Confira 4 ferramentas de atendimento ao cliente para o seu negócio

Muitas tecnologias estão à disposição da sua empresa para melhorar o suporte e o relacionamento com o consumidor. Mas se você busca por ferramentas de atendimento, sua empresa deve contar com, pelo menos: chatbot, sistema CRM, Business Intelligence e uma plataforma de helpd desk e service desk.

ferramentas de atendimento

Dentre os aspectos que diferenciam as empresas de sucesso das medianas, o conjunto de ferramentas de atendimento ao cliente tem posição de destaque. Não é muito difícil perceber isso no mercado, certo?

Mesmo porque, por mais que o produto seja barato e apresente qualidade de excelência, o modo como você é atendido, no fim das contas, é o que mais pesa nos processos de atração, conquista e fidelização.

Tendo esse raciocínio como mote, abordaremos neste artigo quatro das principais ferramentas de atendimento ao cliente disponíveis no mercado. Trata-se de recursos e metodologias experimentados e muito bem avaliados a partir de cases de sucesso no universo corporativo.

Quer agregar um diferencial competitivo ao seu negócio e alavancar as vendas? Então você está no lugar certo. Fique conosco e acompanhe os tópicos que preparamos exclusivamente para você!

Faça o checklist para avaliar como está sua jornada de compra.

Ferramentas de atendimento ao cliente: um diferencial no mercado

Antes de abordarmos a lista de ferramentas de atendimento ao cliente, é importante salientar o quão relevante é investir na experiência dos consumidores. Não é exagero dizer que o atendimento é, hoje, o maior diferencial em um mercado altamente competitivo e repleto das mais variadas opções de marcas, serviços e produtos.

Da mesma forma, podemos considerar não ser nenhuma loucura afirmar que a experiência do consumidor ganhou, nos últimos anos, maior peso de importância — enquanto critério de compra — do que o preço e as campanhas publicitárias.

Tanto isso é verdade que o mais recente relatório da Salesforce, “State of the Connected Customer”, mostra que, para 80% dos clientes, a experiência ofertada por uma empresa é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.

A pesquisa foi realizada com mais de 6.700 consumidores de 15 países, inclusive o Brasil. Ademais, o estudo mostra a relevância de utilizar ferramentas de atendimento ao cliente para aumentar as chances de atrair, conquistar e fidelizar o público potencial.

Vejamos, a partir de agora, que ferramentas são essas e como elas podem ajudar seu negócio a deslanchar.

Ferramentas de atendimento ao cliente: 4 opções para a sua empresa

1. Chatbot

O tráfego no ambiente digital aumentou exponencialmente nos últimos anos. Isso nos leva à concepção lógica de que é necessário que sua empresa esteja no universo da internet para oferecer atendimento e se comunicar com o cliente, não é?

Mas não é só isso. É preciso contar com ferramentas que otimizam o processo de atendimento e tornem positivas as experiências do cliente. Nesse sentido, destacamos o protagonismo do chatbot, uma tecnologia que funciona com base em inteligência artificial.

Na prática, o bot que se comunica com a clientela por meio de um chat, em tempo real, tem capacidade para atender a programações específicas e repetir atitudes humanas. Com esses agentes virtuais — além de automatizar o atendimento primário e desafogar o trabalho da central —, torna-se viável oferecer ao consumidor um serviço de comunicação que fique disponível 24 horas.

O chatbot, aliás, pode ser desenvolvido para aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para site institucional e também para os bate-papos de redes sociais, como o Messenger do Facebook.

2. Sistema CRM

Não se trata especificamente de uma ferramenta, e sim de um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse é o significado da sigla em questão. Vale destacar, ainda, que tal processo tem relação estrita com o sucesso na relação com o cliente.

Em outras palavras, podemos dizer que o CRM é indispensável para conquistar e fidelizar o consumidor final. Por meio dessa estratégia, é possível traçar um perfil bastante específico do público que seu negócio atende.

Abrange, dessa maneira, instrumentos como canais de comunicação corporativa, pesquisas com coleta e análise de dados, controle do fluxo de caixa, dentre outros indicadores que permitem definir o perfil do seu público consumidor. Com base nesse resultado, fica mais fácil elaborar estratégias de marketing para alcançar o que o público potencial mais espera, anseia e precisa.

No mercado, há vários softwares que prestam esse serviço de CRM de modo automatizado. Pois manualmente, dependendo da demanda, é impossível estabelecer e manter um sistema de relacionamento saudável e competente com o consumidor.

3. Business Intelligence

Assim como o tópico anterior, o Business Intelligence não consiste exatamente em uma ferramenta, mas sim em uma estratégia. Isto é, uma metodologia que entende o processo de coleta e análise de dados como imprescindível para as tomadas de decisão e, portanto, para o sucesso da empresa no atendimento ao cliente.

Para tanto, como indica a tradução livre de seu termo para o português (negócio inteligente), as ações adotadas no atendimento ao cliente, ou em qualquer outro setor, são pautadas em informações fundamentadas — e não em intuições ou na tática de tentativa e erro.

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

4. Plataforma de Help Desk e Service Desk

Por fim, como quarta e última ferramenta de atendimento ao cliente destacamos a plataforma de help desk e service desk. Por quê? Porque ela pode transformar a experiência de atendimento em sua empresa e, na presente lista, é a mais capaz de impactar os resultados do seu negócio.

Para entender o motivo de tanto otimismo, é pertinente saber antes o que é help desk e service desk, não é mesmo?

O primeiro consiste em uma ferramenta que torna vários processos mais rápidos e eficazes no interior da empresa, sobretudo o atendimento. Por meio desse recurso, é viável centralizar todos os canais e formas de comunicação com o cliente, acessar histórico dos consumidores etc.

Já o segundo, diz respeito a uma central de serviços que, além de centralizar serviços, canais e informações, constitui o ponto de contato entre clientes, colaboradores e demais atores inseridos nos processos de negócios.

Todos esses serviços e recursos podem ser encontrados no Movidesk. Um software de atendimento ao cliente que viabiliza os seguintes benefícios à sua empresa:

  • Constrói relacionamentos a partir de boas experiências de atendimento;
  • Automatiza processos, dispensando trabalhos manuais, repetitivos, repletos de planilhas, cuja complexidade causa morosidade, custo e atrasos;
  • Permite um painel de métricas que mostram, por meio de indicadores, o desempenho da empresa e dos agentes de atendimento ao cliente.

O Movidesk reúne todos os recursos tratados neste artigo. Em síntese, ele trabalha com funcionalidades voltadas para:

  • O atendimento (integração com e-mail, telefonia, chat, formulários de contato, base de conhecimento etc.);
  • A produtividade dos agentes da empresa (despesas, agendamento de tickets, ticket interno, contrato de horas, agenda, automação etc.);
  • A gestão estratégica (workflow de execução, visualizações, dashboards, relatórios, pesquisas de satisfação etc.).

Enfim, o Movidesk oferece à sua empresa soluções diversas para otimizar o atendimento e gerar os melhores resultados.

Gostaria de experimentar essas ferramentas de atendimento ao cliente em seu negócio? Faça um teste grátis do Movidesk por sete dias!

Experimente grátis o Movidesk por 7 dias