Como um help desk ajuda a motivar a equipe de atendimento

Sabia que, além de otimizar as atividades do seu time de atendimento ao cliente, o help desk pode te ajudar a motivar a equipe? Neste texto explicamos como usar essa ferramenta para premiar e reconhecer o trabalho oferecido pelo suporte!

Como motivar a equipe de atendimento com um help desk?

Centralizar informações, favorecer a comunicação com o consumidor, agilizar os procedimentos para garantir a satisfação do cliente… Será que existe mais alguma coisa que um help desk pode fazer? Sim, ele pode ser uma ferramenta incrível para motivar a equipe de atendimento!

A rotina de quem trabalha nesta área contém imensos desafios. Por isso, é preciso encontrar maneiras de manter os colaboradores trabalhando sempre com entusiasmo – o que geralmente é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas.

E aí, pronto para descobrir as melhores maneiras de motivar a equipe de atendimento? Separamos algumas dicas para que você possa usar os indicadores do help desk nessa tarefa. Confira!

Por que motivar a equipe de atendimento

O capital humano é um dos bens mais importantes da empresa. Por isso, é essencial que os colaboradores estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho, já que uma equipe disposta assegura o crescimento da empresa. Além disso, com estratégias de motivação, a companhia consegue:

  • Melhorar a experiência do cliente: quando o agente tem seu trabalho reconhecido pela gestão, acaba motivado a melhorar sua performance. Por consequência, também aprimora a forma de lidar com o público.
  • Influenciar a geração de leads: uma equipe entusiasmada transmite sua empolgação nos atendimentos, e isso tem influência direta na segurança que os leads e clientes sentem ao se relacionarem com a empresa.
  • Evitar turnover: colaboradores motivados e satisfeitos com o clima organizacional dificilmente procurarão por outro emprego.
  • Aumentar a produtividade: de acordo com a empresa de consultoria Right Management, que organizou uma pesquisa com mais de 30 mil pessoas, colaboradores motivados produzem até 50% mais.
  • Favorecer o clima organizacional: motivar os colaboradores é a melhor forma de engajá-los com os objetivos da empresa. Assim, é mais fácil manter o foco da equipe em bater metas, mesmo que elas sejam desafiadoras.
Melhores os processos de suporte para motivar a equipe de atendimento!

Viu como motivar a equipe de atendimento ao cliente pode ser benéfico para a sua empresa? Agora não existe mais desculpa para não aplicar essa estratégia. Dá só uma olhada nas dicas que separamos para você e entenda como um help desk pode te ajudar! 👇

Quais indicadores do help desk ajudam a motivar a equipe de atendimento

Uma das melhores formas de motivar a equipe de atendimento é reconhecer e recompensar o trabalho dos agentes. Além de oferecer uma premiação pelas metas coletivas conquistadas, você pode utilizar os relatórios do help desk para definir prêmios individuais. Dessa forma, a equipe se torna mais disposta a superar obstáculos e produzir melhores resultados.

Vale lembrar que não existe um critério para a escolha dos indicadores. No entanto, para esse texto nós separamos aqueles que podem se encaixar em qualquer tipo de negócio e que melhor representam a experiência do cliente com o suporte. 

Maior número de tickets atendidos

Para avaliar o desempenho do time de atendimento não há outro caminho: é preciso analisar os relatórios dos tickets. Assim, você conseguirá descobrir quais colaboradores se destacam e conseguem atender uma quantidade maior de clientes em determinado período de tempo. 

Mas o que isso significa? Para a empresa, a produtividade do funcionário — que finaliza um número maior de chamados. Para o cliente, quer dizer um tempo menor de espera, agilidade para a solução do problema e, principalmente, satisfação com o atendimento.

Menor número de contratos encerrados

Muitos clientes contatam o suporte realmente descontentes com a empresa. Em vários casos, eles se sentem propensos a cancelar o contrato ou a devolver um produto. Porém, a cortesia do agente e sua capacidade para solucionar o conflito com agilidade, aliados a um help desk eficiente, são fundamentais para evitar o churn.

Já que o help desk organiza toda a comunicação entre a empresa e o cliente, transformando os chamados abertos em tickets e disponibilizando-os em um quadro Kanban – o que facilita a visualização e a definição das prioridades – ele se torna o parceiro ideal do suporte. Afinal, um atendimento rápido e assertivo é muito importante para resolver situações críticas que podem levar ao encerramento de contratos. E um agente capaz de reverter as adversidades deve ser estimulado e reconhecido pela empresa.

[eBook] O ABC da Pesquisa de Satisfação: como implantar e melhores modelos

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Redução na quantidade de retrabalho

Com um help desk eficiente, as tarefas ficam armazenadas no sistema. Dessa forma, ao receber o contato de um cliente, o agente tem acesso imediato a todo o histórico dos atendimentos anteriores, o que elimina o retrabalho nas atividades manuais.

Ainda, com a ferramenta a equipe de suporte consegue atender chamados, consultar uma base de conhecimento e recuperar informações a qualquer momento. Isso quer dizer que a mesma solução pode ser aplicada a diversos casos, o que motiva o agente e torna o seu trabalho muito mais fácil.

4. Cálculo do índice de satisfação geral dos clientes

Um cliente satisfeito é a melhor estratégia da empresa. Além de recomendar a marca, ele é mais propício a defender ela e até relevar possíveis problemas com os produtos ou serviços. E considerando a importância da manutenção de uma boa relação entre a empresa e seus consumidores, reconhecer os agentes com as melhores notas de atendimento nos chamados é uma maneira de incentivar um suporte cada vez melhor.

Para obter esse dado, é possível incluir uma rápida pesquisa de satisfação ao fim dos atendimentos via chat ou, ainda, enviá-la por e-mail ao encerrar um ticket. Depois, é só acompanhar os agentes mais bem avaliados através dos relatórios do help desk para preparar a premiação – seja ela mensal ou semestral.

Escolha o help desk ideal para motivar a equipe de atendimento

Agora que você sabe como motivar a equipe de atendimento ao cliente com a ajuda de um help desk, é hora de aproveitar todo o potencial da ferramenta! Use a riqueza de informações que o sistema fornece para avaliar quais são os indicadores mais representativos para os resultados da empresa e premiar os colaboradores que tiveram uma contribuição significativa para alcançá-los.

Lembre-se: reconhecer o resultado da sua equipe é o primeiro passo para motivá-la e elevar a sua performance. Por isso, você precisa conhecer o Movidesk! Acompanhe o tempo de atendimento dos agentes, a quantidade de tickets atendidos por cada um, crie pesquisas de satisfação e muito mais com o melhor help desk do mercado! 🚀

Teste o Movidesk grátis por 7 dias!