Como aumentar o faturamento? 7 estratégias para agências de marketing

Para aumentar o faturamento da sua agência de marketing, você precisa conhecer bem o seu serviço; saber qual o seu propósito; treinar a sua equipe; oferecer serviços exclusivos; otimizar sua precificação; trabalhar o pós-venda e a fidelização; investir em tecnologia e automação.

aumentar o faturamento

Independentemente do seu segmento, manter uma base razoável de clientes é uma de suas principais prioridades. Se você deixar muitos leads passarem sem um bom atendimento ou não tiver uma estrutura adequada para atendê-los, logo verá uma queda considerável na sua rentabilidade. Para poder acompanhar o mercado e continuar crescendo, você precisa saber como aumentar o faturamento da sua agência ao longo do tempo.

Um esclarecimento importante aqui é que você não deve confundir faturamento e lucro enquanto faz seu planejamento. O faturamento diz respeito ao total recebido pelas vendas e serviços prestados. O lucro, por sua vez, se refere ao valor excedente obtido após cumprir com todos os custos de produção e despesas. É a parte que não será usada para cobrir qualquer gasto da empresa.

Em todo caso, ter um faturamento mais alto é um bom ponto de partida para elevar a rentabilidade do seu negócio. Em muitos casos, o primeiro investimento tem efeito de longo prazo, fazendo com que cada mês seja um pouco mais lucrativo. Para que você alcance esse resultado, listamos aqui algumas dicas e estratégias que pode usar. Confira!

Como aumentar o faturamento: Kit completo para atendimento em agências

1. Conheça bem o seu serviço

O primeiro passo para obter melhores resultados com suas vendas é entender quais são os processos envolvidos no seu trabalho. Afinal, se você mesmo não entende como o seu serviço funciona, é bem difícil entregá-lo com a qualidade necessária para atrair e reter os melhores clientes disponíveis.

Sendo assim, antes de começar a fazer novas propostas de negócio, comece a tomar nota de todos os seus processos, especialmente aqueles que afetam diretamente a qualidade do serviço. Inclua todos os custos envolvidos, tanto em dinheiro quanto em tempo, e você terá uma base bem mais sólida para tomar outras decisões que afetam o faturamento.

2. Saiba quem é o seu público

Não tem como aumentar o faturamento de um negócio se você não conhece seu público de perto. Isso não significa que você precisa ter uma conversa cara a cara com cada um dos seus leads e saber do dia deles, mas é importante entender o perfil desse público e como você pode adequar suas práticas e esses grupos.

Um bom ponto de partida aqui é fazer pesquisas de mercado. Estude um pouco mais sobre o tipo de cliente que você recebe, quais são suas principais demandas, em quais locais ou canais eles estão presentes, o que eles pensam sobre sua marca, entre outras informações relevantes. Isso não só ajudará a prestar um melhor serviço como também dará foco a várias outras decisões.

3. Treine sua equipe

Mesmo com os melhores processos e ferramentas, o que mais pesa nas suas chances de fechar negócio é a capacitação do seu time. Vendas, atendimento, suporte, atividades de BackOffice, todos eles precisam estar na mesma página para garantir que sua empresa atraia mais leads e feche mais vendas ao longo do tempo.

Para alcançar esse objetivo, você precisa investir em bons programas de treinamento para seu time. Afinal, sem capacitação, você não pode esperar que eles façam muito pela empresa. Isso é especialmente importante para o time de vendas, que está em contato direto com os leads e trabalhando para fechar negócio. Técnicas de abordagem, adequação da linguagem, entre outros fatores, são vitais para assegurar mais conversões.

4. Ofereça serviços exclusivos

Exclusividade é uma característica muito valorizada por vários clientes. Não basta que eles tenham um serviço de alta qualidade. Eles querem algo que não possa ser obtido em nenhum outro lugar ou uma combinação única de fatores que só você possui. Quanto mais raro é um serviço, mais ele tende a ser valorizado pelo público.

Além disso, se você atende apenas um grupo seleto de clientes por vez, prestando uma atenção mais dedicada a cada um deles, seu trabalho ganha muito mais visibilidade. O importante é fazer com que os clientes se sintam especiais e únicos durante o processo de atendimento.

5. Otimize sua precificação

O valor que você cobra pelos seus serviços é outra coisa que sempre entra em jogo na hora de projetar seu faturamento. Preços muito altos geralmente levam a um número bem menor de conversões, enquanto um valor mais baixo diminui bastante o desempenho. Felizmente, existe um ponto no qual a relação entre conversão e faturamento é a mais alta possível.

Outra coisa interessante é que o preço também afeta a percepção do público em relação ao seu trabalho. Quando você vê um produto com preço muito baixo, os leads podem entender que seu serviço não possui qualidade alta suficiente para valer um preço regular. Em muitos casos, você encontrará pessoas dispostas a pagar um pouco mais pela garantia de um bom trabalho.

[Ferramenta] Qual é o nível de maturidade do seu suporte?

Jogada de craque

6. Trabalhe o pós-venda e a fidelização

Um dos maiores erros de muitos empreendedores é não pensar em como aumentar o faturamento depois de fechar negócio. Cada consumidor que sai satisfeito é também um novo lead com alto potencial de conversão no futuro. Se você souber como realizar o pós-venda, pode conseguir um cliente fidelizado para sua base.

Esses clientes são bem mais rentáveis, pois não exigem tanto investimento para realizar novas compras e são potenciais evangelizadores da sua marca. Com o tempo, essas pessoas podem proporcionar um faturamento bem mais elevado e consistente, o que também afeta positivamente sua lucratividade.

7. Invista em tecnologia e automação

Por fim, você deve diminuir o peso de certas tarefas no seu dia a dia de trabalho. A melhor forma de fazer isso é por meio da tecnologia, especialmente as ferramentas de automação. Há cada vez mais opções disponíveis para sua empresa nesse ponto.

Certos trabalhos, como a organização de arquivos ou a gestão de contatos, podem ser administrados mais facilmente com a ajuda de alguma ferramenta tecnológica, como sistemas de gestão, omnichannel, entre outras. Com esse investimento, você economiza tempo e energia para dedicar a outras tarefas mais rentáveis e melhora todo o atendimento ao cliente.

Como aumentar o faturamento e ainda garantir a satisfação do cliente

Com essas dicas, já foi possível entender como aumentar o faturamento da sua empresa, certo? Enquanto você continuar aprendendo sobre o mercado e aprimorando seus processos, pode converter pouco a pouco esse faturamento em maiores lucros também.

E, se estiver em busca de mais dicas para aprimorar suas conversões, veja nosso artigo explicando os principais tipos de negociação e suas aplicações.

Como melhorar o atendimento da sua empresa.