Profissionais de marketing: como melhorar a gestão do tempo trabalhando em home office?

Utilizar ferramentas de automação, apostar na Técnica Pomodoro, reduzir o número de videoconferências e montar um espaço de trabalho adequado são algumas técnicas utilizadas para aumentar a produtividade em períodos de home office. Veja mais dicas!

gestão do tempo em home office

A pandemia do novo coronavírus colocou os profissionais de marketing para executarem as suas funções de casa. No entanto, muitos estão com problemas em fazer a gestão do tempo em home office.

Afinal, o ambiente de trabalho em casa é bem diferente do trabalho na empresa. Há muito mais distração, muitos elementos que prejudicam o seu foco e sua produtividade.

Tanto é assim que, por causa da má gestão do tempo no home office, muita gente está trabalhando mais horas do que o normal. 

Se esse é o seu caso, aprenda abaixo como melhorar a gestão do tempo em home office para não sair prejudicado e ter a sua produtividade afetada!

Como o marketing mudou com o novo coronavírus

O fato de trabalhar de casa não foi a única coisa que mudou no marketing com o novo coronavírus. Até porque algumas pessoas já faziam home office pelo menos alguns dias por mês.

A grande mudança significativa durante o setor está nos processos de marketing. Com a quarentena e limitações causadas pelo isolamento social, as empresas precisaram digitalizar aqueles procedimentos que tinham resistido ao meio digital por tanto tempo.

Desde reuniões até compartilhamento de arquivos e foco extremo nas ações por plataformas digitais, muita coisa mudou no marketing com o coronavírus. Quem sofre menos é quem já trabalhava com infoprodutos, redes sociais e construção de autoridade no Google.

Além disso, o novo cenário de marketing prevê uma relação mais íntima e, ao mesmo tempo, mais difícil com o cliente, que provavelmente está mais tempo em casa e em um estado maior de estresse, com renda reduzida e sem disposição a gastar mais.

No cenário do trabalho, inclusive, o marketing também levou a uma mudança de papéis ou funções nas equipes. Muita gente precisa aprender como realizar tarefas que não fazia anteriormente, por exemplo.

Além disso, a nova rotina trouxe diferentes processos de gestão e organização dos times, e fluxos de trabalho das pessoas.

Como gerenciar tudo isso? Vejamos a seguir!

Use ferramentas de automação para facilitar a gestão de e-mails

Um dos benefícios da digitalização do trabalho de marketing é a possibilidade de automatizar uma série de funções. Se você já usava a automação no e-mail marketing, por exemplo, já está acostumado com tecnologias do tipo.

O benefício de usar softwares de automação para realizar o seu trabalho e na estratégia para seus clientes é alcançar maior produtividade e uma melhor gestão do tempo em home office.

Assim, você consegue lidar com mais trabalhos e pode até mesmo pegar alguns freelas para poder criar um pé-de-meia de segurança nessa situação imprevisível.

Utilize a Técnica Pomodoro para fazer uma boa gestão do tempo em home office

Uma das melhores maneiras de gerenciar o seu tempo e a sua atenção durante o trabalho em home office é a Técnica Pomodoro.

Ela foi inventada nos anos 80 na Itália e recebeu esse nome por causa de um timer de cozinha que tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano).

Basicamente, a técnica consiste em separar pequenos pedaços do seu dia para sessões de trabalho intenso, sem distração.

Funciona assim:

  • Você monta um timer para contar 25 minutos (pode ser o do celular mesmo);
  • Durante esse tempo, você trabalha sem parar, sem se distrair, sem ver as redes sociais e nada do tipo;
  • Quando o tempo passar, você tira de 3 a 5 minutos de descanso;
  • Então, repete novamente um ciclo de mais 25 minutos de trabalho, contados pelo timer;
  • Quando completar 4 ciclos de trabalho, faça um pausa um pouco maior, de 15 a 30 minutos e depois recomece.

A vantagem da Técnica Pomodoro é que ela reduz o seu dia em pequenos ciclos, por onde é mais fácil manter o foco e fazer a gestão do tempo.

Além disso, o tempo de 25 minutos costuma ser o adequado para a realização da maioria das tarefas que precisamos fazer. Por isso, é quase como se você estivesse dividindo o seu tempo em pequenas atividades.

Isso ajuda a gerir o tempo de trabalho e manter a sua produtividade em alta no home office.

Reduza o número de videoconferências

Uma das mais tradicionais imagens da quarentena é um grupo de trabalho em uma videoconferência no Skype ou Zoom.

No entanto, você e seu time talvez não precisem de tantas videoconferências assim. Especialmente porque cada uma leva seus bons 30, 40 minutos, além de mais alguns para todos entrarem e depois se despedirem. Isso sem falar no tempo de preparo antes da reunião.

Assim, uma “call rápida” consome uma hora do seu horário. Duas ou três dessas por dia deixam o fluxo de trabalho bem complicado e atrapalham a gestão do tempo em home office.

Uma alternativa para as reuniões é criar um fluxo de trabalho em um ambiente digital que seja mais fácil de toda a equipe seguir. Além disso, lembre-se de que os aplicativos mensageiros e threads de e-mails podem agilizar a troca de informações necessárias.

Monte um espaço adequado para você trabalhar

Muita gente acredita que trabalhar em home office é como ficar de “férias”. No entanto, quando entramos nesse sistema nos deparamos com uma realidade um pouco diferente e bem mais complicada do que parece.

Um dos problemas do home office é que a nossa casa não é exatamente um ambiente montado para o trabalho. Pelo menos não deveria ser.

Por isso, é normal que haja uma série de distrações, como a televisão, os filhos, a música, a comida sendo feita e a louça para lavar.

Porém, para fazer uma boa gestão do tempo em home office, é importante separar um espaço afastado e quieto para focar no seu trabalho. 

Se for preciso, divida o tempo com o seu cônjuge para que vocês possam manter focos de trabalho intercalado: enquanto um trabalha, outro cuida dos filhos e, assim, vocês revezam as atividades de casa.

Entenda que a sua rotina não precisa ser a mesma de antes

A gestão do tempo em home office apresenta as suas próprias particularidades. Por exemplo, como mencionamos antes, pais precisam intercalar a rotina de trabalho para cuidar dos filhos.

No entanto, muitas pessoas ainda tentam ter a mesma rotina de trabalho que tinham antes, sem sucesso.

Imagine um gestor de redes sociais. Ele provavelmente começava o dia vendo e-mails e montando um plano de ação diário. Depois, fazia alguns posts nas páginas dos clientes, utilizando uma estratégia de segmentação para gerar maior engajamento. Saia para almoçar e, em seguida, voltava a lidar com mais uma sessão de e-mails.

Por fim, nas 3 últimas horas do dia, ele fazia o gerenciamento dos relatórios de resultados nas redes sociais. Isso ajudava a obter insights para as próximas ações.

No home office, a tendência é seguir o mesmo cronograma. E isso é positivo para a transição. No entanto, muitas pessoas têm a sensação de não conseguirem produzir o mesmo volume de trabalho que produziam no escritório. 

Então, faça pequenos intervalos e dê espaço para você treinar e imaginar novas técnicas de gestão de tempo em home office. Assim, você conseguirá encontrar uma maneira de trabalhar que seja mais produtiva para o seu dia a dia.

Lembre-se de manter a sua rotina como se fosse a do escritório, acordando no mesmo horário e fazendo as refeições apenas nos intervalos.

Invista em ergonomia no home office

Se a sua situação for de ficar trabalhando em home office por tempo indeterminado, então é essencial que você invista um pouco do seu salário em ergonomia.

Na prática, isso significa comprar equipamentos, cadeiras e mesas apropriadas para o trabalho, de modo a não se lesionar por causa da má postura, etc.

Isso é necessário, pois o sofá ou as cadeiras de casa não foram feitas para o ambiente de trabalho. Eles não estão na altura correta e nem acomodam o seu corpo do jeito certo.

Por isso, cuide-se e adquira os itens corretos para o seu trabalho em home office, de modo a melhorar a sua qualidade de vida e de trabalho.

Se você está bem instalado em seu home office, consequentemente irá prestar um melhor atendimento aos seus clientes, seja por telefone, e-mail ou mensagens de texto, já que você fica menos estressado e mais prestativo quando se sente confortável no seu local de trabalho. Portanto, não deixe de prestar atenção a estes pequenos detalhes e observe os resultados positivos que virão a longo prazo.

E então, aprendeu a fazer a melhor gestão do tempo em home office? Agora, é só colocar as dicas em prática!

Não esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos e colegas aprendam a lidar melhor com esta nova realidade também!

Deixe seu comentário