Como o software de atendimento ajuda a mensurar a produtividade da equipe?

Os softwares de atendimento revolucionaram os canais pelos quais os clientes podem se comunicar com as empresas. Além de uma nova forma de contato, a utilização dessa ferramenta gerou economia de processos e dados mais precisos sobre o consumidor para as organizações.

Mas você sabia que as vantagens não se limitam a isso? No caso da análise de agentes, por exemplo, é possível utilizar um software de atendimento ao cliente para mensurar a produtividade de cada pessoa ou equipe.

Não sabe por onde começar? No post de hoje, listamos 4 formas de usar os softwares de atendimento para mensurar a produtividade de colaboradores. Confira!

Relatórios instantâneos

Só o fato de utilizar um software de atendimento já garante um passo para algumas automações, e uma delas é a produção de relatórios.

Com acesso ao painel do programa, é fácil colher relatórios no momento que são necessários, evitando longos processos e grandes burocracias clássicas dessa ação.

Desse modo, fica mais fácil ter em mãos, a qualquer momento, tudo que acontece com os colaboradores, o que permite analisar a produção de cada equipe e de cada funcionário.

Geração de tickets

A geração de tickets automáticos após uma conversa de chat ser encerrada é uma ferramenta muito interessante. Com esse recurso, é possível acompanhar o que foi feito de maneira quase imediata. Esse detalhe permite saber quanto um colaborador produziu, mas também o quão bem ele atuou.

Além da geração automática de tickets após a conclusão da conversa, alguns softwares de atendimento permitem que os gestores e administradores acompanhem a conversa em tempo real.

Indicadores de desempenho

Outro tipo de dado que pode ser colhido com softwares de atendimento para medir a produtividade da equipe são os indicadores de desempenho. Com uma ferramenta bem construída em mãos, é possível mensurar qualitativa e quantitativamente a produção, determinando o motivo para cada dado encontrado.

Sabendo os valores das taxas de abandono, do tempo médio de atendimento e das vendas geradas, o gestor pode entender os motivos que levaram o cliente a abandonar a conversa ou o que fizeram o agente se estender por mais tempo do que o normal.

Avaliação dos clientes

Para assegurar a qualidade do atendimento e manter o controle sobre a produção das equipes, pode-se colocar uma avaliação do agente ao final do contato. Assim, o cliente pode dar seu feedback direto.

Essa avaliação pode ser somada aos demais indicadores, dado resultados mais precisos. Ela também pode ser um alerta individual, apontando para algum funcionário que apresente práticas inadequadas no trato com a clientela.

Com isso, pode-se dizer que a utilização de software de atendimento é uma ferramenta interessante para a empresa. Suas funções vão além da facilitação de contato entre organização e consumidor; ele também pode ser usado para mensurar a produtividade da equipe e servir como uma base confiável de dados para a tomada de decisão.

Deixe seu comentário