Aprenda a encantar seus clientes com o atendimento publicitário

Já pensou em usar o atendimento publicitário com seus clientes? Conhece esse tipo de estratégia? Trouxemos, neste post, tudo o que precisa para ter ainda mais sucesso em seus negócios. Confira!

Atendimento publicitário

O primeiro contato entre o cliente e a empresa é crucial para determinar suas chances de fechar qualquer negócio. Por isso é tão importante investir em formas de causar uma boa primeira impressão e conduzir o processo com bastante atenção. Trabalhar um atendimento publicitário com seu público é fundamental em praticamente qualquer área.

De forma bem simples, esse tipo de atendimento é focado no primeiro contato direto entre sua audiência e seu negócio. O foco desse relacionamento está na prospecção de clientes, negociação do serviço e manutenção de uma base razoável de consumidores. Em outras palavras, é uma das atividades usadas para assegurar o crescimento da rentabilidade de uma empresa ao longo do tempo.

Saber como implementar essa prática no seu negócio faz uma grande diferença na sua lucratividade. Para ajudar com isso, vamos trazer algumas dicas para ajudá-lo e mostrar os principais desafios envolvidos no atendimento publicitário. Acompanhe.

Teste seu atendimento publicitário com nosso medidor de insatisfação

Como aprimorar seu atendimento publicitário?

Melhorar o atendimento ao público é fundamental, independentemente da sua premissa. Para que você tenha melhores conversões nesse processo, tente seguir estas dicas.

Estude todas as áreas da empresa

Durante a primeira conversa com um profissional da empresa, é bem provável que o lead queira entender como o negócio funciona, como ele entrega seus produtos, entre outras coisas. Especialmente quando precisa de um serviço mais complexo. Seu público quer entender com que tipo de negócio está lidando antes de assinar qualquer coisa.

Nesse ponto, conhecer a empresa é muito útil. Se você entender como os processos ocorrem em todos os setores, pode passar as informações mais importantes para o público. Em muitos casos, isso é suficiente para ganhar a atenção de alguns leads.

Alinhe as expectativas do público com seu atendimento publicitário

Algo que você deve trabalhar com bastante cuidado dentro do atendimento publicitário são as expectativas dos seus potenciais clientes. É tentador apenas criar uma imagem perfeita do seu negócio para fechar a venda mais rápido, mas essa atitude quase sempre gera consequências negativas.

Se o seu cliente espera um serviço muito maior do que o que sua equipe é capaz de entregar, então ele, inevitavelmente, ficará desapontado. Isso cria uma imagem muito ruim para o negócio. Promova seu trabalho durante o atendimento, mas lembre-se de não prometer mais do que pode entregar.

Procure e corrija falhas

É bem comum ver profissionais em diversas áreas que mantêm os processos apenas porque é o mais conveniente. Porém, essa mentalidade pode levar a diversas falhas e queda de eficiência se acumulando ao longo do tempo.

Para acompanhar o ritmo do mercado e superar as expectativas do público, você precisa sempre buscar os pontos fracos do seu atendimento e otimizá-los. Com o tempo, esse investimento traz muito mais rentabilidade para seu trabalho.

Treine sua equipe para lidar com imprevistos

Como você já deve imaginar, o processo de atendimento publicitário não é feito por apenas uma pessoa. É necessário um grupo de profissionais preparados para receber o contato do público e direcioná-los até a compra. Naturalmente, esse time precisa ser bem orientado se você quer obter resultados positivos.

Organizar treinamentos regulares para sua equipe, seja para capacitação no uso de ferramentas, seja instruindo como proceder com o atendimento, faz uma enorme diferença na sua capacidade de captar novos leads e elevar a rentabilidade da sua empresa.

Use métricas para acompanhar seus resultados

Por fim, mas não menos importante, você deve ter indicadores de performance bem definidos para facilitar o acompanhamento da sua produtividade. Pode parecer que seu atendimento tem ótimos resultados, mas se os números não corroboram essa ideia, então é melhor revisar seus planos e elaborar novos processos.

Um bom exemplo de métrica é a sua taxa de conversão, que representa a proporção de todos os atendimentos que levam a um negócio fechado. Um percentual mais elevado significa que sua equipe conseguiu gerar mais rentabilidade em relação ao valor investido inicialmente.

    Aprenda a construir sua própria base de conhecimento e confira as melhores práticas de redação para melhorar o seu autoatendimento!
    Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

    Quais os principais desafios no atendimento publicitário?

    Assim como qualquer outra tarefa dentro do negócio, esse tipo de atendimento também vem com seu próprio conjunto de desafios e dificuldades com os quais você deve lidar. Veja aqui alguns dos principais e como você pode se preparar.

    Aprender mais sobre o público

    Além de saber sobre a própria empresa, é necessário conhecer o seu cliente, incluindo suas preferências, sua linguagem, entre outros aspectos importantes durante o processo de atendimento. Porém, esse tipo de informação pode ser bem difícil de obter com precisão. Especialmente se você tem um público bastante heterogêneo.

    Felizmente, graças aos vários meios de comunicação disponíveis hoje em dia, especialmente a internet, esses dados são mais fáceis de obter, desde que você tenha os recursos e conhecimento necessários. Se você estudar esses canais e contar com as ferramentas certas, não deve ser difícil captar esses detalhes e segmentar seu público.

    Estabelecer um bom canal

    Para promover o atendimento publicitário, você precisa estar nos lugares certos, nos momentos certos. Parece simples, mas é uma tarefa bem mais difícil do que você imagina. Se você não escolher os melhores canais para alcançar e receber seu público, sua taxa de conversão sofrerá bastante.

    Redes sociais podem ser um ótimo ponto de partida, pois contêm vários recursos para manter um contato direto com o público. Porém, para um atendimento ao cliente aprofundado, vale a pena ter um canal próprio.

    Manter o controle das atividades

    Quando você lida com muitos clientes ao mesmo tempo, há sempre uma boa chance de que as coisas saiam do controle, em maior ou menor grau. Pode ser algo corriqueiro, como esquecer alguma informação simples, até algo mais comprometedor, como não ter um registro preciso dos atendimentos.

    A melhor forma de evitar esses problemas é contar com uma plataforma que ajude a administrar esses atendimentos. Com isso, você e sua equipe terão menos dificuldades para manter o controle durante o processo.

    Agora que você entende melhor o que é o atendimento publicitário, pode colocá-lo em prática na sua empresa. Lembre-se de sempre contar com boas ferramentas para auxiliar e ter uma estratégia para elevar seus resultados.

    Falando nisso, se você quer aprender uma boa estratégia agora mesmo, veja nosso artigo sobre Omnichannel e entenda melhor o assunto.

    Melhore seu atendimento publicitário com uma ferramenta como o Movidesk