Aprenda a aumentar a produtividade da equipe de TI com 7 dicas

Oferecer um atendimento com rapidez e qualidade ao cliente é essencial para qualquer empresa. Mas, para isso, você precisa de colaboradores motivados e que sejam produtivos. Quer saber mais? Dá uma olhada no post que preparamos para você!

produtividade equipe de TI

Por mais que você se esforce e tenha boas intenções, nem sempre é fácil manter o seu time engajado e produtivo, não é? Principalmente quando estamos falando de empresas de tecnologia! Afinal, muito mais do que planejar metas e cobrar resultados, é preciso pensar em ações que aumentem a produtividade da equipe de TI e preparem seus colaboradores para atingir novos e constantes desafios.

Você pode adotar algumas medidas para aumentar a produtividade, como investir em uma frequência equilibrada de feedbacks, treinamento e desenvolvimento da sua equipe e utilizar a tecnologia como sua aliada para evitar tarefas burocráticas e administrativas.

É claro, existem várias ações além dessas para colocar em prática. Por isso, neste post elencamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a produtividade da equipe de TI!

1. Faça o gerenciamento das atividades

É importante que cada membro da sua equipe conheça o seu papel dentro da empresa e em cada projeto específico. Assim, ficará mais clara qual a sua contribuição no trabalho final.

Já o gestor, por sua vez, precisa ter o controle de como está o desenvolvimento dessas atividades. Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Trello, que auxiliam na divisão de tarefas e permitem fácil visualização de como está a produtividade da equipe de TI.

2. Forneça feedbacks constantes

O feedback – não somente em TI, mas em todas as áreas de uma empresa – é muito importante. Por isso, é preciso ter uma rotina bem-estruturada para essa prática. Se possível, nunca passe mais de três meses sem fornecer um retorno de como está o trabalho dos seus colaboradores.

Quando você não fornece feedbacks regularmente, corre o risco de deixar uma performance ou comportamento ruim se prolongar por mais tempo que o necessário. Certamente essa situação não beneficia a empresa e muito menos a produtividade da equipe de TI.

Por outro lado, os feedbacks não devem acontecer apenas em situações negativas. Se o trabalho estiver excelente, elogie!

3. Saiba lidar com as distrações

A internet foi um divisor de águas no mundo moderno. Ao alcance de um clique nós conseguimos informações, entretenimento e muito mais. Porém, especialmente com a chegada das redes sociais, muitos colaboradores acabam se dispersando de suas tarefas para navegar aleatoriamente.

Proibir o acesso à internet não é a forma ideal de lidar com o problema. O mais correto, nesse caso, é educar a equipe para que o acesso às mídias seja equilibrado e não atrapalhe a produtividade.

Além disso, o ambiente também tem forte influência na produtividade da equipe de TI. Então, mantenha-o propício ao aumento da concentração, evitando espaços desorganizados e com muito fluxo de pessoas.

4.Facilite a troca de informações

Outra dica para melhorar a produtividade da equipe de TI é fortalecer a comunicação na sua empresa. Para isso, facilite a troca de informações entre os colaboradores e também os diretores. Você pode criar canais de comunicação interna, como e-mails, boletins informativos, ou promover reuniões presenciais ou online, por exemplo.

Investir em formas de tornar a comunicação mais clara e horizontal é importante para informar quais são as metas da empresa e da equipe, além das quais as atividades e ferramentas que os seus colaboradores poderão utilizar para atingir os objetivos.

Sem uma comunicação eficiente, você abre espaço para que fofocas e boatos de corredores se instalem no ambiente de trabalho, e com certeza essa atitude atrapalha a produtividade. Por isso, não poupe esforços para manter a comunicação acessível para o seu time!

5. Promova o treinamento e desenvolvimento da sua equipe

Que o mercado de TI está cada vez mais competitivo você já sabe, não é? Por isso, além de encontrar os melhores talentos, é muito importante que você invista no treinamento dos novos e antigos colaboradores para a retenção de talentos.

Podemos dizer que o treinamento tem foco em resolver uma nova demanda ou problema que surgiu na empresa, e é a melhor forma de capacitar um novo colaborador para exercer seu cargo. Sem treinamento adequado, seus funcionários podem não ter a performance que você espera e precisa, além de estarem propensos a cometer mais erros.

Os treinamentos proporcionam ganhos para os funcionários, que poderão desenvolver suas habilidades, e consequentemente para a empresa, já que os colaboradores ficarão mais produtivos e trarão melhores resultados.

Além do treinamento, preocupe-se também com o desenvolvimento em longo prazo da sua equipe. Para isso, ofereça cursos, palestras e investimentos em cargos e salários, para que dessa forma sua equipe possa expandir seus conhecimentos. Dessa maneira, seu time sabe que pode crescer na empresa e isso vai deixá-lo mais produtivo e com vontade de alcançar resultados incríveis!

6. Utilize a tecnologia como sua aliada

Você pode contar com colaboradores bem preparados para enfrentar desafios e aumentar a produtividade, porém apenas isso não é o suficiente. O ideal é fornecer ferramentas adequadas para o desenvolvimento das atividades.

Afinal, se tem algo que prejudica a produtividade da equipe de TI, é investir esforços em rotinas burocráticas e que podem ser otimizadas. Trabalhando em uma empresa de tecnologia, não faz sentido seu time passar por isso, não acha?

Por isso, se você precisa tornar seus colaboradores mais produtivos na resolução de chamados e no próprio relacionamento ao cliente, uma boa opção é investir em um sistema de atendimento. Um bom software automatiza processos, centraliza os tickets em um único lugar e fornece relatórios importantes para avaliar a produtividade da sua equipe.

[eBook] Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

7. Estabeleça metas e premiações

A criação de metas é um processo delicado, pois quando são irreais podem surtir o efeito contrário: além de não ajudarem a produtividade da equipe de TI, trazem frustração para o time.

Então, para evitar que isso aconteça, você pode dividir metas audaciosas em pequenas etapas, assim sua equipe se sentirá mais motivada – e a produtividade consequentemente irá aumentar, já que o time saberá que é possível atingir ao objetivo!

Além de estabelecer metas, invista em uma política justa e motivadora de premiações para a sua equipe. Um bom exemplo é que a cada objetivo atingido, você recompense seus colaboradores!

E aí, pronto para melhorar a produtividade da sua equipe de TI?

Dessa forma, seguindo as nossas dicas, é possível pensar em ações para melhorar significativamente a produtividade da equipe de TI. Refletir em formas de manter seus colaboradores satisfeitos e motivados é essencial para mantê-los produtivos e atendendo ao cliente com agilidade.

Mas se você sente que ainda está falhando nisso, faça o nosso diagnóstico completo de atendimento e descubra como você pode melhorar!

produtividade equipe de TI

Deixe seu comentário

Leia também: