Como a instrução eficiente da equipe pode aperfeiçoar suas habilidades?

instrução da equipe
instrução da equipe

O objetivo de todo empreendedor é fazer sua companhia crescer mais a cada faturamento, aumentando os lucros, elevando as vendas e melhorando sua reputação no mercado.

Para atingir esse objetivo, muitas vezes é necessário exigir cada vez mais das equipes da empresa, o que pode se tornar uma pressão injusta para os colaboradores. Mas existe uma forma de mediar esses dois polos, um caminho que satisfaz a quase todos: a instrução da equipe.

Em vez de simplesmente estabelecer uma meta que nenhum deles é capaz de alcançar, o ideal é aumentar essa capacidade. Uma equipe que recebe esse tipo de atenção fica mais motivada, realizando um serviço melhor.

No post de hoje, veremos como a instrução eficiente da equipe pode aperfeiçoar seu time. Acompanhe!

Capacitação é sinônimo de eficiência

O propósito final da instrução de equipe é trabalhar a eficiência, ou seja, o quanto a equipe é capaz de produzir em um mesmo intervalo de tempo sem se desgastar.

Times mais eficazes conseguem resultados com menos esforço, e isso permite que todos os membros produzam mais no mesmo período, ou que dediquem um pouco desse tempo livre à sua qualidade de vida, o que também aumenta sua eficiência.

É importante lembrar sempre que um colaborador altamente capacitado gera mais satisfação aos clientes, aumentando a margem de lucro para a empresa. Isso traz a possibilidade de pagar salários melhores (outro elemento motivador) sem correr o risco de ficar no prejuízo.

Como implantar um programa eficiente de instrução de equipe

Essa parte sempre gera dúvidas, especialmente em profissionais que não estão acostumados a lidar com uma equipe. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como promover a melhor capacitação para seu time. Confira:

1. Troca de funções

Este é um método eficiente, em especial se algum colaborador demonstrar ter caído na armadilha do piloto automático ou estiver fechando os olhos para o resto da empresa.

Por um tempo, este funcionário pode atuar em outra área da empresa, aprendendo uma nova função. Esse tipo de instrução de equipe pode ter vários propósitos, entre eles:

  • Mostrar ao funcionário a importância de outros trabalhos;
  • Retirar alguém de sua zona de conforto;
  • Oferecer espaço para ter novas ideias.

2. Cursos e palestras gratuitos

Outra forma de capacitação é oferecer aos funcionários uma pequena formação, algo que complemente seu conhecimento atual. Esse é um ótimo investimento, que retorna diretamente para a empresa e diminui as taxas de turnover. Em pouco tempo, será possível ver o reflexo dessa capacitação no dia a dia do colaborador.

A importância do treinamento desde o momento da contratação

Provavelmente, a instrução de equipe mais importante é a dos novos funcionários. Mesmo que sejam experientes em suas funções, ainda será necessário se adaptar a conhecer o ambiente de trabalho, estabelecendo uma outra rotina e travando contato com novos colegas.

Por isso, é muito importante reforçar todas as particularidades da empresa para qualquer recém-chegado, a fim de ele poder se encaixar mais rápido e começar a ter o máximo de eficiência.

Agora que você entende melhor a importância da instrução de equipe e conhece alguns meios de implementá-la, é hora de começar! Quer continuar se informando sobre como fazer a melhor capacitação para o seu time? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deixe seu comentário

Leia também: