4 dicas essenciais para reduzir o turnover na área de TI

reduzir turnover
reduzir turnover

O turnover, índice que mostra a taxa média entre entrada e saída de colaboradores em determinada organização, é uma das principais preocupações dos profissionais da área de gestão de pessoas, pois está diretamente ligado à eficácia da empresa em reter os talentos e satisfazer suas expectativas. Reduzir turnover significa melhorar resultados e, por consequência, a competitividade da empresa no mercado.

Em gerações anteriores, como a dos Baby boomers — surgida após os anos 1960 — essa era uma tarefa relativamente simples, pois as pessoas dessa geração tinham como objetivo principal permanecer na mesma empresa a vida inteira. Já com a geração atual, conhecida como “Z” ou Millennials, o desafio tornou-se muito maior, pois ela preza pela rapidez e resultados imediatos.

Neste post, trazemos algumas dicas essenciais de como reduzir o turnover em empresas da área de TI nesses tempos em que as mudanças ocorrem em uma velocidade alucinante. Confira!

1. Seja transparente no momento da contratação

O profissional responsável pela seleção, assim como os outros envolvidos nesse processo, devem dizer exatamente o que o candidato precisa saber sobre a empresa, a função que ele exercerá e os demais detalhes sobre a organização, evitando cobranças, surpresas e frustrações futuras.

Informações inexatas ou falsas geralmente culminam no desligamento precoce do colaborador, que, na área de TI, é procurado constantemente por outras empresas devido à falta de mão de obra qualificada.

2. Ofereça inovação e capacitação contínuas

O que mais atrai os profissionais da nova geração é a possibilidade de trabalhar com técnicas e ferramentas inovadoras, além de poderem se sentir agentes importantes na era da revolução digital.

A empresa deve sempre se atualizar em relação aos processos e meios de produção que sejam consonantes com as expectativas dos novos colaboradores, bem como investindo na sua capacitação para a correta utilização desses processos e ferramentas.

3. Reconheça o trabalho e bonifique por desempenho

O reconhecimento por um bom trabalho é, na maioria das vezes, um fator mais importante que a própria remuneração.

Reconhecer publicamente um colaborador pelo seu mérito traz aos demais a certeza de que não são apenas números para a empresa e que também terão o mesmo tratamento quando merecerem. Além do reconhecimento, bonificações em dinheiro ou prêmios geram um clima de incentivo à produtividade e à inventividade.

4. Ofereça desafios constantemente para reduzir turnover

A nova geração de profissionais da área de TI não gosta de águas paradas. Técnicas como mentoring e empowerment, já bastante conhecidas na área de gestão de pessoas, precisam ser empregadas de forma a tornar o ambiente corporativo desafiador, oferecendo aos colaboradores tarefas nas quais poderão utilizar o máximo de seu potencial.

Desafios como coding dojo, em que se reúnem desenvolvedores para aprimoramento de técnicas de programação, e envolvimento de colaboradores em preparação e apresentação de webinars sobre assuntos diversos, por exemplo, trazem crescimento e engajamento.

Aliada aos pontos destacados acima, é importante ressaltar a importância do comprometimento da alta organização em relação às políticas de recursos humanos, já que as pessoas constituem o fator estratégico mais importante paras as empresas.

Gostou das nossas dicas sobre como reduzir turnover em empresas da área de TI? Então, compartilhe agora essa informação com seus amigos!

Deixe seu comentário