Skip links

Descubra os benefícios de utilizar um sistema de Help Desk

Descubra os benefícios de utilizar um sistema de Help Desk

Descubra os benefícios de utilizar um sistema de Help Desk

Um sistema de Help Desk pode ajudar as empresas a resolver problemas de tecnologia mais rapidamente e permite que os departamentos de TI trabalhem com mais eficiência. Como? Em termos simples, fazendo a organização da informação, simplificando os fluxos de trabalho e eliminando muitos processos manuais.

Mas não para por aí, e é para detalhar os benefícios de um bom sistema de Help Desk que elaboramos este artigo. Acompanhe!

1. Um sistema de Help Desk ajuda a controlar os chamados

Sempre que um usuário abre um chamado para que a equipe de TI lhe preste suporte em um determinado problema ou dúvida, é preciso acompanhar o desenrolar desse atendimento. Logo, com um bom sistema de Help Desk é possível fazer o registro do primeiro contato e seguir atualizando as informações.

Assim, além de agilizar o atendimento e verificar a satisfação do usuário atendido, é possível verificar qual o tempo médio da resolução dos chamados e verificar a evolução dos atendimentos.

2. Ajuda a acompanhar e melhorar a produtividade dos atendentes

Da mesma forma, os controles que um bom sistema de Help Desk oferecem podem ajudar na melhoria do atendimento dos analistas de suporte. Isso porque é possível gerar relatórios que demonstram quantidades de atendimento e também receber feedbacks dos usuários — eles podem imputar opiniões ao finalizar sua parte do chamado.

Logo, o sistema serve como um parametrizador de atividades e também oferece métricas que ajudam a mensurar a produtividade de cada analista. Isso, para os gestores, é uma ferramenta muito importante.

3. Oferece dados que justificam os investimentos no departamento de TI

Como um banco de dados que registra todos os atendimentos feitos pelo departamento de TI para os usuários, o sistema de Help Desk também pode auxiliar na hora de mensurar os resultados da equipe. Com relatórios bem detalhados dos serviços prestados, o gestor de TI pode justificar investimentos, pleitear orçamentos, enfim, tem insumos informacionais para demonstrar a importância do departamento à diretoria da empresa.

4. Melhora o atendimento ao cliente

Não importa se o cliente do departamento de TI é a equipe interna da empresa ou se é o consumidor. Com um bom sistema de Help Desk é possível melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente.

Isso porque o software integra os processos, pode alinhá-los com a política de atendimento da empresa, além de ser uma fonte de registro e coleta de informações sobre as principais dúvidas e os principais problemas dos usuários. Logo, tendo estes dados em mãos, é possível trabalhar para que o atendimento esteja sempre em melhoria contínua.

5. Evita erros e retrabalhos

Por fim, um benefício muito importante: com um bom sistema de Help Desk, o departamento de TI tende a diminuir consideravelmente os erros e retrabalhos. Isso porque os atendimentos são todos registrados e podem ser consultados a qualquer momento, permitindo, inclusive, que os atendentes sanem as dúvidas dos usuários antes mesmo de encaminhá-las para os responsáveis.

Sem o sistema, é muito comum que a mesma solicitação seja atendida por várias pessoas, o que torna tudo muito improdutivo, e gera erros e desencontros de informações.

Você já conta com um bom sistema de Help Desk em sua empresa?

Aproveite para compartilhar essas ideias com seus contatos nas redes sociais!

Escreva um comentário