Cultura Data Driven: o que é, como implementar e quais os benefícios para empresas

A cultura data driven, ou cultura orientada por dados, consiste em uma prática de colocar os dados no centro das decisões. Ou seja, para se tornar data driven, sua empresa precisa adequar as estruturas para que as ações sejam — todas elas — fundamentadas em informações.

cultura data driven

Tomar decisões eficientes, embasadas em dados, para alcançar os melhores resultados. Essa é a máxima da cultura data driven, que nada mais é do que uma metodologia inovadora na gestão de informação que visa, entre outras coisas, maximizar nas empresas a busca pela satisfação dos clientes. Tudo isso a partir de inteligência de mercado e processos otimizados de coleta e análise de dados.

Tal conceito tem sido aplicado por gigantes do mercado global, como Netflix, Amazon e Marvel. A cultura de dados, na verdade, já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade.

Ela é uma estratégia essencial para se destacar e alavancar os negócios.

É justamente por isso que decidimos fazer este artigo: explicar o que é data driven, como implementar essa cultura na sua empresa e quais benefícios ela pode gerar.

Confira agora como as métricas de atendimento podem potencializar o marketing digital na TI. Baixe o infográfico!

O que é cultura data driven?

A cultura data driven, ou cultura orientada por dados, consiste em uma prática de colocar os dados no centro das decisões. Ou seja, para se tornar data driven, sua empresa precisa adequar as estruturas para que as ações sejam — todas elas — fundamentadas em informações.

Nessa perspectiva, a tomada de decisão com base em dados ganha importância e protagonismo em detrimento das estratégias postas em prática sob orientação intuitiva ou sustentadas por experiências passadas.

Assim, para que essa cultura se fortaleça e seja possível no âmbito da gestão empresarial, é necessário estabelecer métodos eficientes de coleta e análise de dados. Para tanto, são adotadas tecnologias de ponta, como:

  • Business Intelligence
  • Business Analytics e
  • Big Data.

Podemos dizer, ainda, que a cultura data driven é um modelo de gestão racional cuja função genérica é organizar informações reais, palpáveis, objetivas e relevantes para a empresa para fazer planejamentos.

De modo específico, já destacamos aqui no blog como a cultura data driven pode, por exemplo, otimizar o atendimento ao cliente para identificar gargalos, anomalias e encontrar soluções para esses problemas, com vistas a alcançar satisfação e fidelização.

Fundamentos da cultura data driven

Para implementar a cultura data driven na sua empresa, é preciso atentar para alguns fundamentos importantes, como a democratização dos dados, a garantia da qualidade das informações e a governança de dados.

Em primeiro lugar, quando falamos em democratizar os dados, queremos dizer, afinal, que é necessário torná-los disponíveis, facilmente compreensíveis e transparentes a todos os colaboradores e departamentos da organização.

Além disso, é indispensável que essas informações sejam reais, confiáveis e consistentes. Ou seja, precisa-se garantir a qualidade dos dados, pois eles são ativos da gestão empresarial.

Por último, vale destacar que uma organização data driven deve contar com uma base de governança de dados, permitindo a criação de fluxos de informações e armazenamento a partir de um único lugar.

Como implementar a cultura data driven na empresa?

Existem muitos elementos a se considerar para implementar a cultura data driven na empresa. No tópico anterior, citamos três fundamentos dessa metodologia que faz parte dos processos de gestão e decisão. Confira mais algumas dicas a seguir.

Invista em tecnologia

Na prática, é necessário investir em boas práticas de coleta e análise de dados, ou seja, ter um sistema tecnológico que permita você captar informações de modo sistemático, organizado, automatizado e rotineiro. A adoção de recursos como EPMs, ERPs e CRMs, além de softwares com foco em atendimento e comunicação interna é uma possibilidade interessante.

[eBook] Como medir o sucesso da sua empresa?

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Defina o público-alvo da empresa

Além disso, é preciso definir o público-alvo da empresa. Para chegar a essa definição, inclusive, as informações também são imprescindíveis. Mas por que essa delimitação é importante? Porque as análises serão mais focadas e, portanto, mais qualificadas. Afora que todo negócio precisa saber, com exatidão, quem pretende atingir, não é?

Transforme a cultura organizacional

Outro passo é mudar a cultura organizacional do negócio. Isso porque é muito difícil alguns gestores abrirem a mente para novas ideias e formas diferentes de gestão, como a tomada de decisões centralizadas na análise de dados e não em achismos e opiniões.

Para a sua empresa ser data driven, afinal, ela precisa colocar os dados em primeiro lugar e preparar uma estrutura para que isso seja possível.

Tenha uma equipe qualificada

É necessário, ainda, contar com uma equipe de colaboradores preparada para alcançar os resultados esperados por meio da cultura data driven. Profissionais com conhecimento técnico, capacidade de análise crítica e visão estratégica são fundamentais para fazer a estratégia dar certo e o negócio prosperar.

Planeje suas ações

A criação de uma estratégia é essencial para colocar a cultura data driven em prática. Ou seja, é indispensável fazer um planejamento e trabalhar com dados como base para decisões. Nesse sentido, definir objetivos, estabelecer prazos, especificar os tipos de dados a serem colocados e a forma de armazenamento são iniciativas fundamentais.

Transforme insights em decisões acertadas

Por fim, é importante transformar os dados sistematizados por programas de Business Intelligence e Business Analytics em ideias e decisões criativas e impactantes.

Afinal, o objetivo supremo da cultura data driven é subsidiar os tomadores de decisões com dados reais, confiáveis e qualificados, não é?

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Quais os principais benefícios da cultura data driven?

Agora que você já sabe as diretrizes essenciais para implementar a cultura data driven em sua empresa, é válido visualizarmos rapidamente algumas das principais vantagens desse conceito, quando o assunto é mineração de dados, não é mesmo?

Em linhas gerais, entendemos que a cultura data driven fornece muitos benefícios às empresas. Entre eles, podemos destacar os seguintes:

  • atualização de tecnologias e reestruturação de práticas e metodologias;
  • integração da gestão de dados com sistemas em nuvem, que aumentam a capacidade de armazenamento e de acesso às informações;
  • mudança de mentalidade por parte dos gestores e colaboradores;
  • otimização de processos e melhora nas tomadas de decisão;
  • segmentação de mercado e de público-alvo mais eficiente e clara;
  • foco nas necessidades, expectativas dos clientes.

Poderíamos ficar aqui citando muitos outros benefícios sobre a aplicação da cultura data driven em sua empresa, principalmente a profissionalização da gestão, que se torna muito mais racional, equilibrada, estratégica e visionária. Não à toa grandes empresas de sucesso no mundo trabalham suas ações orientadas pela cultura de dados.

E aí, gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage no Facebook para ter acesso a mais artigos e ficar por dentro de todas as novidades!

Teste o Movidesk grátis