Como se conectar com clientes usando comunicação visual no Marketing Digital

Newsletters atrativas, conteúdo em redes sociais e estudos de caso são algumas formas de se conectar com o seu público através da comunicação visual. Saiba mais nesse post, escrito pela Venngage!

Comunicação visual: como se conectar com seus clientes

As conexões humanas tornaram-se o pilar das melhores estratégias de marketing da atualidade. Já se foram os dias em que os clientes eram nomes sem rosto em um banco de dados – agora as empresas querem se conectar com o público em um nível pessoal. E é isso que o comunicação visual está nos ajudando a fazer.

O que é comunicação visual?

O marketing de comunicação visual é o sucessor do marketing de conteúdo, mais concentrado no uso de imagens, recursos gráficos, ilustrações e vídeos. Esses recursos visuais foram usados inicialmente para acompanhar o conteúdo escrito, mas acabaram se tornando um nicho separado dentro do marketing digital.

Nos últimos anos, a comunicação visual vem ganhando espaço: sabemos que 69% dos profissionais de marketing consideram os recursos visuais essenciais para suas estratégias de marketing, de acordo com as estatísticas de marketing de conteúdo que elaboramos na Venngage. Não é surpresa que as organizações estejam investindo mais na criação de recursos visuais de qualidade para seu conteúdo.

Por que precisamos nos conectar com os clientes?

A otimização da jornada do cliente – isto é, como os clientes interagem com produtos, sites ou serviços – tornou-se extremamente importante para as empresas. Se soubermos o que os clientes estão procurando, além de quando e onde, podemos facilitar o processo, aumentando significativamente as chances de que eles façam a compra de um produto ou serviço.

Uma vez que a primeira compra tenha sido feita, devemos nos esforçar para incentivar outras. Os clientes repetidos não apenas garantem receita constante, mas também aumentam as chances de que outras pessoas fiquem sabendo sobre a empresa. 

É por isso que precisamos trabalhar para fazer conexões entre a marca e os clientes. Se eles souberem que estamos trabalhando com eles e para eles, continuarão voltando para fechar negócio, em vez de procurar um concorrente.

Então, como podemos usar a comunicação visual para nos conectarmos com os clientes? Existem alguns métodos que, quando adotados, podem mudar o relacionamento da empresa com os consumidores. Olha só!

Mantenha os clientes sempre informados

Vamos nos colocar no lugar de nossos clientes – qual é a única coisa que eles não querem? 

Ter que procurar informações. Hoje em dia, as pessoas simplesmente não têm tempo para vasculhar sites e conteúdo longo para coletar as informações relevantes para elas: as informações precisam estar imediatamente acessíveis.

Para garantir que os clientes recebam informações com facilidade e rapidez, precisamos torná-las fáceis de absorver. 

No campo do marketing de digital, os infográficos se tornaram um dos métodos de comunicação visual mais populares para transmitir informações. Eles combinam texto, imagens e dados em um visual compacto e facilmente compartilhável.

Podemos usar infográficos para converter as informações existentes – de podcasts, postagens em blogs, vídeos e pesquisas – em material mais atraente e facilmente digerível. Um gráfico, por exemplo, permite alcançar clientes que talvez não tenham lido, ouvido ou visto o conteúdo original, garantindo que eles também sejam informados.

Criar um infográfico a partir do zero não é algo que a maioria dos profissionais de marketing está preparada para fazer, mesmo que tenham acesso a designers gráficos. No entanto, as ferramentas online que oferecem templates grátis permitem que até quem não é designer consiga criar elementos visuais.

Crie confiança usando mídias sociais

Quase todo mundo está nas redes sociais, principalmente os clientes que estamos tentando alcançar. As mídias sociais são uma ótima ferramenta de comunicação, todos sabemos disso. 

Embora os recentes escândalos com o Facebook e o Twitter tenham abalado a confiança dos usuários nas plataformas, a maioria continua online. No entanto, a maneira como os clientes interagem com esses canais mudou.

No clima atual, para as empresas se conectarem com os clientes nas mídias sociais, é preciso usar os canais como mais do que apenas um caminho para conseguir vendas. Precisamos usá-los para iniciar conversas, contar histórias e fazer com que nossos clientes se sintam parte de uma família.

Embora ainda possamos publicar o conteúdo pontual que promove nosso produto ou serviço, na maioria das vezes, devemos fornecer artigos informativos. Compartilhar notícias do setor, juntamente com recursos visuais apropriados, como uma atraente imagem de arquivo ou ilustração personalizada, coloca as empresas em uma posição de liderança. Isso impactará positivamente o relacionamento empresa-cliente a longo prazo.

Os GIFs e memes também são uma maneira divertida de se comunicar com os clientes e fazem ótimos recursos visuais para mostrar o lado bem-humorado de uma empresa, além de serem ótimos gatilhos para iniciar conversas.

A consistência nos canais de mídia social também ajuda a construir a confiança do consumidor. Existem ferramentas específicas que facilitam a publicação em vários canais e o envolvimento com os clientes em tempo real, o que facilita muito o processo de construção de confiança.

Produza Newsletters visualmente atraentes

A maioria das empresas oferece aos visitantes a opção de se inscrever em Newsletters. Essa técnica claramente continua sendo uma ótima maneira de se conectar com os clientes de forma regular.

No entanto, o envio de e-mails padronizados não é mais a melhor opção; em vez disso, a personalização se tornou um componente essencial desse tipo de marketing. Precisamos otimizar o assunto do e-mail e incluir uma saudação com o nome do cliente. Isso atrairá a atenção do leitor mais do que um simples “olá” padrão.

Com isso resolvido, você poderá usar as Newsletters para compartilhar uma variedade de informações – novos produtos ou serviços, as postagens mais recentes no blog, as empresas relevantes e as notícias do setor -, bem como o último infográfico disponibilizado pela empresa. 

Mas, enviar Newsletters repletas de texto não chamará a atenção do público – precisamos pensá-las visualmente. Divida o texto com imagens, mesmo que sejam apenas imagens de arquivo. Inclua uma foto ou ilustração de cabeçalho atraente, integre vídeos, botões de chamada para ação apelativos (CTAs), bem como visualizações de dados.

Todos esses elementos tornarão a Newsletter mais atraente para os clientes e farão com que eles desejem se conectar à marca mais do que com um e-mail monótono e cheio de texto.

Use vídeos como uma ferramenta interativa

Com os usuários da Internet sendo bombardeados de informação o tempo todo, precisamos nos elevar acima do “ruído” adotando diferentes técnicas. O vídeo de marketing se tornou uma excelente maneira de se conectar com os clientes.

Você pode usar vídeos para mostrar a cultura da empresa, avaliações de produtos, mostrar os serviços em ação e até sessões de perguntas e respostas. Convide os clientes a compartilharem suas opiniões e depoimentos em vídeo, o que não apenas lhes dará a chance de interagir diretamente com a marca, como também provocará confiança em outros possíveis interessados.

Conte histórias usando estudos de caso

Há uma coisa que as pessoas na internet simplesmente adoram: histórias. O poder das histórias foi alavancado em todo o marketing de conteúdo com grande efeito, e uma das melhores maneiras de contar uma história é através de estudos de caso.

Um estudo de caso é uma forma de recontar fatos reais sobre uma empresa. Qual a melhor maneira de se conectar com os nossos clientes do que através de histórias da vida real?

No entanto, elas precisam ser visualmente atraentes para conquistar o público. Em vez de simplesmente escrever sobre os fatos e os números do caso, dedique algum tempo trabalhando no design do estudo de caso usando ferramentas de modelos ou contratando a ajuda de um designer.

Um belo estudo de caso não apenas compartilhará uma história da maneira mais eficaz, como também ajudará a estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes.

Pronto para abusar da sua comunicação visual?

Conectar-se com os clientes se tornou a chave para a construção de uma marca.

O uso de dicas de comunicação visual para criar mecanismos fortes de storytelling, como infográficos, publicações nas redes sociais, Newsletter, vídeos e estudos de caso, ajudará a criar essas conexões importantes com os consumidores. O que, por sua vez, se traduzirá em clientes recorrentes dispostos a divulgar o seu negócio!

Artigo produzido pela Venngage – ferramenta online que permite a criação de diversos elementos visuais de forma simples e rápida, mesmo para quem não tem conhecimento de design.



Deixe seu comentário