Categorias: Métricas e gestão

Eficiência operacional: como ter processos com alto rendimento?

A eficiência operacional é o que todo negócio precisa ter para alcançar um alto desempenho financeiro. No contexto da administração, ela corresponde a uma rotina produtiva em que há equilíbrio entre custos, qualidade e agilidade.

Para alcançar a eficiência operacional, é necessário investir em recursos que tornem a operação mais fluida, permitindo que as atualizações dos processos ocorram de forma contínua. Afinal, existem novas tecnologias e técnicas surgindo a cada momento, as quais podem ser o diferencial para o seu negócio.

Neste artigo, você vai conferir os principais motivos para buscar a eficiência operacional e como é possível fazer isso. Tenha uma boa leitura!

Por que é preciso buscar a eficiência operacional?

É preciso investir na eficiência operacional porque ela está relacionada diretamente ao lucro do negócio. Um detalhe que é importante destacar é que a operação pode sempre ser aprimorada. Assim, é essencial o gestor ter em mente que um modelo de gerenciamento pode caber em determinado cenário atualmente, mas daqui a 10 anos pode não ser viável.

Para manter o seu negócio competitivo, a eficiência operacional deve sempre ser otimizada. A seguir, mostramos de que forma ela beneficia um negócio.

Processos de qualidade

A eficiência operacional está diretamente relacionada à gestão da qualidade. Quando uma análise é implementada, um dos pontos de atuação é a manutenção de processos com mais qualidade, impactando positivamente a experiência do cliente.

Além disso, os processos de qualidade também estão relacionados ao fluxo de produção eficiente. Quando ele acontece sem gargalos, temos um exemplo prático de qualidade.

Redução de custos

A redução de custos permite que um negócio ofereça preços mais competitivos e atraia novos clientes. Aliada à qualidade, essa redução gera mais oportunidades e fortalece a sua marca. Afinal, quem não quer adquirir um produto com maior qualidade e por uma relação custo-benefício mais interessante?

Aqui, precisamos ter em mente que os gargalos que impactam a qualidade geralmente são os mesmo que puxam os custos para cima.

Desempenho do negócio

Se a sua empresa está com custos menores, entregando melhor experiência para o cliente e faturando mais, consequentemente, temos a otimização do desempenho do negócio.

A eficiência operacional afeta diretamente a forma como se dá o desenvolvimento da empresa. Quando ela é feita de forma inteligente, sabendo equilibrar os pilares de custos, qualidade e agilidade, o desenvolvimento sustentável é alcançado.

Atração de investidores

As organizações que funcionam com ações sendo negociadas na bolsa de valores querem atrair o olhar dos investidores. A compra das ações significa dinheiro sendo investido para a expansão das operações. Quanto melhor é a performance de um negócio, mais atraente ele se torna para os investidores.

Fortalecimento da marca

Marca forte no mercado é aquela que tem eficiência operacional. Por mais que os clientes, fornecedores e investidores não saibam o que é feito, a reputação da marca diz muito sobre a qualidade dos seus processos internos.

Quando ela atua com eficiência operacional, a experiência do cliente é impactada. Lembre-se de que ele é a principal ferramenta de marketing do seu negócio: quando satisfeito, o consumidor se torna promotor da sua marca.

Como alcançar a eficiência?

Primeiramente, é essencial que você tenha clareza de que não existe fórmula mágica para alcançar a eficiência operacional, uma vez que cada contexto organizacional demanda ações específicas.

No entanto, existem algumas boas práticas que são naturais a qualquer processo de negócio e podem contribuir para aperfeiçoar a sua operação. A seguir, saiba mais quais são elas.

Usar indicadores de People Analytics

No início das ciências administrativas, a eficiência operacional era mais relacionada à agilidade e ao controle dos processos. Tudo era muito cronometrado, e os recursos humanos não eram valorizados.

Ao longo dos anos, percebeu-se que a eficiência pode ser otimizada empregando estratégias para melhorar a produtividade do fator humano. Afinal, são pessoas que executam processos até mesmo quando se tem a automatização.

O People Analytics (análise de pessoas) consiste na criação de indicadores para controle e análise de dados aplicados ao gerenciamento estratégico de pessoas. Basicamente, ela atua na identificação de gaps dos colaboradores para poder capacitá-los e adequá-los ao contexto da sua operação, gerando maior eficiência, ou seja, produtividade.

Implementar campanhas de incentivo

Como o fator humano é diferencial para alcançar a eficiência operacional, além de investir em People Analytics, as organizações devem implementar outras ferramentas para a gestão de pessoas.

Uma dica interessante é a adoção de estratégias de endomarketing, como as campanhas de incentivo. É possível gamificá-las, o que estimula o engajamento, além de oferecer premiações para os seus colaboradores.

Aplicar análises com a metodologia lean

A metodologia lean surgiu com as fábricas de veículos da Toyota. Nesse conceito, a produção opera de forma enxuta, ou seja, usando os recursos de forma inteligente para evitar o desperdício. Um estudo lean do seu processo operacional deve ser implementado para encontrar e corrigir gargalos operacionais.

Construir uma equipe diversificada

Não adianta investir em tecnologia e aplicar a metodologia lean se o seu negócio ainda não entendeu que ele é feito para pessoas. Por isso, é essencial que a sua organização tenha a clareza de que ela só vai conquistar alta performance, com aumento de vendas, se conseguir atingir todos os públicos.

Isso só é possível quando a equipe é marcada pela diversidade. Como entregar uma experiência do cliente satisfatória para o público de pessoas com deficiência se eu não sei quais são as suas dores? Somente tendo representantes desse grupo (e de outros minoritários) na equipe é que o seu negócio vai conseguir atuar em 360° e otimizar os processos.

Digitalizar os processos operacionais

O seu negócio já passou pela transformação digital? Digitalizar processos é parte do caminho para conquistar a eficiência operacional. Por meio da automatização de processos, é possível implementar rotinas mais fluidas, melhorar a comunicação, reduzir a burocracia e, ainda, alcançar a redução de custos.

Com o avanço tecnológico, hoje, as organizações não precisam investir muito para melhorar processos. A tecnologia cloud computing (computação em nuvem) facilitou a aquisição de soluções inovadoras, uma vez que permitiu o barateamento de programas, entre outras vantagens.

Antigamente, a empresa deveria comprar diversas máquinas, adquirir uma licença, além de ter vários outros recursos de TI para garantir o funcionamento dos programas. Hoje, você pode acessar o software de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet, com total segurança da informação e em um plano de assinatura. Inclusive, existem programas que oferecem versões gratuitas ou de “degustação” com 7 dias grátis de teste.

Investir em eficiência operacional é o segredo para um desempenho de alta performance. Então, não espere para colocar em prática as nossas dicas e não deixe de utilizar este e outros artigos sobre o tema para melhorar a qualidade dos processos operacionais do seu negócio.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto, leia também o nosso post sobre as vantagens da automação de processos no atendimento. Aproveite a leitura!

Carolina Ignaczuk

Formada em Jornalismo e apaixonada pela escrita em todas as suas formas. Escritora de crônicas dramáticas nas horas vagas e idealista durante as 24 horas do dia. Aqui no blog da Movidesk, escrevo sobre todos os assuntos relacionados ao incrível mundo do atendimento ao cliente.

Postagens recentes

T-shaped ou profissional T: por que buscar esse perfil será interessante para a sua empresa?

De tempos em tempos, as habilidades exigidas nas empresas mudam para acompanhar diferentes demandas do…

18/09/2020

O que é a microaprendizagem e como ela pode ser aplicada na empresa?

A tecnologia causou um impacto na nossa capacidade de ensinar e aprender novos conceitos. Uma…

17/09/2020

Já ouviu falar em mundo VUCA? Saiba quais as principais características!

Nos últimos 20 anos, o mundo mudou bastante. A indústria 4.0 trouxe novas soluções tecnológicas…

16/09/2020

Cultura ágil: entenda o que é e como desenvolvê-la na empresa

Vivemos, na atualidade, algo sem precedentes: a tecnologia digital e a comunicação mais rápida transformaram…

15/09/2020

Como o Princípio de Pareto pode ser implantado na empresa?

Peter Drucker, uma das principais referências na administração, certa vez escreveu "não há nada tão…

14/09/2020

Como os processos manuais podem prejudicar os resultados da empresa?

Para que uma empresa possa alcançar os resultados preestabelecidos em seu planejamento estratégico, ela precisa…

11/09/2020