A importância de ter um site responsivo para melhorar seu atendimento

Oferecer um site responsivo é fundamental para garantir a satisfação do usuário. Nesse post, a Agência Digital Oblige explora a importância do recurso.

Site responsivo

Você sabe o que é um site responsivo e como ele pode te ajudar a melhorar o atendimento com mais de 79 milhões de usuários? Se ainda não tinha ouvido falar disso, vem com a gente, que vamos te falar sobre o assunto!

Pode ser que esteja se perguntando de onde vem esses 79 milhões de usuários que falamos acima. É simples: esses são apenas os que têm o hábito de acessar sites pelo celular. Isso porque nem estamos falando aqui dos outros usuários que utilizam um site por meio de notebooks, tablets e outros aparelhos com configurações diferentes.

A tendência é que a taxa de visualização das páginas em celulares cresça em 109% nos próximos anos e ter um site responsivo é a única maneira de prestar um atendimento melhor. Entenda mais a seguir!

O site responsivo é importante para a experiência do usuário

Esse tipo de site é construído com layout que se adapta a vários formatos de tela, seja em um computador, notebook, tablet ou celular, sem que a qualidade do conteúdo (como imagens e textos) seja prejudicada.

Experiência do Usuário ou User Experience (UX) é um conjunto de fatores e elementos que são relacionados à interação de alguém ao serviço, produto ou sistema, para gerar percepções positivas ou negativas.

Ao possuir um site que pensa no UX, cada usuário que acessa o endereço da sua empresa tem uma boa impressão da sua marca e consegue entender de forma clara tudo o que você está oferecendo. No final, o resultado será positivo e trará um número maior de conversões, já que o visitante passará mais tempo no site e terá mais chances de comprar.

A preferência no ranqueamento é para sites responsivos

Quando você pesquisa algo no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa, existem alguns fatores a serem levados em conta para que uma página apareça antes de outra como resposta para o que o usuário procura.

Além da qualidade do conteúdo, termos chave (ou palavras-chave) e tempo de carregamento, o site responsivo é valorizado por esses mecanismos por serem melhores para os usuários. Por isso, se quer ter chances de aparecer nas primeiras páginas do Google, deve investir em páginas responsivas.

Um site responsivo carrega mais rápido

Claro que esses tipos de sites são desenvolvidos para todos os aparelhos, mas eles visam mais os dispositivos móveis, que nem sempre possuem altas velocidades de internet. 

As páginas são feitas de forma mais leve para que servidores lentos sejam capazes de carregar e isso resulta em um site mais rápido ao abrir, evitando que o usuário o abandone antes de saber o que tem lá.

Em outras palavras, um site responsivo mais veloz faz com que mais clientes permaneçam na sua página e tenham mais informações de que precisam para decidir fechar um negócio com você.

A integração entre um site e as redes sociais aumenta a comunicação

Quando as suas páginas são feitas de forma responsiva, você aumenta a chance de integrá-las às redes sociais – o que é ótimo para a usabilidade e funcionalidade dos visitantes no seu site.

A cada dia, as redes sociais estão mais populares e atraem milhares de pessoas. Para ter ideia, muitos acabam lendo notícias e artigos por meio das redes, em vez de blogs. Já outros, usam as redes para ficarem antenados sobre o que acontece em seus sites favoritos.

Para fortalecer a marca, é importante usar a mídia social como aliada do seu site, abrindo possibilidades para que os visitantes compartilhem conteúdos e ainda os estimulando a ter várias ações que promovem as suas páginas. Ao oferecer um site responsivo, você consegue ter essas funcionalidades à sua disposição e ainda cria um vínculo maior com os usuários.

Existem vantagens únicas desse tipo de site

Você pode estar se perguntando: “o que eu ganho tendo um site responsivo, afinal?” E, pode acreditar, existem benefícios muito importantes para quem possui esse tipo de estrutura. Alguns deles são:

  • Legibilidade: os usuários não precisam aumentar as telas para ler o conteúdo;
  • Acessibilidade: não é necessário ter novos aplicativos ou softwares para conseguir navegar no site;
  • Layout intuitivo e leve: são sites simples e com botões fáceis de clicar, fazendo com que o usuário saiba quais ações tomar no site;
  • Maior visibilidade: como muita gente acessa as páginas da web pelo dispositivo móvel, ter um site responsivo acaba gerando mais visualizações nas páginas;
  • Otimização da experiência do usuário: conseguindo um período de tempo maior, terá também mais atenção do visitante, o que garante maior chance de negócio.

Custos menores e maior alcance da marca

Manter sites responsivos no ar e ter boas atualizações sempre que necessário não precisa de grandes investimentos, já que ela se adapta a formatos diferentes.

Isso acontece porque a manutenção dessas páginas é feita em plataforma única, o que acaba reduzindo os gastos para manter o seu site no ar.

Um outro ponto positivo é que tendo um design responsivo você consegue aumentar o alcance da sua marca e ultrapassar as barreiras tecnológicas e geográficas, deixando o seu site à frente dos concorrentes e mantendo bom relacionamento com os clientes.

Além disso, em sites responsivos você consegue captar mais dados do consumidor, já que terá mais visitas nas páginas e todos os elementos terão qualidade – e você deve saber que a coleta de dados é muito importante para a tomada de decisão.

E aí, já entendeu a importância de investir em sites responsivos?

Esse tipo de site tem como prioridade a experiência dos usuários para interagir com suas páginas e fazer com que elementos sejam exibidos para todos os dispositivos e em todas as conexões.

Se você veio até aqui, já percebeu que ter um site desse tipo pode:

  • Estabelecer presença online;
  • Conseguir mais propaganda com menores investimentos;
  • Reforçar campanhas publicitárias;
  • Aumentar as ferramentas de vendas;
  • Criar uma base de potenciais clientes e descobrir interesses para elaborar melhores estratégias de vendas;
  • Estar à frente dos concorrentes e diminuir a taxa de rejeição do site.

Se ainda tem dúvidas sobre o assunto e precisa saber mais sobre como conseguir bons sites responsivos, deixe um comentário e vamos te ajudar nessa missão!

Artigo produzido pela Agência Digital Oblige.

Deixe seu comentário