8 dicas para superar a resistência às mudanças dentro das empresas

resistência às mudanças

Estamos em constante transformação. Mudamos o cabelo quando ele não nos agrada mais, as roupas quando elas já não servem e os hábitos alimentares quando percebemos que precisamos priorizar nossa saúde. Assim é o mundo corporativo. Como nós, ele também se transforma a todo momento, e obriga os empresários a saírem de sua zona de conforto. Quando isso acontece, é comum que alguns funcionários apresentem resistência às mudanças propostas.

É importante ressaltar que uma das maiores certezas de uma empresa é de que ela enfrentará transformações ao longo dos anos. Seja em relações comerciais, interpessoais ou estratégicas, todo negócio passa por períodos de adequação a novos contextos.

Se você quer saber como superar a resistência às mudanças de forma tranquila e produtiva dentro das empresas, sugiro que continue acompanhando nosso post. Separamos oito dicas incríveis para você! Olha só:

1. Explique a necessidade da mudança

Uma das melhores formas de superar a resistência às mudanças é falando sobre elas. Explique aos seus funcionários que alguns processos não estão mais funcionando e, se for o caso, deixe claro que a empresa precisa mudar para aumentar as vendas, manter colaboradores ou ganhar visibilidade, por exemplo.

2. Comunique as novidades

Não deixe que seus funcionários descubram as novidades depois que elas já entraram em funcionamento. Além de explicar a necessidade das mudanças, conforme mencionamos acima, também é importante ressaltar as melhorias visadas e apresentar um cronograma de implantações.

A resistência às mudanças começa a diminuir quando as pessoas têm informações sobre a nova realidade da empresa. Por isso, esse também é o momento de convencer o seu time de que as modificações propostas serão determinantes para que todos alcancem seus objetivos.

3. Apresente os prós e contras

Não exagere no otimismo. Aponte os pontos positivos proporcionados pelas mudanças, mas não deixe de mencionar os negativos. Assim, você conseguirá alertar a sua equipe e ainda ajudá-la a combater os problemas que podem surgir no meio do caminho.

4. Ajude seu time a superar a resistência às mudanças

Para fazer com que seu time não crie resistência às mudanças, invista em treinamentos adequados. Se a empresa adquiriu um novo software de atendimento, por exemplo, certifique-se de que todos os colaboradores sabem utilizá-lo.

Após oferecer a qualificação necessária, determine um tempo razoável para a adequação ao novo contexto. Isso evita inseguranças e faz com que os funcionários aceitem as mudanças com mais facilidade.

5. Resolva os conflitos

Resolva os conflitos da maneira mais simples e efetiva possível. Saiba que você está sujeito a enfrentar as frustrações dos funcionários e que eles também podem discutir entre si. Caso isso aconteça, agende reuniões com a sua equipe e explique novamente a importância da nova estratégia para o crescimento da empresa.

6. Acate as dúvidas individuais

Outra maneira de superar a resistência às mudanças é acolher todas as dúvidas dos colaboradores. Se alguém levantar algum questionamento sobre as ideias apresentadas, responda de maneira clara o que será feito. Demonstre empatia e seja sempre paciente.

7. Acompanhe desempenhos

Após implementar a nova estratégia da empresa, é hora de acompanhar o desempenho das mudanças propostas. Nesta etapa, é importante ouvir os colaboradores. Para isso, colha feedbacks da equipe e utilize essas informações para melhorar ainda mais seus processos, serviços, etc.

8. Otimize os resultados

Os colaboradores são os grandes responsáveis por criar um ambiente de trabalho agradável. Se houver resistência às mudanças mesmo que você ofereça um tempo de adaptação, invista em treinamentos e explique a importância do novo projeto.

O mundo corporativo é extremamente mutável e exige constantes adaptações para melhorar o desempenho da empresa. Se os seus colaboradores não estão engajados e não conseguem acompanhar as melhorias propostas, procure por profissionais que queiram abraçar esse desafio com você.

Lembre-se de que os resultados obtidos pela empresa também dependem da competência dos seus colaboradores.
Pronto para superar a resistência às mudanças?

Colocando essas dicas em prática, certamente ficará muito mais fácil superar a resistência às mudanças dentro de sua empresa.

E você, já passou por uma situação parecida em seu ambiente de trabalho? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários!

Deixe seu comentário

Leia também: