Brand experience: como implementar a estratégia no atendimento?

Para implementar a estratégia de brand experience em seu negócio, você deve definir seus objetivos, investir em experiências inovadoras, adaptar suas campanhas ao público, explorar outros sentidos, seguir o exemplo de empresas de sucesso e oferecer um atendimento personalizado.

brand experience

Há muitas questões que o público considera para decidir com quais empresas negociar, que vão além da qualidade do produto/serviço ou da disponibilidade. Hoje em dia, o cliente busca outras qualidades que tornam a experiência de compra mais satisfatória. E você pode usar isso a seu favor ao implementar uma estratégia de brand experience em seu negócio.

Apesar de ser uma ferramenta muito útil para todos os gestores, pode ser difícil colocá-la em prática, especialmente para quem não entende bem como esse processo funciona.

Para ajudar com isso, vamos explicar um pouco melhor esse conceito, qual é sua importância para as empresas e trazer algumas dicas para implementá-lo em sua empresa. Acompanhe!

manual de etiqueta

O que é brand experience?

A experiência da marca, como também pode ser chamada, é uma estratégia voltada para a forma como o público interage com a empresa e com sua marca de forma geral. Para isso, são utilizadas várias ações que ajudam a guiar a percepção do público, de forma que tornem as experiências de interação com a marca mais positivas.

Também é importante não confundir o conceito com o Customer Experience. Enquanto o primeiro se preocupa principalmente em tornar a relação com a marca e sua imagem mais próxima, o segundo é mais focado na venda em si e na forma como o cliente encontra e recebe o produto.

Por que você deve investir nessa estratégia?

O brand experience tem um grande impacto na forma como você interage com o público, além de afetar seus resultados. E, se você fizer tudo corretamente, também vai conseguir atrair bem mais leads.

Veja agora alguns dos principais benefícios de aplicar essa estratégia!

Melhora seu reconhecimento

Promover o brand awareness é um dos objetivos de muitas estratégias de marketing, tornando sua marca mais visível e reconhecida pelo público. Por meio de uma experiência de marca mais positiva e consistente, você também promove sua imagem e a torna mais memorável, o que ajuda a se tornar uma referência no mercado.

Gera mais valor aos olhos do público

Se você promove uma experiência positiva para seus clientes e sua reputação se espalha, então você também pode aumentar o valor do seu negócio aos olhos do público geral.

Como resultado, seus clientes tendem a ficar mais satisfeitos e enxergam seus produtos e serviços como mais importantes e de maior prioridade.

Promove a fidelização

Por fim, mas não menos importante, se essa estratégia for bem implementada, você também verá um reflexo dela em seus leads mais recorrentes.

Afinal, se você teve uma boa experiência uma vez com um produto ou serviço, as chances de que retorne mais algumas vezes no futuro são bem maiores. Com clientes fidelizados, você terá uma base mais sólida e também evangelizadores para sua marca.

    Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!

    Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

    Quais as dicas para promover o brand experience em seu negócio?

    Considerando os pontos mencionados, fica bem claro como a experiência do público com sua marca pode fazer uma grande diferença em seu desempenho no mercado. Porém, esses resultados só são alcançados quando você trabalha essa estratégia corretamente.

    Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que você pode colocar em prática. Confira!

    1. Defina seus objetivos

    O ponto de partida para qualquer plano de marketing, seja ele interno ou externo, é estabelecer suas metas e seus objetivos. São eles que vão guiar seu trabalho e suas decisões no médio e no longo prazo.

    Primeiramente, você deve estabelecer algumas métricas que melhor representem o resultado que você deseja, para ajudar a acompanhar seu sucesso. Segundo, tenha em mente como esses objetivos se refletem na rentabilidade da sua empresa.

    2. Invista em experiências inovadoras

    Hoje em dia, os consumidores já conhecem os padrões de atuação de vários negócios e apresentam certas expectativas. Porém, se você quer que a experiência deles com seu negócio seja mais positiva e memorável, você precisa oferecer algo único.

    Experiências inovadoras são muito valorizadas pelo público em geral, pois geram uma sensação de exclusividade, além de promover uma experiência mais singular e memorável. E, em muitos casos, tudo que você precisa para inovar é prestar atenção no público e em suas demandas.

    3. Adapte suas campanhas ao seu público

    Diferentes públicos têm diferentes linguagens. E um mesmo público também pode mudar suas demandas e seu jeito de se comunicar ao longo do tempo. Isso significa que, para promover um bom brand experience, você precisa atentar a essas mudanças.

    Caso haja alguma alteração no mercado ou em seu público, você deve adaptar suas campanhas e mudar seu foco. Só assim será possível gerar o máximo de satisfação para seus clientes.

    4. Explore outros sentidos

    As experiências diárias de qualquer pessoa envolvem muito mais do que apenas a fala e a visão. Cheiros, música, toque, sabor, imaginação, tudo pode ser usado como parte da sua estratégia de brand experience.

    Ao elaborar seu planejamento, tenha em mente outros sentidos que você pode tentar explorar em suas campanhas. Aqueles que sejam condizentes com seu produto e que mais contribuam com a satisfação de seu público de forma geral.

    5. Siga o exemplo de outros casos de sucesso

    É verdade que, para inovar, você não pode se prender demais aos métodos já estabelecidos por outras marcas. Porém, há muito que você pode aprender ao observar como certas empresas tiveram sucesso com essa estratégia.

    Um simples estudo de mercado pode fazer uma grande diferença em seus resultados. Além de mostrar o que outras empresas fizeram para ter sucesso, você também vai descobrir os erros que elas cometeram e como você pode evitá-los.

    6. Ofereça atendimento personalizado

    Por fim, é sempre uma boa ideia humanizar e personalizar a forma como cada cliente é recebido. Não é necessário criar uma estrutura única para cada atendimento, mas apenas mudar pontos-chave para que cada lead tenha uma experiência ideal com sua marca.

    Com essas informações, você já pode dar os primeiros passos para promover o melhor brand experience para seu público. Lembre-se de que, para colocar essa estratégia em prática, você precisa monitorar bem suas métricas, o que exige uma ferramenta de gestão de atendimento robusta e bem estruturada.

    Se estiver em busca de uma, entre em contato com a Movidesk e descubra como podemos ajudar!

    Faça uma demonstração gratuita do Movidesk e saiba como melhorar o relacionamento com o cliente!

    Deixe seu comentário