Motivação x produtividade: como anda essa relação no seu suporte?

Estimular seus agentes não só aumenta o rendimento, como também interfere favoravelmente no faturamento do seu negócio. Esse post vai revelar tudo o que você precisa saber para motivar melhor sua equipe. Bora descobrir?

motivação x produtividade

Existe um relacionamento sério, no universo corporativo, que chama mais atenção que qualquer compartilhamento nas redes sociais: motivação x produtividade. Porque quanto mais motivada estiver sua equipe, mais ela vai produzir. E não somos nós que estamos afirmando isso.

Cerca de 30 mil colaboradores, de mais de 15 países, responderam a pesquisa da especialista global em carreiras, Right Management, sobre eficácia organizacional. O estudo concluiu que profissionais motivados chegam a ser 50% mais produtivos.

Pensando nisso, sua empresa investe em maneiras de estimular os colaboradores para que eles realizem mais e melhor? Não? Então esse é o seu momento! Nesse texto vamos te contar a importância da relação entre motivação e produtividade e como aplicá-la também no seu suporte. Vem com a gente! 👌

O quanto você sabe sobre atendimento ao cliente?

Motivação x produtividade

Antes de pensarmos na relação entre esses dois termos, vamos entender o significado individual de cada um deles. Motivação compreende uma série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe comportamento. Já a produtividade expressa o potencial para produzir, ou seja, é um reflexo de eficiência.

Dessa forma, motivação e produtividade não só caminham juntas, como estabelecem uma espécie de ciclo vicioso – bastante positivo para os negócios. Como? Bem, pense que um colaborador engajado tem mais predisposição para produzir, logo ele estará colhendo os resultados de suas atividades. Estes resultados, então, o trarão mais ânimo e vontade de ir além com seus projetos. Assim, o ciclo recomeça.

Porém, não é só através da mensuração da produtividade que conquistamos a motivação de um profissional. Nesse caso, ela é uma consequência favorável dos seus esforços. Levando em consideração que o incentivo depende de diversos fatores, tanto internos quanto externos, é dever também da empresa proporcionar um ambiente de trabalho estimulante e desafiador.

“Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.”  

Steve Jobs, fundador da Apple.

Motivação e produtividade no suporte

No suporte, a motivação dos agentes está diretamente relacionada a sua produtividade e capacidade de prestar o melhor atendimento. Isso acarreta em clientes satisfeitos, além de gerar mais crescimento e lucro para o negócio.

Desenvolver uma equipe motivada, no entanto, não é tão simples quanto parece. O dia a dia na área de atendimento ao consumidor pode ser bastante exigente, o que requer uma preocupação ainda maior com a qualidade de vida desses profissionais. E, muitas vezes, os próprios colaboradores já criam expectativas altas em relação às iniciativas da empresa com foco no engajamento dos funcionários.

Então, como administrar a pressão do mercado, a euforia das metas a serem cumpridas e o turbilhão de expectativas dos clientes, a fim de evitar a desmotivação da sua equipe? Tudo começa por uma questão fundamental: tenha líderes inspiradores e igualmente estimulados.

[eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?

Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

Fatores de motivação

Antes de falarmos sobre os meios de engajar seus colaboradores, quero explicar algo bem especial a respeito da motivação. Ela pode ser guiada por dois fatores: intrínsecos e extrínsecos. Com isso em mente, suas estratégias de incentivo serão mais consistentes e duradouras.

Fatores intrínsecos provocam uma motivação essencial. Um desejo que vem de dentro do indivíduo, suficiente para tornar essa motivação importante, instigadora e mobilizadora. Exemplos desses fatores internos, como valores, ideais e sonhos, estão diretamente ligados às emoções.

Por outro lado, os fatores extrínsecos, como aumento salarial, gratificações, premiações e confraternizações, têm um efeito crucial, mas passageiro. Sim, é importante planejar ações que satisfaçam essas necessidades externas. Como falamos anteriormente, muitos colaboradores já esperam por essa atitude da empresa. Mas, não é interessante focar somente nessa abordagem, porque seus resultados são apenas temporários.

Por conta disso, ter um gestor que inspire confiança e evolução, movido por fatores intrínsecos, é indispensável na hora de criar uma satisfação genuína em seus agentes de suporte.

Como motivar sua equipe de suporte

Motivação x produtividade na opinião de uma especialista.

Quando um atendente cumpre todas as suas tarefas e ainda supera suas metas, ele está sendo produtivo. Por causa disso, a relação entre motivação x produtividade é tão significativa. Quanto mais engajado estiver seu time de suporte, melhor ele vai desempenhar sua função. E para te ajudar a motivar sua equipe com sucesso, reunimos algumas atitudes que não podem passar em branco. Vem conferi-las com a gente!

Valorize um bom líder

Ser ou contar com uma boa liderança tem tudo a ver com motivação e produtividade. Isso porque, além de ser parte estratégica do time de suporte, a missão do líder é estar disponível para o colaborador.

Orientar, encorajar o diálogo e dar feedbacks sobre o desempenho de cada funcionário é uma forma não só de motivar, como também de alinhar as expectativas da equipe em relação às expectativas da empresa.

Ah, promover um clima positivo no ambiente de trabalho também é dever do líder, ok? É claro que ele pode contar com o auxílio do RH para proporcionar momentos de descontração. Mas, será através das percepções do gestor, sobre os estilos e preferências da sua equipe, que as ações de clima e cultura terão um efeito mais efetivo.

Métricas de suporte - como avaliar sua equipe

Conheça e reconheça

Quando você treina seu colaborador para atender cada cliente de maneira individualizada, está prezando por um tratamento personalizado porque sabe o quanto isso significa. Da mesma forma, na sua equipe, deve haver um interesse legítimo por parte dos gestores em perceber e se interessar por cada funcionário.

Lembre-se de que para motivar alguém é preciso compreender suas ambições, suas angústias, suas habilidades e suas fraquezas. E os indivíduos possuem questões diferentes. Dedique-se a conhecer cada atendente de forma singular, caso contrário poderá estar investindo em estímulos errados.

Uma vez que você conhece seu pessoal, reconhecê-lo também se torna altamente relevante. Estimule as características próprias de cada um, mostrando como eles se tornam uma peça-chave para completar a equipe. Entenda que reconhecimento não necessariamente precisa ser algo palpável, como uma bonificação. Ele pode vir em forma de elogios e confiança!

Ofereça oportunidades e propósito

Que profissional não almeja a prosperidade em sua carreira? Oferecer oportunidades de desenvolvimento é uma ótima maneira de motivar seus atendentes. Por esse motivo, deixe claro para seus colaboradores as perspectivas de crescimento na empresa. Assim, eles terão vontade de dar o melhor de si, alcançando um rendimento muito maior.

E por falar em rendimento, inserir um propósito no cotidiano da equipe é o melhor jeito de fazer com que ela encare o trabalho de forma animadora. Um modo de fazer isso é promover a troca de conhecimento entre todos os departamentos do seu negócio para que os agentes entendam o valor de suas atividades.

Outra maneira de inspirar propósito para os profissionais que trabalham com atendimento ao consumidor é relembrá-los da importância de ajudar as pessoas. Afinal, atender não é somente uma ocupação: é cultivar empatia e zelo pelo próximo.

Desafie e recompense

Fazer por fazer é algo que, ao longo do tempo, se torna maçante. Concorda? Por isso, as metas são tão cruciais para o seu planejamento. Esses objetivos a serem alcançados têm um poder incrível de instigar o profissional. Portanto, proponha metas individuais e em conjunto para integrar a todos.

Aqui, a dica é: para engajar genuinamente os colaboradores, as metas não devem levar muito tempo para serem concluídas. Além disso, a recompensa nunca pode ser negligenciada. A premiação deve levar em conta a complexidade e a frequência dos projetos. Contudo, recompensar pode vir também por meio de credibilidade. Ou seja, dar os créditos a quem encontrar soluções originais, alimentando o anseio pela inovação.

Viabilize capacitação e benefícios

Sabemos que a estagnação leva à desmotivação. Em função disso, desperte o desejo por aperfeiçoamento profissional e intelectual no seu time. Quando possível, viabilize treinamentos – você não precisa obrigatoriamente desembolsar muito para isso, o mercado disponibiliza uma série de cursos gratuitos e online. Além de que, eventos internos como palestras e workshops são sempre uma ótima ideia!

Quanto aos tão cobiçados benefícios, montamos uma lista de opções que geralmente funcionam muito bem para motivar uma equipe inteira:

  • Feche convênios com lojas, restaurantes, academias e outras facilidades próximas da sua empresa;
  • Ofereça planos de saúde, odontologia e seguro de vida;
  • Ofereça programas de participação de resultados e bonificações;
  • Disponibilize um espaço extra na empresa para fins recreacionais e de relaxamento;
  • Planeje ações específicas para celebrar datas comemorativas;
  • Tenha um bom sistema de Help Desk e ferramentas que facilitem a interação e produção da equipe.

Motivação x produtividade: pronto para estreitar essa relação?

Uau! Quem aí já se sente mais produtivo só de pensar em todas essas técnicas de motivação? Nosso intuito foi mostrar como a conexão entre estes dois temas pode ser benéfica para o seu suporte. Atraindo, assim, mais comprometimento, rendimento e faturamento para o negócio.

A Movidesk também tem uma solução para aumentar a produtividade do seu time: uma plataforma de atendimento ágil, simples e moderna. Quer testá-la? No banner abaixo você ganha 7 dias gratuitos. Clique, aproveite e a gente se vê no próximo post! 👋

Teste 7 dias grátis do Movidesk

Deixe seu comentário