Como o ERP te ajuda a fidelizar seu cliente

[Guest post] Nossos parceiros da GestãoClick explicam como utilizar o ERP para acompanhar e fidelizar os clientes da sua empresa. Confira!

ERP como ferramenta para fidelizar clientes

Adesão ao sistema ERP e clientes fidelizados são as melhores maneiras de manter o orçamento saudável.

Melhor do que ver novos clientes entrando é ter a satisfação de fidelizá-los. O sucesso de um negócio está em manter um equilíbrio entre novos compradores e estabelecer um serviço de pós-venda que faça aqueles que já foram convertidos comprarem mais vezes.

Fidelizar um cliente significa dizer que aquelas pessoas que já compraram seu produto ou serviço voltaram a sua empresa porque gostaram. Porém, essa fidelização está cada vez mais difícil. Toda vez que o consumidor vai às compras ele encontra uma variedade de opções para solucionar o seu problema.

Essa diversidade está fazendo com que os consumidores reduzam sua fidelidade à marcas e empresas.

Adquirir um novo cliente custa muito mais do que fidelizar um comprador já existente. Portanto, fica clara a necessidade de buscar estratégias que permitam uma parceria efetiva.

Neste contexto, o sistema ERP e clientes destacam-se como aliados da rentabilidade do negócio, seja para trabalhar na fidelização quanto para atrair clientes novos.

Veja como a implantação de um sistema de gestão ajuda a fidelizar clientes:

Acompanhamento do público-alvo

Uma das estratégias para fidelizar clientes é acompanhar o seu comportamento de compra. Ao entender melhor o seu perfil é possível criar estratégias específicas direcionadas para o público-alvo.

Para fidelizar clientes é preciso saber quais são as suas atitudes perante o mercado e preparar o negócio para suprir as suas necessidades.

Informações como idade, local que frequentam, produtos mais visitados, horário, meios de comunicação, são valiosas para definir quais as melhores ofertas e o marketing que será usado.

Ter um software ERP é uma ferramenta fundamental para a coleta de dados e relatórios sobre os clientes e as vendas. Assim, você consegue saber as áreas que merecem atenção especial, além de ajudar na hora de montar a melhor estratégia.

Atendimento personalizado

O bom atendimento é um diferencial. Não adianta somente ter excelentes produtos. Se o contato interpessoal não agrada provavelmente o cliente não retornará.

A empresa que atender o consumidor como ele gostaria de ser atendido, entregando uma experiência personalizada, o fará retornar à sua loja, para comprar mais.

Então, nada melhor do que dispor de ferramentas que te ajudem a entender as necessidades do cliente. 

Foco no pós-venda  

O pós-venda é um ponto crucial para fidelizar clientes. Se você entregar um serviço excelente, os clientes além de voltarem, também trarão seus novos compradores.

Nesta etapa, ERP e clientes merecem uma atenção especial, pois é necessário entrar em contato com quem comprou na sua loja tanto para avaliar como está a sua satisfação como também para ofertar outros produtos e serviços.

Esse contato deverá estar cadastrado de forma organizada e correta para facilitar o trabalho, podendo até ser feita de forma automatizada. Um bom sistema de gestão permite cadastrar clientes, acompanhar as vendas, encontrar rapidamente as informações e manter os dados seguros.

Neste contexto, ofereça um suporte multicanal no qual os clientes poderão entrar em contato rapidamente caso necessitem de algo. Responda individualmente e proponha soluções sempre que houver reclamações do consumidor.

Fique de olho nas redes sociais, estas ferramentas são um ótimo meio de comunicação e ajudam a ganhar a confiança dos consumidores.

Sempre que possível, verifique a satisfação dos seus clientes. Pesquisas são ótimas estratégias para fidelizar clientes, conferir informações e saber o que ele achou da experiência de compra.

Campanhas para valorizar os clientes

Campanhas de fidelização são excelentes para fidelizar clientes, uma vez que oferecem um estímulo para que eles voltem e comprem novamente na empresa.

Há diferentes maneiras de valorizar os clientes, seja enviando cupons de desconto em datas especiais, oferecendo descontos na próxima compra, criando programas de fidelidade com acúmulo de pontos para serem trocados por descontos ou produtos, entre outros.

Todas essas campanhas, para serem eficientes precisam ser bem planejadas e fazerem  parte do planejamento de marketing do seu negócio. Um software ERP permite a coleta dos dados e emissão de relatórios para identificar oportunidades e dar maior segurança nas decisões da empresa.

É possível também acompanhar o andamento das promoções e ver se estão dando o resultado esperado, caso contrário, possibilita ajustá-las a tempo.

ERP e clientes alinhados

Tenha a tecnologia como aliada na hora de fidelizar seus clientes. Além de ser fundamental para simplificar o dia a dia de qualquer negócio, um bom sistema de gestão online (ERP) é capaz de ajudar na estruturação de estratégias de marketing e fidelização de clientes.

Esse software oferece uma visão macro de todos os departamentos. Por meio de relatórios gerenciais, é possível filtrar os resultados e tomar decisões mais assertivas.

Para a fidelização de clientes é preciso primeiramente conhecer o seu público. E o ERP é um aliado para a organização e assertividade dos dados. Através de um software de gestão, você pode mapear as preferências, seja de mercadorias ou de meios de pagamento e criar um atendimento personalizado.

A atenção ao pós-venda também é facilitada, uma vez que você tem todas as informações centralizadas, permitindo que entre em contato com os clientes rapidamente. Isso garante também a maior agilidade da equipe de vendas.

Com sua série de funcionalidades, a proximidade do ERP e clientes permite identificar problemas e oportunidades, além de maximizar os desempenhos da sua empresa. O resultado são clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Artigo produzido por Isabella Soares, analista de marketing na GestãoClick – Software de Gestão Empresarial que ajuda a Organizar e Aumentar as Vendas de milhares de pequenas e médias empresas.

Deixe seu comentário