Como aumentar a satisfação dos clientes?

satisfacao dos clientes
satisfacao dos clientes

Ter clientes satisfeitos é uma ótima vantagem para a empresa, pois, contentando sua clientela, é possível fidelizá-la. Isso faz com que os compradores sempre optem pelos serviços de uma única empresa, ao menos dando preferência a ela na hora de comprar de novo, além de indicá-la para seus amigos e parentes — outros possíveis clientes.

Para conseguir esses ótimos resultados, é preciso conhecer algumas estratégias para aumentar a satisfação dos clientes. Veja algumas:

Surpreenda quem compra com você

A grande maioria dos clientes possui uma dada expectativa quando contratam um serviço ou compram um produto. Aquele nível precisa ser alcançado para que ele se sinta satisfeito. Porém, se ela for ultrapassada, eles vão se surpreender ainda mais, e os resultados são melhores do que esperado para seu negócio.

Ou seja: prometa menos e entregue muito mais!

É normal uma empresa oferecer benefícios para seus clientes, como brindes ou frete grátis. Porém, vale a pena pesquisar novas possibilidades a fim de oferecer muito mais. Por exemplo, use prazos que você possa cumprir com antecedência — se a data final é na sexta, termine na quarta ou quinta-feira. A entrega antecipada vai encantar seus compradores.

Ouça as reclamações de seus clientes — e resolva

É comum que clientes insatisfeitos com as empresas tenham dificuldade de comunicação. Isso acontece principalmente com as reclamações, que, na maioria dos casos, não são ouvidas; logo, não são resolvidas.

Ouvir suas reclamações atentamente e encontrar a solução mais adequada é uma maneira de satisfazê-los. Afinal, de nada adianta apenas ouvir e registrar a reivindicação. Se o cliente tem um problema, ele quer que ele seja resolvido! Faça isso o quanto antes, e da melhor forma que conseguir.

Tenha empatia com as pessoas

A empatia é fundamental para conseguir entender e oferecer o que o cliente realmente quer e precisa. A empatia acontece quando você e sua equipe se colocam no lugar do cliente, ou seja, quando há uma identificação com ele e com seus problemas.

Isso faz com que você compreenda o que o cliente espera ao entrar em contato com você. O que vai facilitar (e muito) na hora de oferecer o melhor serviço e as melhores soluções para as suas demandas. A empatia ajuda a apresentar muito mais do que apenas o superficial, ajuda a empresa a fazer parte da vida de seus clientes!

Tenha uma equipe preparada e capacitada para atender

Sua equipe é a cara de sua empresa: é por meio dela que seus clientes terão seus produtos e serviços desenvolvidos, e também serão atendidos. Logo, sua equipe é parte importantíssima do processo de satisfação de seus clientes. Para que eles proporcionem o melhor, é preciso prepará-los apropriadamente.

Treinamentos podem ser a chave para capacitar seus funcionários. Assim, eles poderão conhecer novas formas de trabalhar e se desenvolver profissionalmente, aprimorando o resultado final de suas atividades.

Além disso, trabalhe também com incentivos e motivações. Isso ajuda a dar um gás na equipe, e ela conseguirá aperfeiçoar muito mais a rotina de atividades, evitando atrasos e apurando as tarefas bem-feitas.

Aumentando a satisfação dos clientes, você conseguirá melhorar os resultados financeiros da empresa, já que esses clientes serão fidelizados. Além disso, lembre-se de que clientes fiéis atraem clientes novos!

Quer mais dicas de como melhorar seus resultados e o lucro da empresa? Então siga nossas páginas no YouTube e Facebook para ficar por dentro das novidades!

Deixe seu comentário

Leia também: