Skip links

Qual a importância de dar uma resposta rápida para o cliente?

Qual a importância de dar uma resposta rápida para o cliente?

Qual a importância de dar uma resposta rápida para o cliente?

A tecnologia tem disponibilizado soluções cada vez mais relevantes para aprimorar a velocidade com a qual os canais de comunicação operam no nosso dia a dia. Graças a essa realidade, o feedback para o cliente deixou de ser uma possibilidade — hoje, trata-se de uma exigência.

A internet e as redes sociais facilitaram, e muito, o contato com o consumidor, que passou a exigir uma resposta direta para seus problemas ou dúvidas. E como qualquer erro nesse sentido pode viralizar rapidamente na web, o feedback para o cliente deve ser prioridade, ou sua empresa poderá perder credibilidade no mercado.

Quer saber mais sobre a importância de uma resposta rápida para o cliente? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas:

A gestão do tempo e a qualidade do atendimento

A frase “tempo é dinheiro” continua nos ensinando como este fator é importante para os negócios. Aplicando esse ditado aos tempos modernos, podemos interpretar que a sua empresa deve ser rápida ao responder os contatos, ou os seus concorrentes certamente o serão.

Um bom atendimento ao cliente consiste em dar respostas imediatas sempre que existir esta possibilidade, fornecendo informações completas de modo claro e objetivo.

Consequentemente, sua empresa obterá uma imagem positiva diante do público-alvo, terá facilidade na retenção de clientes e será menos suscetível às oscilações do mercado, especialmente em períodos de crise econômica.

A procrastinação em casos complexos

Sabemos que, devido ao alto nível de complexidade que alguns casos podem exigir, pode ser necessário dedicar um tempo maior para a resposta em casos mais delicados.

Entretanto, observamos que existe uma inclinação em procrastinar as resoluções para este tipo de demanda, o que certamente irá transmitir a sensação de incompetência aos usuários do seu produto ou serviço.

Para que isso não aconteça, os gestores devem manter em suas equipes aqueles profissionais com habilidades para solucionar problemas de maneira ágil, mas sempre de acordo com os princípios da empresa.

Além disso, enquanto estiver buscando soluções para os casos de maior de complexidade, é importante manter contato com a pessoa que solicitou a informação. Confirme que a mensagem foi recebida pela empresa, indique as providências que serão tomadas e determine prazos para uma resposta final.

Se houver uma real necessidade de um prazo mais extenso, procure manter um elo com o requerente, dando ciência de cada passo efetuado em direção à conclusão do pedido.

O uso das novas tecnologias no feedback para o cliente

O uso de novas tecnologias possibilitou a criação de diversos canais de contato, oferecendo meios de dar suporte às operações de SAC e de atendimento ao cliente de forma geral.

Nesse sentido, contamos com uma variedade de opções de aplicativos, softwares e tecnologias disponíveis. Eles são capazes de oferecer uma estrutura de atendimento qualificada, proporcionando um retorno rápido às demandas do consumidor.

Por isso, procure ficar sempre por dentro das tecnologias mais recentes e descubra como essas ferramentas podem ser utilizadas para ajudar a empresa a oferecer um atendimento de excelência! Pesquise, por exemplo, as ferramentas que podem ser usadas para enviar respostas automáticas às mensagens recebidas e para o controle do histórico do cliente com a empresa.

Que tal trocarmos ideias sobre a importância do feedback para o cliente? Deixe um comentário aqui no post e compartilhe suas experiências conosco!

Escreva um comentário