6 dicas para melhorar o treinamento de equipe da sua empresa

O treinamento de equipe não pode ser visto como um evento único, pois, na verdade, é um processo que tem início antes da capacitação e continua mesmo após sua conclusão. Por isso, antes de começar a planejá-lo, é importante avaliar de forma cuidadosa todas as etapas desse processo para conseguir melhores resultados.

Neste artigo, selecionamos os principais pontos que precisam ser levados em consideração no planejamento e execução de um treinamento eficaz na sua empresa. Confira!

Qual a importância do treinamento de equipe?

Antes de iniciar o planejamento de uma capacitação, uma das coisas mais importantes que você precisa saber é a importância e o impacto que essa ação pode causar dentro da sua organização.

Se o seu objetivo é melhorar o desempenho e as habilidades dos colaboradores, você está no caminho certo.

Mas antes de pensar em qualquer capacitação, você precisa saber o que o seu time realmente precisa. É por isso que é importante avaliar o que é mais necessário no momento para a sua equipe e também ser capaz de mapear melhor um plano de ação para o funcionamento desse processo ao longo do tempo.

Dessa forma, com o conhecimento das necessidades dos colaboradores, você terá uma indicação mais clara sobre os melhores tópicos de treinamento, formatos mais adequados, duração ideal e quem poderá ser responsável por sua realização.

Por que investir no treinamento do seu time?

A capacitação é uma componente chave para o sucesso de qualquer negócio. Ela permite melhorar as habilidades de seus colaboradores, o que pode impactar diretamente em como sua empresa cresce e se desenvolve.

Treinar e encorajar profissionais a adquirir novas competências pode trazer grandes ideias e novos pontos de vista. Como resultado, os departamentos tendem a melhorar a qualidade de suas entregas e gerar melhores resultados.

Além disso, a influência de cada colaborador praticando o que foi aprendido e ensinando uns aos outros faz toda a diferença na rotina profissional.

Dessa forma, temos 4 bons motivos para você investir no treinamento do seu pessoal. Confira!

  1. Os funcionários são o melhor patrimônio de sua empresa, portanto, é preciso investir neles.
  2. O treinamento de pessoas é mais do que apenas aprender coisas novas e praticar habilidades. Trata-se de construir confiança e relacionamentos dentro da organização.
  3. Você não pode esperar que as pessoas tenham um desempenho de alto nível se elas não são valorizadas ou não têm qualquer benefício em seu papel dentro da empresa.
  4. Oferecer treinamentos pode parecer uma despesa, mas a verdade é que esse é um investimento no crescimento sustentável da sua empresa e na melhoria de resultados.

Quais os benefícios de capacitar sua equipe?

A capacitação tem tudo a ver com conseguir que as pessoas façam as coisas que já fazem de forma mais eficiente e mais produtiva. Dessa forma, ela ajuda os colaboradores a tirarem o máximo proveito de sua força de trabalho e, assim, obter resultados melhores.

Além disso, esse processo pode ajudar a diminuir a rotatividade de pessoas, tanto porque melhora o desempenho geral da equipe, quanto porque contribui para que o seu time se sinta mais valorizado ao perceber que a empresa está interessada no seu crescimento.

Entre os principais benefícios dessa estratégia, temos:

Crescimento e desenvolvimento

O investimento no treinamento do seu pessoal também mantém sua força de trabalho atual feliz, dando-lhes oportunidades de crescimento e avanço dentro de suas funções atuais — ou mesmo novas ocupações. Isso ajuda a criar um sentimento de pertencimento entre os colaboradores, que sentem-se valorizados pela gestão e recompensados por seu trabalho.

Trabalho em equipe

O treinamento das pessoas ajuda os colaboradores a trabalharem juntos de forma mais eficiente, o que significa melhor comunicação e fluidez de processos. Dessa forma, contribui para a melhoria do trabalho entre os colegas e disponibiliza oportunidades para que eles possam se conectar mais.

Lucros maiores

Investir em programas de treinamento influencia diretamente no desempenho da sua equipe, contribuindo para o aumento do lucro no longo prazo. Esses resultados podem não aparecer de imediato, mas com maior conhecimento, produtividade e bem-estar, constrói-se um terror propício para o sucesso da sua empresa.

Como montar um treinamento excelente para sua equipe?

Um bom treinamento deve ser estruturado com ações específicas para as necessidades da organização e de seus colaboradores. Confira abaixo algumas dicas de como conseguir os melhores resultados com essa estratégia a partir de um planejamento eficaz.

Diagnóstico e Levantamento das necessidades

As equipes de RH estão sempre pensando em como ajudar a melhorar o desempenho e as habilidades dos colaboradores. Mas antes que você possa pensar em qualquer treinamento, é preciso saber o que sua equipe está precisando.

É por isso que antes de mais nada é importante avaliar o que é necessário no momento para seu time e mapear um plano de ação para o treinamento de pessoas ao longo do tempo.

Consideração do perfil dos colaboradores

A segunda coisa que você precisa saber para fazer o seu planejamento de treinamento é que será necessário realizar um estudo sobre os conhecimentos, habilidades e posição de cada profissional dentro da empresa.

Da mesma forma, também é necessário identificar seus pontos fortes e de melhoria, a fim de não perder tempo com algo que já conhecem ou que podem aprender com mais facilidade na própria rotina de trabalho.

Uma vez reunidas todas essas informações, você poderá determinar seu nível de competência e o que eles precisam para melhorar seu desempenho ou alcançar novas metas que requerem novas habilidades ou conhecimentos.

Portanto, é necessário considerar o perfil de cada um, fazendo com que a capacitação seja baseada em seus interesses e suas habilidades. Contudo, se você não conhecer bem seus colaboradores, não será capaz de criar um programa de treinamento eficaz.

Objetivos do treinamento

O treinamento de pessoas é uma ótima maneira de ajudar os membros de sua equipe a melhorar suas habilidades e, consequentemente, os resultados da sua empresa.

No entanto, existem também razões mais específicas para se oferecer esse tipo de capacitação. Algumas delas são:

  • Ajudar os colaboradores a aprender novas habilidades e, assim, a fazer melhor seu trabalho. Essas habilidades podem ser técnicas como, por exemplo, como usar um novo software ou equipamento, ou então os chamados soft skills, como a comunicação eficiente e gestão de tempo.
  • Melhorar o trabalho em equipe, ajudando-os a se comunicar melhor uns com os outros de forma mais efetiva.
  • Dar aos profissionais oportunidades de crescimento na carreira, por exemplo, se alguém quiser passar para a gerência mas ainda não tiver experiência suficiente.
  • Fazer com que as equipes e a liderança alcancem os resultados e metas, tenham mais motivação e engajamento, aumento na produtividade e agreguem mais conhecimento à organização.

Orçamento

Já falamos da importância e das vantagens de fazer o treinamento da sua equipe. No entanto, é importante compreender que isso se trata de um investimento e, como tal, gerará um custo.

Dessa forma, é importante saber quanto os treinamentos vão custar do orçamento da empresa e se você tem essa verba para investir.

Por isso, é preciso levar em consideração a infraestrutura básica:

E, no caso de ser um treinamento online:

  • plataforma;
  • formato de mídia;
  • materiais complementares;
  • ferramentas para acessar (computador, celular, tablet, etc).

Tudo isso deve ser considerado no planejamento de qualquer capacitação, para evitar surpresas negativas ao longo do processo ou estourar o orçamento.

Formas de interação e relacionamento com os colaboradores

Ao planejar um treinamento, é essencial pensar na experiência do colaborador. Por isso, é interessante considerar os meios de contato que a equipe terá entre si, o treinamento sendo presencial ou não.

Isso porque para melhor aproveitamento, é importante que eles troquem informações, ideias e conhecimentos durante o processo.

Em uma capacitação presencial a comunicação normalmente é mais fácil, mas pensar em fazer alguma dinâmica pode favorecer ainda mais esse processo.

Já para o treinamento online, você deverá pensar também em outras questões como se eles precisam responder a alguma atividade ou como promover essa interação entre os participantes.

Parceiros

Em diversas tarefas diárias precisamos de outras pessoas ou empresas para nos ajudar. Para criar um planejamento de treinamento não seria diferente. Isso porque você pode precisar de parceiros para ajudar a oferecer treinamentos, utilizar plataformas específicas e, em alguns casos, até mesmo softwares.

Com a formação de parcerias você poderá obter descontos em plataformas ou com instrutores, por exemplo, além de outras vantagens.

No entanto, é importante não se esquecer de olhar para os talentos da sua equipe. Os profissionais do seu time têm conhecimentos específicos que podem transmitir para outros colaboradores. Fazer uma capacitação interna é uma excelente forma de compartilhar as habilidades entre as pessoas da sua organização com um custo menor. Mas importante: isso não elimina a necessidade de investir em treinamentos externos e completos.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir a importância de capacitar sua equipe e os benefícios da estratégia. Também viu que esse deve ser um esforço contínuo e não apenas uma iniciativa isolada para que gere resultados a longo prazo para seu negócio.

Por fim, conferiu as principais dicas de como planejar um treinamento eficaz que desenvolverá os profissionais da sua organização, estimulando o seu desenvolvimento. Investir na capacitação e no desenvolvimento dos seus colaboradores é essencial para o crescimento da sua empresa.


Este guest post foi produzido por Daina Solart, Analista de Marketing de Conteúdo da Abler, empresa de Curitiba-PR que possui um software de gestão de recrutamento e seleção. A Abler tem o objetivo de co-criar soluções que promovem conexões entre empresas e candidatos.