Skip links

Conheça 4 vantagens de utilizar SaaS na sua empresa

Conheça 4 vantagens de utilizar SaaS na sua empresa

Conheça 4 vantagens de utilizar SaaS na sua empresa

Uma das principais plataformas de serviços de cloud computing é a SaaS. Sigla para Software as a Service (que, em português, pode ser traduzido por “Software como Serviço”), esse modelo de negócios é caracterizado pela possibilidade de licenciar softwares por meio de assinaturas ou planos com pagamento regular. Consequentemente, a empresa pode tornar o seu custo com TI mais preciso e melhorar uma série de processos.

Quer saber mais sobre o SaaS? Então conheça as suas principais vantagens abaixo!

1. Gastos com licenciamento de software mais precisos

Os custos de licenciamento de software, muitas vezes, estão entre os principais fatores que contribuem para o peso do setor de TI no orçamento de uma empresa. Diante disso, reduzir esse gasto (ou torná-lo mais preciso) é um objetivo que faz parte do dia a dia de qualquer gestor de TI. Nesse sentido, o SaaS é considerado uma das melhores alternativas do mercado.

Com o SaaS, a empresa paga apenas pela quantidade de licenças ativas. Isso eliminará gastos com licenças de software que não estão em uso drasticamente. Além disso, a empresa poderá se preparar com mais antecedência em caso de projetos ou grandes mudanças estruturais.

2. Acesso rápido a novas funções por meio de atualizações

A atualização de softwares corporativos em grandes empresas é um processo burocrático e que pode demorar meses. Gestores de TI devem passar por rotinas de homologação de sistemas, criação de uma estratégia de migração e ainda lidar com problemas de incompatibilidade. No entanto, por meio do SaaS, grande parte desses inconvenientes é eliminada rapidamente.

Como uma nova versão pode ser distribuída rapidamente, o tempo necessário para testes e migração é reduzido. Assim, a empresa pode liberar o uso de novas versões em um prazo menor, melhorando os seus fluxos de trabalho com mais agilidade e segurança.

3. Falhas de segurança eliminadas rapidamente

A complexidade de vírus e malwares nunca foi tão grande. Ao longo dos últimos anos, hackers criaram ferramentas para capturar e roubar informações privadas, muitas vezes explorando falhas de segurança não descobertas pela empresa desenvolvedora de um sistema. Diante disso, o gestor de TI deve estabelecer uma política de segurança robusta e abrangente.

O uso do SaaS no ambiente corporativo elimina problemas de segurança com agilidade e precisão. A empresa passa a contar com um suporte mais ágil e um sistema eficiente de rastreamento de vulnerabilidades. Assim, problemas são encontrados e eliminados antes que causem um grande impacto nas rotinas do negócio.

4. Maior performance

A execução de softwares corporativos nem sempre é feita na melhor máquina do mercado. Nesse cenário, é crucial possuir uma ferramenta de alta performance, capaz de se adaptar a diferentes sistemas. Isso influenciará diretamente em todos os índices de produtividade e qualidade dos serviços prestados pelo negócio.

Como as ferramentas são executadas diretamente no navegador, o consumo de memória e capacidade de processamento local é reduzido. Consequentemente, a empresa terá acesso a uma ferramenta com boa performance em vários tipos de computadores, tablets e celulares.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das principais novidades sobre TI corporativa? Então curta a nossa página no Facebook e saiba de todas as novidades primeiro!

Escreva um comentário