Passo a passo: descubra agora como fazer pós-venda eficiente

Tá afim de conhecer as melhores dicas para fazer um pós-venda realmente eficiente? Dá uma olhada nesse passo a passo incrível!

como fazer pós-venda

Como fazer pós-venda com eficiência? Essa é uma pergunta de qualquer empreendedor verdadeiramente preocupado com a valorização do cliente. Por isso, neste conteúdo, vamos explicar as melhores dicas para tornar esse processo marcante dentro da sua organização.

Nesse sentido, é importante conceituar o termo pós-venda. Ele trata de todas as etapas que ocorrem após o momento em que alguém compra o seu produto. Como exemplo, podemos citar os contatos por e-mail, um cupom de desconto para segunda compra ou no mês de aniversário.

Essa é uma prática fundamental para o seu negócio, uma vez que implica no aumento da fidelização de clientes e nas indicações para futuros consumidores. Então, se você quer entender como fazer pós-venda de qualidade, continue lendo nosso conteúdo e conheça as melhores estratégias, passo a passo!

1. Faça o follow-up

O follow-up é o acompanhamento do cliente, que se inicia no momento em que a compra é efetuada. Para tanto, uma alternativa interessante é enviar um e-mail para o cliente orientando sobre as melhores maneiras de utilização do produto que acabou de adquirir.

Isso fará com que o comprador se sinta valorizado e ainda mais satisfeito com sua aquisição. Essa estratégia tem o objetivo de melhorar a experiência do cliente e aumentar a vantagem competitiva de um negócio.

2. Realize pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação dos clientes é um dos melhores feedbacks que a sua empresa pode ter. Nela, você pode explorar questões como a qualidade do atendimento e do seu produto, os pontos altos e baixos do processo de vendas, o custo-benefício, entre outras.

Nessa perspectiva, é importante ressaltar que a maior parte dos compradores está disposta a contribuir com elogios, sugestões ou críticas após uma compra. Por esse motivo, quando a sua organização se mostra disposta a ouvir esses comentários, o consumidor se sentirá valorizado.

Para mais, procure colocar em prática as sugestões e corrigir seus serviços e produtos a partir das críticas. Isso porque, quando uma pessoa percebe que sua orientação foi seguida por uma companhia, as possibilidades de fidelização aumentam consideravelmente. Cabe ressaltar que o sucesso do cliente é o seu sucesso.

Seu cliente está realmente satisfeito?

3. Cumpra com a sua palavra

Uma postura essencial para quem quer entender como fazer pós-venda com eficiência. Essa etapa está associada à qualidade do que a sua empresa oferece. Por isso, certifique-se de que o seu produto ou serviço entrega o que é prometido no momento da divulgação e da negociação.

Para a maioria das pessoas, a honestidade é um valor determinante para a confiança em uma marca. Nesse contexto, depois de efetuar uma compra, o cliente espera que tudo aconteça conforme planejado e esperado.

Por essa razão, não negligencie a importância da sua palavra. Além disso, para evitar constrangimentos, é essencial que você não prometa aquilo que não pode cumprir.

4. Envie conteúdo relevante

Nos tempos atuais, mais do que nunca, agregar valor é a chave para o sucesso de uma companhia. Aqui, no momento do pós-venda, não é hora de atormentar o cliente com ofertas e propagandas de vendas!

Nesse instante, uma ótima alternativa para a sua empresa é investir em uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso nada mais é do que a produção de conteúdo educativo com qualidade, com o intuito de sanar dúvidas do cliente e tratar sobre assuntos relevantes para o público-alvo.

Para tanto, você terá a oportunidade de disponibilizar gratuitamente vídeos, textos, infográficos, entre outros, com o intuito de alavancar a autoridade da sua marca. Ainda nesse sentido, o mais indicado é que 80% do seu conteúdo seja de cunho informativo, enquanto 20% trate sobre o produto e vendas.

Com isso, você alcançará mais tráfego para as páginas on-line da sua empresa, além de cativar clientes, ampliar o seu mercado consumidor e promover a fidelização. Vale ressaltar que o seu conteúdo deve ser gratuito e relevante!

5. Entre em contato em datas especiais

A humanização das companhias também é uma característica valorizada atualmente, pelo mercado consumidor. Em vista disso, outra excelente iniciativa é entrar em contato com os seus clientes em datas especiais.

Nesse ponto de vista, lembre-se que, acima de tudo, as pessoas que compram o seu produto ou serviço têm sentimentos e gostam de se sentirem importantes. Portanto, nas datas comemorativas, ofereça “mimos” aos seus compradores. Desde um simples recado de “feliz aniversário”, até descontos e promoções exclusivas, qualquer atitude é válida.

Dessa forma, a sua empresa se aproximará do cliente ao demonstrar preocupação com seu bem-estar. Ademais, a sua marca terá uma imagem cada vez mais humanizada.

    Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!

    Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

    6. Ofereça exclusividades

    Muito além de um produto, mas, sim, uma experiência comercial. Isso é o que você deve ter em mente para aplicar a estratégia de oferecer vantagens exclusivas para os seus compradores.

    Neste passo, estamos tratando apenas com aquelas pessoas que já são clientes da sua marca. Para isso, você tem diversas ótimas alternativas. Confira algumas delas abaixo.

    • Divulgação de lançamentos com prioridade;
    • Ofertas especiais;
    • Descontos exclusivos;
    • Convites para coquetéis de lançamento.

    Nessa perspectiva, lembramos que um grande atrativo para um potencial comprador é a sensação de fazer parte de um grupo seleto. Diante disso, ao adotar essa tática, a sua empresa terá um aumento de vendas e a captação de novos clientes será fomentada.

    7. Capacite a sua equipe

    Ter um time de colaboradores alinhado com as expectativas dos consumidores e disposto a contribuir é uma das peças-chave para o sucesso do pós-venda. Por esse motivo, não tenha medo de investir em treinamentos e palestras para a sua equipe.

    Desse modo, os seus colaboradores terão mais habilidade para a realização de uma comunicação efetiva e empática, além de atuarem no caminho da fidelização dos clientes.

    Concluindo, podemos perceber que o pós-venda é uma oportunidade real para encantar quem deu um voto de confiança a sua marca. Assim sendo, investir nessa parte crucial da jornada de compras é garantia de vantagem competitiva e mais rendimentos para o seu negócio. E não se esqueça: a retenção de clientes é bem mais barata do que a captação de novos!

    Por fim, este artigo sobre como fazer pós-venda de maneira eficiente foi relevante para você? Então, conheça também 7 práticas incríveis para encantar clientes e vender mais!

    Teste grátis agora e aprenda como fazer pós-venda com eficiência!

    Deixe seu comentário