Movidesk A Zenvia Company
Como usar o marketing visual para melhorar a comunicação com clientes

Como usar o marketing visual para melhorar a comunicação com clientes

O marketing visual tem provado ser uma forma poderosa de atrair a atenção do público. Considerando a importância de ter uma boa comunicação com clientes, as marcas precisam saber como usar recursos visuais em suas estratégias de conteúdo. 

Em uma sociedade altamente visual como a nossa, é preciso muito mais do que textos para que a comunicação seja efetiva.

É por isso que recursos visuais como banners, infográficos, ilustrações e vídeos se tornaram onipresentes nos materiais de marketing e hoje é difícil imaginar uma campanha que não tenha fortes elementos de design.

Mas frequentemente as imagens são tratadas como mero acompanhamentos para o texto. Para terem o impacto desejado, no entanto, é preciso que sejam planejadas e usadas com um propósito claro. 

Veja a seguir porque os recursos visuais estão melhorando a conexão entre marcas e clientes e tornando os esforços de vendas mais efetivos. 

Troca de informações constante

As marcas sabem que uma forma de perder clientes é deixá-los desinformados – especialmente no ambiente atual de incertezas.

Os consumidores precisam saber que as informações que desejam podem ser facilmente acessadas – e isso não significa apenas onde as informações estão disponíveis, mas também como são entregues.

Embora as empresas possam criar páginas de FAQ elaboradas ou postagens de blog que explicam o uso e os detalhes do produto, não se pode presumir que os clientes terão tempo para examiná-los.

É por isso que as marcas precisam criar mais recursos visuais que apresentem informações pequenas, tornando-as mais fáceis de absorver e lembrar.

E ao projetar recursos visuais, os profissionais de marketing podem condensar os aspectos mais importantes de suas mensagens e captar a atenção do público instantaneamente e comunicar de forma muito mais eficaz do que usando apenas palavras.

Por exemplo, um mapa mental como este pode explicar melhor os conceitos e as soluções oferecidas do que um texto para blog, porque todas as informações relevantes podem ser visualizadas ao mesmo tempo, e estão conectadas de forma que tenham sentido evidente.

mapa conceitual

Infográficos, tabelas e gráficos, como um gráfico de gantt ou um pictograma, também podem condensar as informações existentes em podcasts, blogs e vídeos — aumentando assim o alcance do seu conteúdo.

Veja como um pictograma, um tipo de gráfico que usa ícones e imagens para apresentar dados, destaca porcentagens e estatísticas de forma que a informação salte aos olhos rapidamente e faça sentido para o leitor:

template survey

Infográficos para redes sociais

As mídias sociais devem ser usadas para manter conversas e compartilhar histórias de marcas, além de criar uma rede que pode incluir executivos, funcionários e consumidores. 

Com isso em mente, elas são ideais para compartilhar conteúdo como gráficos e infográficos que ofereçam valor aos seguidores.

Lembre-se de que os canais de mídia social são amplamente usados ​​em dispositivos móveis e isso muda a forma como os consumidores interagem com as plataformas. Os usuários visualizam o feed rapidamente, e é por isso que os recursos visuais são tão importantes: eles prendem a atenção por tempo suficiente para que o texto tenha um impacto sobre eles.

E esses recursos visuais devem acompanhar uma variedade de postagens, resultados de pesquisas visualizados em gráficos, notícias do setor compartilhadas com ilustrações ou infográficos e apresentar as pessoas que fazem a empresa ser especial, por exemplo.

Ao usar recursos visuais, é importante lembrar que os canais têm suas especificações de imagem – verifique os tamanhos antes de desenvolver os recursos visuais. Por isso, o ideal é usar templates criados especialmente para cada rede social. Veja, por exemplo, esse carrossel para Instagram, que resume o conteúdo de uma postagem de blog em uma série de cinco imagens:

visual marketing

Visuais de marketing por e-mail

Apesar do grande número de canais disponíveis online, o marketing por e-mail continua a ter o melhor ROI.

Ter uma newsletter é uma ótima maneira de ficar em contato com sua base de clientes. e há muitas formas de fazer isso: os e-mails podem variar em tamanho, incluir apenas texto ou ser amplamente baseados em recursos visuais.

Para ter destaque, uma newsletter precisa ter um design atraente e oferecer conteúdo de valor para os assinantes. Ao invés de apenas enviar notícias sobre novos produtos e promoções, experimente entregar também conteúdos que sejam úteis para os clientes. Isso vai evitar que eles cancelem a assinatura ou excluam o e-mail sem ler.

Aproveite para demonstrar autoridade no seu nicho e compartilhe dicas interessantes com o seu público. As possibilidades para fazer isso nas newsletters são mais amplas do que nas redes sociais, por exemplo, então o uso de recursos visuais pode ser ainda mais explorado e usado para tornar os seus e-mails uma leitura atraente para o público. 

Veja um exemplo de infográfico que compartilha dicas de forma agradável e abrangente:

demonstrativos financeiros 1

Esse template dá dicas de design para criar demonstrativos financeiros visualmente atraentes, e materiais como esse devem ser seguidos de uma chamada para um post de blog ou landing page para aumentar as conversões e aumentar o tráfego do seu site.

Esses não são os únicos recursos visuais a serem incorporados a um boletim informativo – use vídeos, cabeçalhos para postagens e frases de destaque que sejam perceptíveis para tornar as campanhas de e-mail mais impactantes.

Outro tipo de recurso visual fácil de criar e que pode ser ao mesmo tempo útil para os seus clientes e promover seus produtos é uma árvore de decisão. Esse tipo de infográfico mostra opções e resultados de forma divertida e fácil de seguir. Assim, você ajuda o seu público a conhecer e decidir entre diversas opções de serviços e produtos que você oferece. Veja um exemplo:

Decision Tree Infographic Teal Real Estate Flowchart Template

Marketing de Vídeo

Os vídeos se tornaram uma ótima ferramenta para superar a superlotada esfera on-line. As marcas podem criar vídeos explicativos detalhando como sua empresa funciona, como usar seus produtos, as etapas necessárias em seus serviços ou contar a história de um produto através de uma linha do tempo.

Vídeos apresentando pessoas – como funcionários, clientes reais ou executivos – dão à marca um apelo mais humano.

Plataformas de mídia social como Instagram, Snapchat e TikTok têm opções de vídeo ao vivo que não requerem equipamentos ou altos valores de produção.

Destaque seus clientes

Mencionamos a importância de adicionar um ângulo humano ao seu marketing – e a melhor maneira de fazer isso é centralizar os clientes em seu marketing.

As pessoas adoram ver clientes reais defendendo seu relacionamento com uma marca – isso faz com que a empresa pareça mais atraente e confiável.

Destacar testemunhos em seu site, postagens em mídias sociais e em suas newsletters é uma boa maneira de mostrar o valor de sua marca aos clientes.

Tente incluir imagens de clientes reais junto com os depoimentos para torná-los mais verossímeis. O conteúdo gerado pelo usuário é outra forma de mostrar aos clientes em potencial como sua base de clientes existente interage com sua marca.

Conclusão

Fazer conexões com os clientes é um elemento central da construção da marca. Entender como os recursos visuais melhoram a comunicação facilita a conquista de mais clientes.

Descrevemos maneiras pelas quais o marketing visual aumenta a comunicação entre as marcas e seus seguidores. Com esse conhecimento, os profissionais de marketing são capazes de se envolver melhor com os usuários.

Arquivado em
mm
Escrito por

Somos a Movidesk! Damos base para as empresas crescerem de forma estruturada, com mais segurança e se mantendo próximas do cliente. Temos um software completo pra você usar o quanto quiser, com todas as funções disponíveis e um valor único por usuário.

Acesso
ilimitado a todas funcionalidades Movidesk por

R$199,90

por agente/mês