizado

Sabe quando você entra em contato com o suporte de uma empresa e sente que está conversando com alguém que realmente entende o que está acontecendo e quer te ajudar? Então, essa é uma das principais estratégias para reter clientes.

Para torná-la possível, invista em ferramentas que permitam registrar o histórico de contatos e problemas do cliente, por exemplo. Com esses dados, seu suporte conseguirá conversar com o consumidor da forma que ele espera ser atendido e encontrar soluções apropriadas para a insatisfação dele. E isso torna o atendimento personalizado mais uma das maneiras de fidelizar o cliente que você pode adotar.

7 maneiras de fidelizar o cliente

4. Monitore, monitore e monitore!

Sabe quando você abre um produto em uma loja virtual e vê um campo de compras sugeridas? Essa é uma maneira de tentar otimizar sua experiência de compra com base em suas ações no site e pedidos anteriores.

E é esse monitoramento que ajuda seu time de atendimento a reconhecer oportunidades. Como mencionamos acima, quando você entende os desafios, possibilidades e necessidades do cliente, fica mais fácil encontrar os momentos certos para indicar um novo produto ou sistema.

Algumas maneiras de fidelizar o cliente através do monitoramento é observar quantas vezes ele entrou em contato com o seu suporte, a quantidade de vezes que ele fez uma avaliação negativa a respeito do atendimento e até mesmo se ele está utilizando o seu sistema.

Com esses indicadores em mãos, você precisa agir para não perder esse cliente. Talvez ele não esteja conseguindo usar o seu produto corretamente e, se esse for o caso, quer dizer que a empresa falhou em alguma etapa. Porém, com o monitoramento constante, é possível detectar esses problemas e solucioná-los antes que eles terminem em churn.

5. Não ignore o pós-venda

Você levou o cliente até o seu negócio. Fez inúmeros investimentos para fazer com que ele adquirisse seu produto ou serviço e, agora, ele fechou a compra. Mas e depois, o que acontece? Se você acha que sua parte acabou aí, repense suas estratégias!

O mercado é competitivo e ofertas similares sempre vão existir, fazendo com que manter um relacionamento com o consumidor seja essencial. Vale e-mail, telefone e reunião: o importante é não soltar a mão do cliente. Aposte no pós-vendas e use esse momento para enviar pesquisas de satisfação, solicitar avaliações, esclarecer dúvidas, oferecer suporte e, até mesmo, educar seu público sobre os usos da sua solução.

[eBook] Movidesk + Vindi: Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

6. Tenha canais de atendimento eficazes

Há 20 anos você só conseguia falar com uma empresa pelo número 0800. Mas hoje as coisas já são diferentes. Quanto mais canais de comunicação você abrir para os seus clientes, melhor. Afinal, assim eles podem fazer contato da forma que quiserem. No entanto, lembre-se de que é preciso garantir o atendimento de todas essas solicitações.

Na era digital, deixar um cliente sem resposta pode acarretar em uma crise, uma vez que as reclamações na internet tornaram-se comuns. E se você quiser garantir a eficácia dos seus canais de comunicação e, de quebra, fidelizar seu consumidor, investir em um bom sistema de atendimento pode ser sua melhor estratégia. Isso porque a ferramenta reúne e organiza todas as solicitações do cliente, o que facilita a rotina do suporte e agiliza seu tempo de resposta.

7. Sempre cumpra o prometido

Tem coisa pior do que adquirir um produto ou serviço com a promessa de que ele fará algo que, na verdade, não faz? Ou que receberá alguma atualização em breve, mas isso nunca chega? Ao buscar maneiras de fidelizar o cliente, ser honesto e cumprir com o prometido devem ser algumas das suas prioridades.

Se o cliente está procurando por alguma funcionalidade ou característica que o seu produto ou serviço não possui, é melhor ser transparente. Por exemplo: se o seu atendimento não funciona 24h, não adianta vender a ideia de que o suporte poderá auxiliá-lo a qualquer momento. Para fidelizar um consumidor, é preciso que ele confie em sua marca – e a sinceridade é o primeiro passo para uma relação de confiança.

Então, está pronto para fidelizar clientes?

Se você colocar em prática todas essas estratégias para fidelizar o cliente, te garanto que estará no caminho certo para construir um público satisfeito e fiel, que certamente contará aos outros sobre a sua solução e seguirá apoiando a sua marca.

Agora, se você quiser analisar o nível de satisfação do seu cliente em menos de 5 minutos, é só clicar no banner abaixo e conhecer a ferramenta perfeita para isso.

Te vejo no próximo post! 😘

7 maneiras de fidelizar o cliente