Ícone do site Blog do Movidesk

Gestão ágil de projetos: principais metodologias para otimizar resultados

gestão ágil de projetos

Dinamismo e otimização definem o contexto atual das empresas, principalmente startups. Cada vez mais os métodos tradicionais têm ficado para trás, dando lugar a estratégias mais modernas e funcionais. Um exemplo disso são as metodologias de gestão ágil de projetos.

Mas vamos voltar alguns passos para entender melhor: o que define um projeto? 

Conforme o guia PMBOK, produzido pelo Project Management Institute, “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”. 

A característica temporária consiste no entendimento de que o projeto possui um início e um final já definidos.

O gerenciamento ágil de projetos aparece como uma alternativa às metodologias de gestão de projetos tradicionais. 

Nesse sentido, na gestão ágil de projetos a prioridade deixa de ser o desenvolvimento em etapas sequenciais e passa a ser a maior entrega de valor possível ao cliente de forma iterativa e incremental.

Ficou curioso? Vem entender como o “mundo ágil” funciona e quais são os tipos de metodologias ágeis!

Gestão ágil de projetos x gerenciamento tradicional

As metodologias ágeis de projetos possuem duas características determinantes na sua aplicação em produtos ou projetos: 

Mas o que isso significa? E o que tem de tão inovador nisso? A gente te conta!

Para entender os benefícios do gerenciamento ágil de projetos é preciso compreender o funcionamento da gestão clássica.

Um dos métodos tradicionais de desenvolvimento de software que, ainda hoje, possui muita adesão e reconhecimento é o modelo cascata.

Nessa perspectiva, cada fase do projeto é realizada individualmente, ou seja, a próxima etapa só poderá ser desenvolvida quando a anterior estiver concluída. 

Desse modo, há uma relação de dependência entre os estágios de tarefas, que são pré-requisitos para a continuidade do projeto.

Com a gestão ágil de projetos, o processo ocorre de uma forma diferente. 

O desenvolvimento iterativo consiste em ciclos curtos de desenvolvimento

O que ocorre nas metodologias ágeis de projetos é que a equipe realizará tentativas sucessivamente, até que o projeto atinja os objetivos delineados inicialmente.

A grande vantagem dessa gestão ágil de projetos consiste nas melhorias progressivas que podem ser realizadas ao longo do processo.

Dessa forma, bugs e falhas, por exemplo, são identificados no curso de desenvolvimento e podem ser reparados o quanto antes.

A característica incremental da gestão ágil de projetos tem a ver com a construção do processo por partes.

Isto é, cada pedaço desenvolvido é adicionado ao trabalho já realizado, constituindo o projeto como um todo.

Cada incremento, ao ser finalizado, deve estar pronto para ser utilizado pelo usuário final. 

Nesse sentido, a cada nova parte incorporada ao projeto, tem-se a maior entrega de valor possível ao usuário.

Mas como podemos aplicar o gerenciamento ágil de projetos na prática? 

Apresentamos abaixo algumas alternativas de projetos ágeis que podem te ajudar na implantação das metodologias ágeis na sua empresa!

Opções de metodologias de ágeis de projetos

Para efetuar o gerenciamento ágil de projetos é possível lançar mão de metodologias, técnicas, ferramentas de gestão de projetos ou frameworks. 

As opções são muitas e variam de acordo com o contexto de cada empresa. Por isso, analise quais delas fazem mais sentido para o seu cenário. Está pronto para conhecê-las?

Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!

Metodologia ágil Scrum

Uma opção muito utilizada para o desenvolvimento iterativo em gerenciamento ágil de projetos é o scrum

No Guia do Scrum, sua definição aparece como “um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível”.

Portanto, não se trata de um método definitivo, mas de uma estrutura que pode abranger várias técnicas de gestão ágil de projetos. 

Um conceito fundamental na aplicação do scrum é a sprint.

As sprints no Scrum garantem o desenvolvimento iterativo do projeto, afinal, consistem em um bloco de tempo pré-definido para o aperfeiçoamento do produto que está em construção. Isso pode incluir novas funções ou melhorias das já existentes.

XP: Extreme Programming

A programação extrema nasceu com o Kent Beck nos anos 90. É um dos modelos precursores da cultura ágil e é baseado em três aspectos: 

Nesse contexto, os programadores são os responsáveis por criar o código (o item mais importante na visão do XP) ao mesmo tempo em que criam testes automatizados para focar em qualidade.

Diferente das outras modalidades de gestão ágil de projetos, no XP, os desenvolvedores se comunicam diretamente com os clientes, para verificar se os critérios de aceitação foram atingidos.

Metodologia ágil Kanban

O Kanban consiste em uma metodologia ágil de projetos que parte da premissa: comece com o que você faz agora! 

Assim, você pode “encaixar” as atividades que já realiza na sua empresa, na visão proposta pela teoria. 

Um quadro com três colunas: a fazer, fazendo e feito, permite visualizar a concentração de tarefas nas colunas, bem como os gargalos na produção.

Nesse sentido, a metodologia ágil Kanban se destaca, especialmente, pela facilidade na análise dos dados. 

No gerenciamento ágil de projetos, é necessário que os resultados e suas interpretações ocorram da maneira mais eficaz possível. 

A visualização possibilitada por esse método de gestão ágil de projetos, antecipa insights acerca dos fluxos de trabalho e diagnóstico de melhorias.

Agora que você já conhece alguns “caminhos” para a gestão ágil de projetos, que tal entender quais as vantagens de aplicação desses processos?

Quais as principais vantagens da gestão ágil de projetos?

Para implementar qualquer metodologia nova na sua empresa, é preciso analisar: quais serão os ganhos da organização com essa mudança?

Por isso, apresentamos aqui os benefícios do gerenciamento ágil de projetos.

Foco na entrega de valor

Todo ciclo ágil é voltado para entregar o máximo de valor possível para o cliente. Isso significa que as entregas são menores, porém, são mais frequentes

Se a metodologia tradicional prega que o projeto deve estar finalizado para ser publicado, pode-se levar meses até que um cliente veja o produto.

Isso pode ser um grande risco: por conta do fluxo extenso, há chance de os requisitos terem se modificado ao longo do processo.

Já o gerenciamento ágil de projetos permite que o usuário interaja, em pouco tempo, com pequenas partes do produto que está sendo desenvolvido, de forma que o valor seja incrementalmente construído.

Redução de desperdício

Entregas constantes de valor reduzem muito o retrabalho, principalmente ligado a requisitos mal especificados ou mudanças de mercado, como mudanças no comportamento de compra do consumidor

Desse modo, com a gestão ágil de projetos é possível estar constantemente atualizado em relação ao andamento do projeto.

Um outro ponto que colabora para reduzir desperdícios é mapear a entrega de valor

Nesse caso, etapas que não agregam valor ao software podem ser terminadas no gerenciamento ágil de projetos.

Otimização do tempo

A troca constante de tarefas pode acabar com o ritmo de qualquer profissional, especialmente em projetos de longo prazo. Por isso, as metodologias ágeis costumam focar em tarefas mais curtas, com metas alcançáveis em até um mês, na utilização de sprints, por exemplo.

Nenhum profissional é direcionado para trabalhar em outras tarefas antes que as anteriores sejam concluídas. 

As mudanças podem parecer pequenas a princípio, mas elas se acumulam em longos períodos, o que pode representar uma diferença de meses na entrega do produto final

Dessa forma, a gestão ágil de projetos é uma forma de otimização de processos da empresa.

Interação com o usuário

Outro componente importante do gerenciamento ágil de projetos é a participação do cliente final

Durante todo o processo, são realizados testes para apontar o índice de satisfação do cliente. Dependendo do feedback do cliente, é possível fazer novas estimativas e adaptar o planejamento inicial para melhor atender às expectativas do público.

Ferramentas para otimizar a gestão

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo da gestão ágil de projetos? 

Agora que você já compreendeu o gerenciamento ágil de projetos, precisamos te contar mais uma coisa: você vai precisar de uma ferramenta que otimize a implementação na sua empresa! Que tal testar o Movidesk (Zenvia Service)?

O Movidesk (Zenvia Service) é um software de Help Desk e Service Desk que permite a organização da operação de atendimento, de maneira prática e intuitiva, permitindo que você acesse mais de 75 indicadores.

Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

Em suma, o Movidesk (Zenvia Service), um software completo que auxilia desde a automação dos processos, o acompanhamento dos gerentes pelos relatórios de métricas e a implementação de uma estratégia multicanal.

Conheça as histórias de sucesso de nossos clientes e faça como o Mercado Livre que conseguiu otimizar o tempo e atendimento em 80% e a Boavista Tecnologia que alcançou 92% de satisfação dos cliente, além da Monjuá, Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora, entre em contato conosco e faça um teste grátis por 7 dias com a plataforma.

Sair da versão mobile