Conheça as principais habilidades que todo gestor de TI precisa ter

Você sabia que existem skills que todo gestor de TI precisa dominar? Isso acontece porque o setor de Tecnologia da Informação se tornou mais completo e mais estratégico ao longo do tempo, tornando esse profissional cada vez mais importante para o funcionamento das empresas.

Em virtude disso, o gestor dessa área passa a ser uma peça-chave para um melhor desenvolvimento da estrutura organizacional do negócio.

Além disso, ele trabalha ao lado de áreas como Produto, Atendimento ao Cliente, Contabilidade e Marketing, precisando ter algumas habilidades fundamentais para se destacar no mercado.

Por isso, listamos neste artigo as principais habilidades ou skills que o gestor de tecnologia precisa desenvolver ou até mesmo aprimorar para se tornar um profissional ainda mais completo.

Vamos lá e boa leitura!

Ter uma visão estratégica

O gestor de TI, atualmente, não lida apenas com máquinas e equipamentos, mas também com pessoas, empresas, gerenciamento de dados e, por isso, é importante desenvolver uma visão estratégica, para saber como encarar todas as informações e indicadores do negócio.

Essas métricas possibilitam a identificação das atuais tendências, bem como as do futuro também, além de auxiliar na hora de tomar decisões para aliviar possíveis problemas que possam surgir.

Sendo assim, um bom gestor de TI usa técnicas preventivas para otimizar os processos da empresa de forma estratégica.

Além disso, o negócio adquire mais competitividade no ramo, acompanhando os avanços tecnológicos e a transformação digital.

Saber solucionar problemas

Assim como é importante ter uma visão estratégica, também é importante que o gestor de TI saiba prevenir futuros problemas e solucioná-los antes mesmo de causar danos ao setor.

O gestor precisa ter uma ação proativa em todas as áreas do negócio. Deve perceber quando algo não está funcionando da maneira adequada, identificando possíveis problemas e apontando soluções eficientes.

Além disso, o profissional precisa desenvolver a habilidade de identificar o que é urgente e o que precisa ser solucionado antecipadamente. Assim, fica mais fácil evitar que problemas pequenos se tornem algo maior.

Acompanhar e entender as tendências

Os avanços tecnológicos são constantes e não param. Inclusive, hoje mesmo pode ser que surja alguma novidade relacionada a sua área. Então, acompanhar as transformações tecnológicas é muito importante para você se destacar no mercado.

Uma boa dica é: ler bastante, acompanhar as notícias, compartilhar informações com colegas da área e se manter sempre informado a respeito das melhores tendências.

Além disso, é importante lembrar que as tecnologias se complementam. As antigas nem sempre são descartadas, portanto, vale a pena estar preparado para fazer a integração do antigo com o novo, sabendo dosar e entender quais são as necessidades do negócio.

Ter conhecimento de liderança

O setor de TI é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa na atualidade. É lá que o gestor tem que mostrar seu verdadeiro conhecimento de liderança.

Esse profissional precisa demonstrar desenvoltura para relações interpessoais, liderando a equipe e mostrando sua habilidade comunicativa para motivar e conseguir extrair o que os colaboradores podem oferecer de melhor para a empresa.

Além disso, uma de suas funções é fazer com que sua equipe se mantenha produtiva, cumpra prazos e sejam proativos. Mas, lembre-se, o gestor não pode ser uma figura autoritária. As cobranças precisam ser sadias, respeitando os colaboradores e suas individualidades.

Engana-se quem pensa que habilidades de liderança são talentos e que não podem ser desenvolvidas por um profissional dedicado. Pelo contrário, no mundo corporativo os líderes devem se profissionalizar para evitar erros comuns ao liderar times.

Entre as principais habilidades de liderança que devem ser desenvolvidas pelo profissional de TI, estão:

  • Capacidade de tomar decisões: a rotina de um líder é tomar decisões, por isso esse profissional deve se habituar com essa tarefa. O ideal é que se cerque de informações confiáveis para assim facilitar esse processo.
  • Determinação e resiliência: a vida real quase nunca acontece exatamente como planejamos. O líder precisa ter resiliência para se manter determinado independentemente das dificuldades que a empresa passar. Isso é fundamental para não desmotivar a equipe.
  • Saber delegar tarefas e trabalhar em equipe: liderança é atingir metas, fazendo certo, junto com a equipe. Para isso, o líder deve saber delegar as tarefas e trabalhar lado a lado com a equipe para alcançar o resultado final.
  • Manter um equilíbrio emocional: esse ponto é essencial para que sua equipe se mantenha motivada e disposta a trabalhar na empresa. Um líder sem equilíbrio emocional pode afastar talentos e prejudicar imensamente a operação.
  • Resolver conflitos: por fim, é normal que acabem acontecendo conflitos entre integrantes de uma equipe. Para resolver essas questões, o líder deve desenvolver sua habilidade de resolução de conflitos de forma imparcial, respeitosa e visando o melhor resultado para a empresa.

E entre os principais mitos e erros de liderança que esse profissional pode acabar se atrapalhando, estão:

  • Acreditar que liderança é talento e apenas quem nasce como líder pode liderar;
  • Acreditar que gerência é o mesmo que liderança;
  • Acreditar que líderes não precisam trabalhar duro;
  • Sobrecarregar demais a equipe;
  • Não dar reconhecimento aos trabalhos realizados;
  • Acabar se tornando “chefe” ao invés de líder;
  • Não explorar os talentos naturais dos integrantes da equipe;
  • Deixar as metas de lado;
  • Esquecer de transmitir os valores da empresa;
  • Parar de estudar e se capacitar.

Ter disposição para sempre aprender

A área de TI em uma empresa está sempre se atualizando e evoluindo, consequentemente o gestor desse setor precisa acompanhar essa evolução. Por isso, o ideal é que ele esteja sempre se atualizando, estudando e se informando a respeito das novidades tecnológicas.

Inclusive, de acordo com matéria do O Globo, os profissionais de TI são os mais cobiçados pelas empresas e o mercado exige que eles acompanhem as mudanças do setor, capacitando-se, desenvolvendo habilidade de adaptação e procurando se atualizar sempre.

Além disso, o aprendizado não pode ficar restrito apenas à parte técnica da profissão. Habilidades comportamentais e de comunicação devem ser desenvolvidas para possibilitar uma melhor atuação no mercado.

Entender o negócio

Outra habilidade importante para um gestor de TI que deseja se destacar no mercado é saber compreender as necessidades dos variados setores da empresa.

Dessa forma, quando se possui um conhecimento mais amplo a respeito do negócio, fica mais fácil exercer uma boa comunicação entre os diversos setores, oferecendo o devido suporte e as ferramentas para otimizar os processos.

Entender demandas e oferecer um serviço proativo, diminuindo o retrabalho da equipe, fazem parte de um bom entendimento do negócio. Assim, evitam momentos críticos no setor, uma vez que o profissional estava preparado para as adversidades.

Dispor de conhecimento técnico

Nem só de liderança vive o gestor de TI. Nessa função, também é preciso saber colocar em prática todos os fundamentos técnicos necessários e, por consequência, orientar e liderar sua equipe.

As habilidades técnicas podem ser desenvolvidas por meio de cursos específicos ou até mais generalistas dentro da área de atuação. O importante é dispor de instrumentos que possibilitem a sua atuação no dia a dia.

Ter uma boa comunicação

A habilidade de comunicação também é de grande importância para gerentes de TI, uma vez que o mercado dispõe de muitas demandas para esses profissionais na área de infraestrutura das empresas.

Não existe possibilidade de o gestor conseguir dar conta de todas as demandas setoriais de um negócio se ele não dispuser de uma boa comunicação com a equipe. Portanto, saber se comunicar é uma soft skill para qualquer exímio gestor de TI.

Nesse sentido, quando se fala de boa comunicação, não se restringe apenas a uma boa gramática. É mais amplo que isso. Significa saber se expressar, ter empatia, bom relacionamento e saber ser preciso na hora de tomar decisões.

Conhecimento e atualização fazem parte do dia a dia do gestor de TI

Como foi possível perceber, a atuação do gestor de TI é imprescindível dentro da empresa. Esse profissional precisa estar em constante aprendizado, sempre desenvolvendo habilidades fundamentais para que seja possível se destacar no mercado e conquistar o sucesso.

Se você leu esse texto até o final, significa que você já tem o interesse por conhecimento que é muito valioso para um gestor de TI. Sendo assim, recomendamos que continue em busca de conhecimento por meio de:

  • Artigos e materiais online;
  • Newsletter de blogs de tecnologia;
  • Cursos online e presenciais sobre a área;
  • Fóruns de ti;
  • Pós-graduação na área.

Além disso, não se esqueça de evoluir as suas habilidades como líder, já que serão de extrema importância quando precisar gerenciar uma equipe de TI na empresa em que for trabalhar.


Este artigo foi escrito pela Nomus, empresa especialista na gestão de pequenas e médias indústrias através do sistema Nomus ERP Industrial.