Está tendo baixa produtividade na equipe? Veja como aumentar agora mesmo

A baixa produtividade na equipe pode ter diversos motivos. Entenda, neste post, por que isso ocorre e como mudar o cenário!

baixa produtividade

Toda empresa tem meses bons e ruins. Mas, se os ruins começam a ficar mais comuns, é um sinal de que há algo de errado com seu negócio. E um dos problemas mais comuns para várias empresas é a baixa produtividade das suas equipes.

A medida imediata não é atribuir a culpa a ninguém, mas sim encontrar soluções para essa situação. É bem mais fácil falar do que fazer, nós sabemos, mas isso não significa que você esteja de mãos atadas.

Pelo contrário, você já deve ter várias oportunidades para melhorar o desempenho da sua equipe, tanto com pequenas melhorias pontuais quanto investimentos estruturais mais profundos.

Quer entender melhor o que fazer para conseguir elevar sua produtividade? Então, acompanhe esse post!

Conteúdo para base de conhecimento

Quais são as principais causas da baixa produtividade?

Em primeiro lugar, você deve se perguntar o que está causando toda essa falta de produtividade em seu time. Aqui estão alguns exemplos das causas mais comuns.

Falta de motivação

O maior assassino do bom desempenho no trabalho é a falta de motivação. Sem incentivo, mesmo os melhores profissionais costumam ter resultados medianos no dia a dia. E, como gestor, é seu trabalho motivar sua equipe regularmente.

Pagamentos baixos, falta de recompensas ou reconhecimento de conquistas e pouca perspectiva de crescimento dentro da empresa são os exemplos mais comuns da falta de motivação. Você precisa encontrar a raiz do problema e descobrir como deixar sua equipe empolgada novamente para realizar as tarefas.

Recursos inadequados para o trabalho

Um web designer não consegue trabalhar sem um computador adequado. Da mesma forma, um artesão precisa de suas ferramentas e um investidor precisa de dados de mercado para analisar. Seus colaboradores também precisam de recursos específicos para obter o desempenho desejado em tempo hábil.

Quando esses recursos faltam, não há dedicação no mundo que dê conta de tudo. Deixar de investir em uma nova máquina ou em ferramentas eficazes pode economizar um pouco hoje. Mas você também verá como isso causa a baixa produtividade do seu time.

E o mais importante: deixar que essa situação se prolongue vai tornar seus serviços menos atrativos em relação aos concorrentes.

Tarefas monótonas e sem muito propósito

Excesso de repetição não faz muito bem para cérebro humano, especialmente no dia a dia de trabalho. Se você tem que executar a mesma tarefa todos os dias e ela exige praticamente nenhum comprometimento mental, então logo o seu pensamento se desliga e tudo que você quer é se livrar daquela tarefa o quanto antes.

Naturalmente, isso também pode levar ao menor empenho da sua equipe na qualidade do trabalho. Pode parecer preguiça para quem olha de fora, mas uma rotina muito engessada e que não demonstra muitos resultados tangíveis apenas desperdiça a energia que poderia ser direcionada a atividades mais rentáveis.

[eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

Como aumentar a produtividade em sua equipe?

Então, agora que você entende o que pode estar causando a baixa produtividade da sua empresa, o que fazer para lidar com a situação? A resposta não é específica nem definitiva, pois varia de acordo com cada caso. Mas há algumas linhas gerais que você pode seguir. Confira:

Tenha programas de treinamento

Um time que não foi bem instruído nunca vai ter a performance desejada, por mais que se esforce. E, claro, ter um diploma também não é a mesma coisa que aprender a executar uma função no seu dia a dia. É seu trabalho, enquanto gestor, oferecer treinamentos para as pessoas.

Com um programa de treinamentos é mais fácil assegurar que todos os colaboradores saibam como e o que fazer. Isso ajuda a evitar desde os problemas maiores até os pequenos erros e atrasos de produtividade no cotidiano.

Ofereça recompensas com base em performance

Lembra do que falamos sobre motivação? Ela é o principal ingrediente para evitar a baixa produtividade. Oferecer alguma compensação à equipe, especialmente quando eles vão além dos limites para cumprir uma meta extra, é o melhor caminho para manter um time engajado.

A melhor parte é que essas compensações não precisam ser todas na forma de dinheiro. Aumentos, bonificações e promoções são ótimas ideias, mas você também pode fazer premiações como forma de reconhecimento geral ou oferecer uma viagem, um jantar ou outro brinde, especialmente se você tiver uma parceria com alguma empresa do ramo.

Invista em melhores ferramentas

Outra coisa que mencionamos acima foi a falta de recursos adequados para o trabalho. Se faltam ferramentas, material ou mesmo informação, ninguém consegue realizar o próprio trabalho. Sendo assim, o melhor a fazer é investir em ferramentas que facilitem o cotidiano de trabalho do seu time.

Você não precisa ter sempre a última tecnologia que chegou ao mercado o tempo todo, mas é importante conversar com seus profissionais para saber o que eles precisam. Se cada um tiver o que considera necessário, você verá um grande aumento na sua produtividade.

Otimize seu fluxo de tarefas

Em muitos casos, a raiz da baixa produtividade é a própria rotina de trabalho da equipe. Pode ser que algumas tarefas sejam dependentes umas das outras, mas não estejam alinhadas para que a tarefa A termine quando a tarefa B precisa começar.

Colocar todos os serviços em ordem, garantindo que um não vai atrapalhar o outro, vai render bem mais do que você imagina.

Use um software de atendimento

Por fim, temos que destacar a importância da tecnologia de gestão e atendimento. Administrar seus clientes e leads é uma parte importante de qualquer negócio e pode influenciar os resultados da sua equipe.

Utilizar um software para facilitar essas tarefas, especialmente em negócios maiores, é praticamente obrigatório hoje em dia. Com um software desse tipo, você pode acompanhar o desempenho de todos mais de perto e encontrar novas formas de otimizar seu trabalho.

Agora que você já entende um pouco melhor sobre como lidar com a baixa produtividade dentro do negócio, é hora de levantar e botar esse conhecimento em uso! Continue se informando sobre esses métodos e você sempre estará à frente da concorrência.

Se você quer mesmo descobrir como elevar o nível da sua equipe, veja também nosso artigo sobre como o software de atendimento ajuda a mensurar o desempenho da equipe.

Acabe com a baixa produtividade usando um sistema de atendimento