7 formas de aumentar as vendas com o Marketing Digital

Conhecer o seu público, investir no relacionamento com ele e produzir conteúdos relevantes são algumas formas de aumentar as vendas com o marketing digital. Quer saber quais são as outras? Confira agora nesse post, escrito pela Rock Content!

7 formas de aumentar as vendas com o marketing digital

A disputa pela atenção e os recursos do consumidor só aumenta e, por isso, é preciso encontrar maneiras criativas de melhorar o desempenho do seu negócio e conquistar mais clientes. A partir da aplicação de algumas estratégias e conceitos, é possível aumentar as vendas com o Marketing Digital.

Com a necessidade cada vez maior de as empresas atuarem no cenário online, o Marketing Digital se torna uma estratégia praticamente obrigatória. Afinal, se você busca aumentar o engajamento com o consumidor ou desenvolver a identidade da sua marca, por exemplo, não existe caminho mais eficiente.

Porém, esses não são os únicos objetivos dentro de um plano de marketing. A partir da execução de algumas ações e campanhas, é possível elevar a importância dessa estratégia na sua organização ao aumentar as vendas com o Marketing Digital. Com as práticas certas, é possível alcançar novos negócios.

Quer saber como a sua equipe de vendas pode se beneficiar das ações de Marketing Digital? Então, continue a leitura deste post, se aprofunde no conceito dessa estratégia, entenda por que ela é tão relevante no mercado corporativo e, é claro, fique por dentro das nossas dicas para aumentar as suas conversões. Acompanhe!

O que é o Marketing Digital?

Na prática, o Marketing Digital representa um conjunto de ações e estratégias online para promover uma empresa, produto e/ou serviço. Ou seja, utilizar os recursos disponíveis nas mídias digitais para conseguir uma comunicação com o público-alvo de maneira mais personalizada, precisa e eficiente.

Nesse sentido, a transformação digital modificou a forma como o consumidor se comporta e não basta oferecer um produto de qualidade ou melhor preço do mercado. Hoje, é fundamental estar presente nas diversas plataformas digitais e, assim, estreitar o relacionamento com o consumidor, aumentar a relevância e conquistar novos negócios.

Como isso é feito na prática? A partir de ações como:

Assim, é possível impactar o consumidor com ações que promovam um produto e/ou serviço, por exemplo.

O Marketing Digital tem o mesmo conceito e objetivo do marketing tradicional, mas aplicado para o cenário online. A versão digital, inclusive, tem algumas vantagens em relação ao conceito físico: o monitoramento em tempo real do desempenho de cada ação e o retorno exato sobre cada investimento.

Com as ferramentas e soluções disponíveis, é possível conhecer a fundo o comportamento do consumidor, ao verificar o seu histórico de compras, páginas mais visitadas, localização, enfim, informações que podem tornar o trabalho de conversão mais simples, oferecendo o produto certo no momento mais propício para fechar uma venda.

Qual a relevância dessa estratégia para as empresas?

Migrar os serviços de uma empresa para as plataformas digitais é mais do que um diferencial — é uma exigência para quem quer ter sucesso. Afinal, com a mudança de comportamento do consumidor, é fundamental ser relevante no mundo online e aparecer para os usuários nos principais canais da internet.

O Marketing Digital, então, passa a ter uma função importante nesse trabalho, já que é a partir de algumas das suas estratégias que você consegue se destacar nas mídias digitais. Seja por meio de anúncios pagos, seja com a produção de conteúdo relevante para blogs e landing pages, é preciso aparecer se você quiser ter sucesso nas vendas.

Um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 97% dos usuários realizam pesquisas na internet antes de finalizarem uma compra em alguma loja física. Isso reforça ainda mais a importância de ser relevante digitalmente.

Quais são as 7 formas de aumentar as vendas com o Marketing Digital?

Você já sabe o que é, e qual a importância da estratégia. Então, é hora de saber, na prática, o que você precisa fazer para aumentar as vendas com o Marketing Digital. A seguir, listamos 7 dicas que você deve colocar em ação para colher os melhores resultados possíveis!

1. Conheça o seu público

Qualquer ação de publicidade precisa impactar de alguma forma quem você quer convencer a comprar ou conhecer um produto e/ou serviço, certo?

Para isso, é importante conhecer quem é a pessoa ou o público que você quer conquistar. Para aumentar as vendas com o Marketing Digital, é essencial definir uma persona.

Ou seja, a criação de um perfil semifictício que representa o seu cliente ideal. Ele vai ter nome, idade, preferências, hobbies, desafios, objetivos, enfim, o máximo de informações possíveis e, assim, você poderá personalizar e segmentar ainda mais as suas ações e campanhas de comunicação.

2. Invista no relacionamento

Com a persona estabelecida, você já sabe com quem tem que se comunicar, e é preciso se aproximar desse cliente ideal. Por isso, técnicas como o marketing de relacionamento são fundamentais. A partir delas, você vai fortalecer a relação entre empresa e consumidor, criando uma relação de confiança.

Esse é o primeiro passo para a tão sonhada fidelização, fundamental para superar a concorrência. Ao implementar ações que façam o cliente se sentir valorizado pela sua empresa — com um atendimento diferenciado, por exemplo —, isso contribui para aumentar as vendas com Marketing Digital.

3. Produza conteúdos relevantes

A internet está repleta de informações e, para se destacar aos olhos do consumidor, é preciso produzir conteúdo relevante. Umas das estratégias do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo, ou seja, a publicação de materiais e artigos relevantes para o consumidor, que possam atrair mais visitantes para as suas páginas.

Além disso, esse trabalho influencia diretamente o processo de estabelecimento da sua marca como autoridade do assunto. Não por acaso, ao escrever sobre o seu segmento de atuação, a marca passa a ser vista como referência na área, educando o mercado e ganhando ainda mais a confiança do consumidor.

4. Utilize os canais corretos de comunicação

O objetivo de conhecer a fundo quem você quer conquistar é, justamente, poder oferecer um conteúdo, serviço e produto personalizados.

Porém, nada disso vai funcionar se você não utilizar os canais corretos para se comunicar com o usuário. É preciso identificar as plataformas mais eficientes para se relacionar com o consumidor.

Caso a persona passe horas nas redes sociais, é importante fortalecer a sua presença nessas plataformas. Com a publicação de conteúdos ricos e a interação com os usuários, você aumenta o engajamento. O mais importante é disponibilizar as mais variadas opções para que o cliente escolha aquela que mais agrada a ele.

5. Teste ferramentas, técnicas e soluções

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é a quantidade de recursos disponíveis para tornar o seu trabalho mais preciso.

Um deles é a automação de marketing, que permite que você torne alguns processos mais eficientes, com ferramentas que realizam a segmentação dos leads, indicando os mais propícios a serem convertidos.

Inclusive, técnicas como o SEO (Search Engine Optimization) ajudam na produção de conteúdo, com ações que geram um maior destaque para os artigos publicados em seu blog. As opções são muitas e, por isso, basta encontrar a solução ou ferramenta que melhor se encaixa nos objetivos da sua empresa.

6. Tenha um site responsivo

Quando falamos em um e-commerce, a loja virtual deve ser tratada da mesma forma que a loja física, isto é, tornando o ambiente mais agradável e propício para que o consumidor realize uma compra.

Contar com um site responsivo, que se adapte aos diferentes dispositivos de acesso, é uma necessidade cada dia maior. Para você ter uma ideia, a pesquisa da CNDL e SPC Brasil indica que 61% dos usuários realizaram compras por meio de aplicativos das lojas em smartphones ou tablets.

Diante disso, é preciso se adaptar e fornecer as opções necessárias para que o consumidor se preocupe apenas em finalizar a compra com a sua empresa.

7. Monitore todas as suas ações

Outro ponto essencial para que você consiga, de fato, aumentar as vendas com o Marketing Digital é o monitoramento das suas ações. O trabalho é constante ao aplicar essas técnicas, sempre em busca de formas de otimizar o desempenho das suas campanhas e estratégias, evitando ações que não gerem resultados positivos.

O objetivo é tornar cada campanha mais eficiente, aumentando, por exemplo, o ROI (Retorno Sobre Investimento) das ações de Marketing. Além do mais, ao acompanhar de perto o desempenho dos seus processos, você está aprimorando o trabalho realizado, o que torna mais fácil causar um impacto ainda maior no consumidor.

Com a execução e aplicação correta das diferentes estratégias e técnicas de Marketing Digital, a tendência é de que a sua empresa consiga se destacar no cenário online e, assim, aumente as chances de gerar novos negócios. Com tantos recursos e ferramentas disponíveis, é possível conseguir mais conversões com o conceito.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas com o Marketing Digital, que tal conhecer outras maneiras de tornar as suas ações e campanhas de comunicação ainda mais eficientes? Confira o nosso artigo e aprenda a aplicar a análise SWOT em sua estratégia de Marketing Digital!

Artigo produzido por Vitor Peçanha, co founder da Rock Content – empresa especializada em Marketing de Conteúdo.