Ícone do site Blog do Movidesk

Veja o que é cliente interno e qual a importância de um bom relacionamento com ele!

o que é cliente interno

Muitas empresas contam com boas estratégias para prospecção e relacionamento com clientes externos, nutrindo uma grande experiência de compra. Isso é ótimo! No entanto, também é preciso olhar para outro tipo de cliente: o interno.

Se você não sabe o que é cliente interno e qual a sua importância, é crucial que leia este artigo até o final. O motivo é simples: tais clientes fazem a empresa funcionar e garantem que, dia após dia, os clientes externos sejam adequadamente atendidos.

Adiante, explicamos cuidadosamente o que é cliente interno, qual a sua importância e quais erros não devem ser cometidos ao gerenciá-los. Boa leitura!

Afinal, o que é cliente interno?

Em essência, cliente é quem consome os produtos (bens ou serviços) de uma empresa. O mais usual, portanto, é pensar no cliente externo ou cliente final, quem normalmente paga pelas soluções da empresa. Antes dele, porém, há o cliente interno.

O cliente interno representa os talentos que fazem parte do negócio, geralmente na figura do funcionário ou parceiro estratégico. Eles também precisam “comprar” os bens e serviços da empresa, de modo que tornem-se verdadeiros promotores pelas soluções.

Imaginar o time de trabalho como o cliente interno é um ótimo exercício, afinal, você começa a notar que também é preciso vender seus produtos para eles. Se eles próprios não abraçam sua marca, como conseguirão vendê-la de modo autêntico?

É muito difícil descrever a importância dos clientes internos, pois eles fazem a empresa funcionar e garantem que as soluções sejam efetivamente entregues aos clientes externos. Mesmo assim, nos tópicos seguintes, vamos explorar sua importância.

Qual a importância do relacionamento com o cliente interno?

Já escrevemos sobre a importância do relacionamento e jornada de compra do cliente externo, mas você já parou para pensar na relevância de se relacionar bem com quem está dentro da sua empresa? Se não, é hora de fazer isso. Seus colaboradores garantem que o empreendimento funcione, que os clientes finais sejam atendidos e as soluções, entregues.

Gera mais compromisso com a marca

Em primeiro lugar, a construção de um bom relacionamento com o cliente interno gera comprometimento com a marca do negócio. Os colaboradores, sejam eles empregados ou parceiros estratégicos, sentem-se mais estimulados a abraçar a missão da empresa.

O mau relacionamento tem efeito justamente oposto, gerando descompromisso e até fazendo com que alguns profissionais prejudiquem intencionalmente o empreendimento, atuando como detratores da marca entre seus principais amigos e/ou familiares.

Aumenta o nível de satisfação com o trabalho

A satisfação com o trabalho está ligada a uma série de efeitos positivos. Por exemplo, aumenta a produtividade, melhora o clima organizacional e reduz o número de conflitos internos. Ou seja, é algo que beneficia a empresa e os próprios colaboradores.

Todavia, para que exista satisfação, o relacionamento com o cliente interno é de grande relevância. Se você lida bem com quem está dentro da empresa, promove mais felicidade interna e garante que o time sinta-se mais animado ao longo do expediente.

Empresas que não cuidam do relacionamento interno, por outro lado, criam um clima de trabalho mais tóxico e inibem a satisfação dos talentos. Isso dá lugar a uma série de outros problemas organizacionais, como o aumento do absenteísmo e rotatividade.

Aprimora o atendimento ao cliente externo

Atender bem o cliente externo é, basicamente, a atividade-fim da empresa. Quase tudo o que é feito tem o objetivo de promover uma experiência de compra mais rica e agradável. O ponto, porém, é que esse atendimento depende diretamente do cliente interno.

Se seus atuais colaboradores estiverem infelizes e descompromissados, dificilmente promoverão uma boa experiência de compra, muito menos atenderão os clientes de forma gentil. Se quer que os clientes finais sejam bem atendidos, atenda bem os clientes internos.

Aumenta a taxa de retenção de talentos

Outro grande benefício do relacionamento com o cliente interno é a retenção das pessoas mais talentosas. Muitas empresas contam com elevados índices de turnover, o que dificulta a construção de uma cultura e a sustentação de processos mais longos e complexos.

Na medida em que seu relacionamento é aprimorado, cria-se um ambiente mais próximo e agradável. Os colaboradores começam a efetivamente sentir o local de trabalho como sua segunda casa. Além disso, criam vínculos mais sólidos com seus colegas e líderes diretos.

Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!

Reforça a cultura organizacional desejada

Existem muitos tipos de cultura, como a cultura ágil, a cultura centrada no cliente e a cultura data driven. Quando bem estabelecida, a cultura organizacional deixa claro o que é prioridade e onde todos os profissionais devem concentrar seus esforços.

Novamente, o relacionamento com o cliente interno é de grande ajuda. Por meio de uma boa relação, você pode comunicar o que é realmente importante e deve ser abraçado como uma filosofia de trabalho. Assim, torna-se mais fácil modelar a cultura que deseja.

Nenhuma mudança cultural ocorre do dia para a noite, é preciso pensar no médio-longo prazo. Exatamente por isso, a ideia de relacionamento é tão importante. É preciso que, dia após dia, empresa e cliente interno trabalhem com alinhamento e disposição.

Quem é responsável pelo relacionamento?

Se o relacionamento com o cliente interno é tão importante, quem deve ser seu principal responsável? Muitos líderes se apressam em dizer: o RH. Em parte, isso é verdade. Contudo, o RH não trabalha sozinho, ele precisa de ao menos mais dois aliados.

O primeiro é o líder imediato da equipe. No fim das contas, é esse líder que faz gestão de pessoas e garante que seus colaboradores sigam na direção certa. Logo, se ele não estiver disposto a melhorar a relação com o cliente interno, fica difícil investir no assunto.

O outro parceiro é a área de marketing. Hoje, existem diversas estratégicas de marketing focadas nos colaboradores, por exemplo, o employer branding e o endomarketing. Quando tais estratégias são bem aplicadas, o relacionamento interno ganha força.

Veja, agora você está por dentro do tema, sabe o que é cliente interno, qual sua importância e quem é responsável por esse tipo de investimento. Lembre-se sempre de que existem muitos benefícios em “jogo”, como o aumento do comprometimento, a retenção de talentos, o melhor atendimento ao cliente final e a modelagem da cultura organizacional desejada.

Nunca é cedo – ou tarde – demais para se preocupar com a interação das equipes e a otimização de suas atividades

Para isso, você pode confiar no Movidesk (Zenvia Service). Nosso sistema oferece soluções de Help DeskService Desk para você transformar a comunicação interna da sua empresa e alcançar todos os seus objetivos. 

Movidesk (Zenvia Service) é um software que permite a organização comunicação interna na empresa, de maneira prática e intuitiva.

Estamos falando de um sistema que permite:

Não perca tempo! Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita.

Sair da versão mobile